Portugal vs Roménia: algumas notas para a 3ª jornada do REC 2024

Francisco IsaacFevereiro 12, 20244min0

Portugal vs Roménia: algumas notas para a 3ª jornada do REC 2024

Francisco IsaacFevereiro 12, 20244min0
Francisco Isaac traz as novidades em relação ao jogo entre Portugal vs Roménia que vai decidir o futuro dos "Lobos" no REC 2024

Depois de conquistados os 5 pontos frente à Polónia, Portugal está em 2º lugar no grupo B deste Men’s Rugby Europe Championship 2024, precisando “só” de derrotar a Roménia para chegar às meias-finais Championship da competição. Algumas notas sobre o próximo encontro frente aos “Carvalhos” que será jogado no próximo Sábado às 14h30.

CONVOCATÓRIA

Comecemos pelos regressos: Nicolás Martins e Manuel Picão Eusébio. Os 2ªs/3ªs voltam a estar disponíveis para os “Lobos”, sendo importante até para colmatar a ausência de David Wallis, que foi expulso frente à Polónia e não se sabe o tempo de suspensão. Novidades nas inclusões de Clément Ribeiro (Rouen Normandie – não jogou ainda esta temporada pela equipa principal) e Nicolás Fernandes (AS Mâcon), que serão observados e poderão ser chamados para o encontro frente à Roménia. Nicolás Fernandes é um 2ª linha possante e bom placador, enquanto Clément Ribeiro é reconhecido pela sua qualidade enquanto defesa e “jackler”.

Também estão confirmadas as ausências de Rodrigo Marta, Raffaele Storti, Simão Bento, José Madeira (todos lesionados, sendo que os seus clubes tinham já feito pedido expresso para estarem disponíveis para esta próxima jornada da ProD2), Diogo Hasse Ferreira e Jerónimo Portela, todos nomes que surgiram nesta convocatória.

Num todo, Portugal vai a jogo com praticamente a mesma equipa com que jogou frente à Polónia, com as tais quatro ou cinco adições, notando que Diego Pinheiro-Ruiz e Boaventura Almeida saíram lesionados pouco depois de terem entrado em campo.

ROMÉNIA ENTRE PROBLEMAS E LESÕES

A selecção comandada por David Gérard (antigo assistente de Patrice Lagisquet durante o Mundial de Rugby 2023) conquistou duas vitórias, uma das quais bonificada, e chega à 3ª jornada com a qualificação praticamente garantida, uma vez que ganharam à Bélgica por uma boa diferença e só uma hecatombe os tirará dos primeiros dois lugares. Porém, e apesar das vitórias há algo que preocupa o staff da Roménia, já que não podem contar com ais de 20 jogadores, entre os quais Paul Popoaia, Dragos Ser e Paul Mihai Graure, com todos a se lesionarem frente à Bélgica. A juntar a estes há que ainda acrescentar Jason Tomane, Taylor Gontineac, Adrian Motoc, Gheorghe Gajion, Marius Simionescu, Hinckley Vaovasa, André Gorin, Atila Septa, Cristian Chirica ou Kamil Sobota, tudo nomes importantes nesta equipa. Porém, isto não significa que não tenham poder de fogo ou qualidade para conquistar uma boa vitória frente a Portugal, já que a vantagem de ter um staff técnico de qualidade faz toda a diferença. David Gérard conhece bem os “Lobos” e será importante perceber como contrariar o músculo romeno.

BUCARESTE, UM CASO COMPLICADO PARA O RUGBY PORTUGUÊS

Em 28 encontros entre Portugal vs Roménia, os “Lobos” só ganharam em cinco ocasiões, com duas a terem sido somadas nos últimos quatro anos, ambas em casa. A única vitória somada em solo romeno foi a 21 de Março de 2009, com a selecção nacional a derrotar a equipa da casa por 22-21, num jogo altamente emocionante e inesquecível. Esta foi a única vitória de Portugal na capital romena e para chegar às meias-finais do Men’s Rugby Europe Championship 2024, terá de se fazer novamente história, o que seria fundamental para ultrapassar o pesadelo de Mons e voltar a demonstrar a capacidade e poder dos “Lobos”.

O POTENCIAL XV PARA O JOGO

O XV provável de Portugal para o próximo Sábado será: António dos Santos, Luka Begica e Abel da Cunha; Duarte Torgal e Martim Bello; João Granate, Nicolás Martins e Manuel Picão; Hugo Camacho e Hugo Aubry; Tomás Appleton e Pedro Bettencourt; Lucas Martins, José Paiva dos Santos e Manuel Cardoso Pinto.

Foto de Destaque de Luís Cabelo Fotografia


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS