Portugal vs Polónia: algumas notas para a 2ª jornada do REC 2024

Francisco IsaacFevereiro 4, 20243min0

Portugal vs Polónia: algumas notas para a 2ª jornada do REC 2024

Francisco IsaacFevereiro 4, 20243min0
A 2ª jornada do Men's Rugby Europe Championship 2024 está prestes a chegar e o Portugal vs Polónia vai ser decisivo para os "Lobos"

Portugal está obrigado a ganhar frente à Polónia com ponto de bónus ofensivo para se manter ainda na corrida pelo 2º lugar neste grupo B do Men’s Rugby Europe Championship 2024.

NOVIDADES NA CONVOCATÓRIA

Comecemos pelas más notícias: Raffaele Storti, Rodrigo Marta, Simão Bento, Nicolás Martins, Diogo Hasse Ferreira e Cody Thomas não vão estar disponíveis para este encontro, uma vez que a ProD2 volta à actividade nesta jornada e todos estes atletas são considerados fundamentais. Estas saídas vão criar uma camada de pressão extra, pois Portugal está obrigado a ganhar os dois próximos encontros – e esperar por resultados de terceiros – e, sem a maior parte dos seus talentos internacionais, será uma missão complicada.

Em sentido contrária há uma vaga enorme de novidades, mas comecemos por quem vem de fora, dividindo em duas categorias, os que já se estrearam e os hipotéticos estreantes. Pedro Bettencourt é o grande regresso, e poderá fazer parelha com Tomás Appleton – José Lima ainda se encontra em recuperação – e poderá trazer alguma estabilidade há linha de 3/4s portuguesa. Em termos de novidades exteriores, Diego Pinheiro Ruiz (segunda-linha do FC Grenoble de 20 anos), Boaventura Almeida (3ª linha dos espoirs do Séction Paloise de 22 anos) e Lucas Martins (irmão mais novo de Nicolás Martins de 21 anos, que joga no Blagnac como ponta) foram chamados aos trabalhos.

Novidades nacionais está em Giorgi Turbalizde, Francisco Almeida, José Roque, Vasco Correia, Vasco Leite e Duarte Azevedo, juntando-se ainda José Maria Cortes e mais uns quantos que já tinham marcado presença nos trabalhos durante a semana passada.

Nesta convocatória denota-se bastante juventude o que cria uma série de questões se Portugal tem as condições necessárias para garantir uma vitória ante a Polónia (08-20 frente à Roménia), sendo que será importante perceber o importantes cada um destes atletas podem vir a ser para o futuro.

POLÓNIA NÃO VEM PARA BRINCAR

A selecção polaca vem a Lisboa com a mesma equipa com que se apresentou frente à Roménia, com vários dos jogadores a terem experiências semiprofissionais ou profissionais, como é o caso de Nicolas Saborit (Próvence Rugby), Mateusz Bartoszek (Salles – Nationale 2), Stasio Maltby (Brighton RFC) ou  Alexander Niedzwiecki (Sunnybank RUC). Isto não é uma selecção de desconhecidos e que vem a Lisboa fazer turismo, estando mesmo na luta por tentar fazer o mesmo feito que a Bélgica.

Há possibilidade de surgirem outros reforços, mas tal só será anunciado durante a semana.

POTENCIAL XV PARA O FIM-DE-SEMANA

Perante as várias dúvidas e questões, e o aumento de pressão sobre a selecção nacional, será interessante perceber quem vai ser chamado, mas a convocatória andará em redor de: António dos Santos, Luka Begic, Abel Cunha, Martim Bello, Duarte Torgal, João Granate, David Wallis e Manuel Picão; Pedro Lucas e José Rodrigues; Tomás Appleton e Pedro Bettencourt; José Paiva dos Santos, Lucas Martins e Manuel Cardoso Pinto. António Prim, Pedro Vicente, André Arrojado, André Cunha, Vasco Baptista, Hugo Camacho, José Rodrigues e José Cortes.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS