Max Verstappen, o bom filho a casa torna… e vence!

Nuno CanossaSetembro 6, 20229min0

Max Verstappen, o bom filho a casa torna… e vence!

Nuno CanossaSetembro 6, 20229min0
Nova prova e... novamente Max Verstappen a cruzar a linha de meta em 1º lugar, depois de um erro da Mercedes. Já cheira a bicampeonato!

O circuito de Zandvoort nos Países Baixos retornou à competição no último ano e as duas edições que marcam esse seu regresso foram vencidas nada mais, nada menos do que pelo único piloto neerlandês da grelha Max Verstappen. Mas, ao invés de destacar imediatamente a 10ª vitória da temporada pelo campeão em título, comecemos pelo fundo da grelha.

VALTTERI BOTTAS

Qualificação: 16º
Corrida: DNF

Após pontuar em 7 das primeiras 9 corridas, o finlandês não só não tem conseguido ficar entre os 10 primeiros, como se viu forçado a abandonar 4 das últimas 6 corridas – incluindo as últimas 3 de forma consecutiva. Atirado para fora da Q1 pelo próprio companheiro, Bottas retirou-se da corrida na volta 55, com o seu monolugar a perder potência e a parar perto da linha da meta. Apesar do fim-de-semana para esquecer, Valtteri ficará aliado à história do circuito: a sua paragem forçou a entrada do safety car pela 1ª vez em Zandvoort.

YUKI TSUNODA

Qualificação: 9º
Corrida: DNF

Com um início de fim-de-semana promissor – P3 na Q1, qualificação para a Q2 em P10, P9 no final da Q3 -, o piloto japonês foi 1 de 2 pilotos a abandonarem a corrida. Em boa verdade, Tsunoda foi um dos maiores destaques de domingo, mas não pelas melhores razões. Na volta 44, Yuki parou e queixou-se através da rádio que os seus pneus não estavam bem presos. Mas antes que entrassem em acção virtual safety car ou o próprio safety car, Tsunoda arrancou e parou nas boxes pouco tempo depois. Mas após a troca de pneus e quase 1 minuto a tentar solucionar algum problema no cockpit de Tsunoda, o japonês voltou para a pista, parando imediatamente depois, confirmando-se algum problema com o monolugar da AlphaTauri – uma decisão que gerou alguma controvérsia no mundo da F1.

NICHOLAS LATIFI

Qualificação: 20º
Corrida: 18º

O único piloto da grelha que ainda não pontuou esta temporada – para além de Hulkenberg que substituiu Vettel nas 2 primeiras corridas -, voltou a não estar perto dos 10 primeiros classificados. Partindo do último lugar, o seu 18º surge apenas pelas já mencionadas desistências de Bottas e Tsunoda.

DANIEL RICCIARDO

Qualificação: 17º
Corrida: 17º

A relação McLaren-Ricciardo só termina oficialmente no final desta temporada, mas nada aponta para que o australiano volte a pontuar nas últimas 7 corridas, quer seja pela incapacidade de Ricciardo singrar no seu MCL36, quer pelo (des)interesse da equipa nesse lado da garagem.

ZHOU GUANYU

Qualificação: 14º
Corrida: 16º

O fim-de-semana de Zhou foi discreto, contribuindo para o mau momento da Alfa Romeo que não pontua desde o GP do Canadá em Junho. No entanto, o 6º lugar no campeonato de construtores não está verdadeiramente em risco, já que Haas e AlphaTauri têm tido, também estas, dificuldade em pontuar nas últimas corridas. Quanto ao piloto chinês, ainda sem lugar garantido para 2023, teve como principal destaque uma penalização de 5 segundos por exceder o limite de velocidade da pitlane que, contudo, não influenciou a classificação final.

KEVIN MAGNUSSEN

Qualificação: 18º
Corrida: 15º

O regresso à competição após pausa de verão não tem sido fácil para a Haas. Eliminado na Q1 por exceder os limites da pista naquela que seria a sua volta mais rápida, Magnussen embateu com o muro logo na volta 2 da corrida (oversteer), tendo ainda assim levado o seu carro até ao final da corrida sem danos substanciais.

SEBASTIAN VETTEL

Qualificação: 19º
Corrida: 14º

O alemão que irá findar a carreira no término da temporada, não foi além da Q1 após apanhar gravilha na sua volta teoricamente mais rápida. Já no domingo, foi protagonista de um dos momentos altos da corrida. Ignorando as bandeiras azuis, Vettel emergiu das boxes e intrometeu-se na perseguição de Hamilton a Pérez atrasando o piloto britânico na corrida pela frente da mesma.

MICK SCHUMACHER

Qualificação: 8º
Corrida: 13º

O piloto da Haas foi uma das maiores surpresas de sábado. Passando resvés à Q2, superiorizou-se aos dois Alpine e qualificou-se para a Q3 pela 4ª vez esta temporada, ficando à frente de Stroll e Tsunoda na mesma. No entanto, um par de paragens lentas nas boxes não permitiu ao alemão dar continuidade à forma de sábado, ficando assim à espreita dos lugares pontuáveis.

ALEXANDER ALBON

Qualificação: 15º
Corrida: 12º

Um fim-de-semana sólido para o piloto da Williams que voltou a atingir, pelo menos, a Q2 pela 5ª vez nas últimas 7 qualificações e que voltou a ficar próximo dos 1ºs 10´s classificados.

PIERRE GASLY

Qualificação: 11º
Corrida: 11º

Terminando a corrida confortavelmente à frente de Albon, mas demasiado longe de Stroll, Gasly poderia ter tido ritmo para pontuar com o acesso à Q3, que lhe foi negado pelo companheiro de equipa por ínfimas milésimas de segundo.

TOP-10

LANCE STROLL

Qualificação: 10º
Corrida: 10º

A chegada à Q3 por Lance Stroll foi agridoce, já que não saiu da garagem na mesma por problemas técnicos, sem poder competir por uma posição melhor. Levando a melhor sobre Schumacher e Tsunoda na corrida, não foi capaz de conter os Alpine. Ainda assim, pontua pela 5ª vez esta temporada, com a curiosidade de ter findado em P10 nessas 5 corridas.

ESTEBAN OCON

Qualificação: 12º
Corrida: 9º

Falhando a Q3 pela 1ª vez em 3 corridas, Ocon conseguiu 2 pontos importantes para a Alpine na luta pelo 4º lugar do campeonato (+24 pontos que a McLaren).

CARLOS SAINZ

Qualificação: 3º
Corrida: 8º

O piloto espanhol começou a corrida em 3º, mas, incapaz de acompanhar Verstappen e Leclerc e pressionado por Hamilton, foi o 1º do pelotão da frente a trocar de pneus. Uma ida às boxes que se revelaria desastrosa com a equipa da Ferrari a esquecer-se da roda esquerda traseira, resultando numa paragem desastrosa de 12,7 segundos, que ainda contou com Peréz a passar por cima de uma das pistolas da garagem tifosi. Mais tarde, aquando da paragem de Bottas em pista, Sainz ultrapassou Ocon numa fase em que as bandeiras amarelas já estavam a ser exibidas por toda a pista. Mas os incidentes de Sainz não ficariam por aqui, já que o mesmo foi penalizado em 5 segundos – que resultou na sua classificação final – após uma saída perigosa das boxes quase resultando numa colisão com o compatriota Alonso.

LANDO NORRIS

Qualificação: 7º
Corrida: 7º

Mais um fim-de-semana em que o piloto britânico demonstrou que, dentro do seu MCL36, é apenas superiorizado pelos 6 pilotos das 3 primeiras equipas.

FERNANDO ALONSO

Qualificação: 13º
Corrida: 6º

Se George Russell é apelidado de Mr. Consistência, o que dizer do piloto espanhol? 10 corridas seguidas a pontuar, desta feita protagonizando várias ultrapassagens e apostando nos pneus duros que acabaram por ser fulcrais durante o último domingo.

O TOP-5

SERGIO PÉREZ

Qualificação: 5º
Corrida: 5º

Mais um excelente trabalho de equipa por parte do piloto mexicano que, ora combatendo os Mercedes, ora combatendo os Ferrari, vai permitindo a Max Verstappen vencer Grandes Prémios com relativo conforto.

LEWIS HAMILTON

Qualificação: 4º
Corrida: 4º
A sensação que fica deste GP dos Países Baixos é que poderia ter sido a 1ª vitória da época para Hamilton e para a Mercedes. Num claro ascender de forma, a aposta na estratégia médios-duros-médios permitiu a Hamilton liderar uma boa parte da corrida e rodar a um ritmo superior ou igual ao do RB18. No entanto, aquando do safety car, Hamilton não mudou para médios (tal como Verstappen) e logo no reinício da corrida perdeu a 1º posição para Verstappen e, eventualmente, para Russell e Leclerc, também estes num composto macio.

CHARLES LECLERC

Qualificação: 2º
Corrida: 3º

Charles Leclerc continua a ser o 2º melhor piloto da grelha nesta temporada, mas o carro e as estratégias da Ferrari já ofereceram muitas melhores condições de competitividade do que nos últimos tempos. Cada vez mais longe de Max, o desafio será limitar a Mercedes no assalto aos 2ºs lugares de ambos os campeonatos.

GEORGE RUSSELL

Qualificação: 6º
Corrida: 2º

Igualando a sua melhor classificação da carreira, Russell aproveitou a mudança para macios, aquando do safety car, para arrecadar um merecido 2º lugar, ainda assim incapaz de lutar verdadeiramente pelo GP de Zandvoort que foi alcançado por Max com 4 segundos de vantagem.

MAX VERSTAPPEN

Qualificação: 1º
Corrida: 1º

Com mais de 100 pontos de vantagem no campeonato de pilotos, Max Verstappen revalidará o seu título de campeão, restando saber em que corrida se sagrará esse mesmo feito. Com 4 vitórias seguidas, volta a triunfar em casa numa corrida em que teve, mais do que as restantes, lutar pela vitória. E apesar de Max Verstappen ser um piloto talentoso e de se ter o melhor carro da grelha, ficou no último domingo demonstrado que também é preciso ter uma enorme equipa nos bastidores, naquilo que foi uma verdadeira lição de estratégia por parte da Red Bull.


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