A Argentina foi a grande campeã do Mundial FIFA de 1978, mas o Brasil foi declarado pelo seu treinador como o “Campeão Moral”, por haver terminado o torneio de maneira invicta e por outros factos que ocorreram durante aquela Copa do Mundo. Afinal, por que aquele torneio é ainda polémico?
O mais antigo torneio de selecções nacionais, a “Copa América”, é pequeno em tamanho. No entanto, grande pelo significado que possui para toda uma região. Não basta assistir ao torneio. É preciso compreendê-lo e conhecer a sua história.
El Superclásico, jogo que opõe Boca Juniors e River Plate frente-a-frente preenche mais uma página da nossa Caderneta! Sabes porque se chamam os Milionários no River por exemplo?
Nos anos 80 e 90 o River Plate deslumbrou o público tanto na tv, rádio ou cadernetas de cromos com dois jogadores: Ariel Ortega e Enzo Francescoli. Sabes quem são?
O precipício está ali à beira e o futebol caminha nesse sentido. Violência, terrorismo e uma crescente descrença nos valores do desporto. A Libertadores 2018 serve de lição?
É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.