Motores 2024: novidades e surpresas na Fórmula 1 e MotoGP

Luís MouraJaneiro 7, 20244min0

Motores 2024: novidades e surpresas na Fórmula 1 e MotoGP

Luís MouraJaneiro 7, 20244min0
Luís Moura traz o melhor e as principais novidades e surpresas na Fórmula 1, Moto GP, WRC e muito mais neste artigo

A contagem decrescente para dar as boas vindas a 2024, iniciou não só um novo ano civil, mas também uma nova época desportiva. Já com os pilotos conhecidos para as três principais categorias do desporto motorizado, importa analisar as principais mudanças e o que se pode esperar da nova temporada.

Fórmula 1

O pináculo do desporto motorizado, a Fórmula 1, numa rara exceção, desde o inicio da sua existência, vai iniciar 2024 sem nenhuma mudança no grid, quando comparado com 2023. A incerteza manteve-se até ao final da temporada, principalmente no lugar de Logan Sargeant, contudo a Williams reforçou a confiança no jovem piloto americano e permitiu uma fotocopia a papel químico à época transata.

Sem mudanças para discutir resta-nos antecipar os principais candidatos a brilhar em 2024.

Seria otimista não apontar Max Verstappen como o grande candidato ao título de campeão do mundo de pilotos e, respetivamente, a Red Bull como favorita na luta entre construtores. A vantagem competitiva é tão elevada que apenas uma catástrofe pode hipotecar as aspirações austríacas nesta temporada. Porventura, o domínio não será tão acentuado e a Red Bull terá de lidar com uma maior pressão dos adversários. Respoansabilidade acrescida para Sergio Perez que é obrigado a mostrar serviço, depois de um 2023 pouco conseguido.

A espectativa debruça-se também pelo segundo pelotão, aliada ao desejo de juntar Ferrari, Mercedes, McLaren e Aston Martin ao lugares cimeiros.

No fundo do pelotão, a Haas poderá ter dificuldades em acompanhar a evolução da Williams, tal como a Alfa Romeo.

MotoGP

É inevitável escrever sobre MotoGP e referenciar Miguel Oliveira. Neste mesmo espaço, no ano passado, refletia sobre a possibilidade do português assinar pela Honda e substituir Marc Márquez. Sabemos de antemão que esse cenário não se confirmou e, por isso, Miguel vai continuar ao serviço da Aprilia, mas desta vez, após um problema na inscrição da RNF, com a Trackhouse. O enumerado é um ponto positivo para a estadia de Miguel Oliveira na MotoGP. Não por a equipa norte-americana constituir um reforço de competitividade, mas porque, a Aprilia já anunciou que Miguel usará material de fábrica, isto é, a moto principal, tal como Espargaró e Viñales. Assim, caso a Aprilia mantenha a competitividade para 2024, é esperado que o português seja capaz de lutar com mais frequência por pódios e vitórias.

Por outro lado, para o lugar de Marquéz, foi  escolhido o jovem Luca Marini. Depois de um par de épocas difíceis para o jovem italiano- face a concorrência de Bezzecchi- procura maior protagonismo no seio da Honda.

Outro dos principais destaques para 2024 é a dupla Marquéz. Os irmãos vão correr ambos pela Ducati, na Gresini.

WRC

Por fim, mas não o menos importante, surge o WRC. O campeonato do mundo de Ralis é a primeira competição a entrar em cena no ano de 2024. Com a contagem decrescente para a prova em Monte Carlo, já são conhecidas as mudanças nos vários alinhamentos das equipas.

Em primeiro plano, com a surpresa na decisão de Rovanperä, a Toyota vai contar a tempo inteiro com Evans e Katsuta. Uma dupla mais frágil, quando comparada com a época passada, que conta com Rovanperä e Ogier em segundo plano.

A Hyundai conta com o reforço de Tänak vindo da Ford, e com o já mítico Neuville. É a equipa com mais pilotos em tempo parcial, sendo estes, Lappi, Sordo e Mikkelsen.

Por fim, a Ford, numa crise já duradoura de resultados e pilotos, conta com os serviços de Fourmaux e Munsiter. É precisamente na Ford que se reservam as maiores dúvidas, uma vez que o seu alinhamento para 2024 parece não só curto, mas também pouco ambicioso.


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