MotoGP 2024: O que nos dizem os testes de Losail?

Diogo SoaresFevereiro 24, 20244min0

MotoGP 2024: O que nos dizem os testes de Losail?

Diogo SoaresFevereiro 24, 20244min0
Diogo Soares revê o que aconteceu nos testes do MotoGP 2024 em Losail e o que eles nos dizem sobre a preparação das equipas

Nos últimos dias 19 e 20 de fevereiro, realizaram-se os últimos testes de pré-época de MotoGP, no Circuito Internacional de Losail, no Qatar. Foram as últimas oportunidades para as equipas afinarem as motos. Por isso, este artigo servirá, de alguma forma, para antever qual será o rendimento inicial das equipas, com foco em Miguel Oliveira.

Ducati

Está mais que confirmado mais um ano de domínio das motos italianas. Ainda não está aperfeiçoada, mas não andará longe disso. Gigi Dall’Igna, diretor técnico da Ducati, demonstra, mais uma vez, que não haverá melhor conhecedor do regulamento que ele próprio. Pecco Bagnaia foi o melhor nos dois dias, marcando tempos de 1:52.040 e de 1:50.952, respetivamente – este último correspondeu a recorde de pista em testes – e parece ser o piloto mais consistente em pista. Outros destaques vão para Enea Bastianini e Jorge Martín. O italiano parece ter ultrapassado definitivamente os problemas que dificultaram a sua performance no ano passado e, este ano, certamente, será um elo forte na luta pelo título. Quanto a Martín, a rapidez continua a lá estar, falta saber se o piloto de Madrid conseguirá atingir a consistência que lhe faltou no ano transato.

Marc Márquez também aparenta estar em condições de lutar por vitórias com alguma regularidade. No rescaldo dos testes, o octocampeão do mundo afirmou que os testes do Qatar serviram para conhecer os limites da moto e que saía satisfeito com os resultados.

Quanto aos restantes pilotos da marca, apenas Alex Marquez parece estar menos bem preparado para este início de temporada, no entanto, não é nada de grave para o piloto, nem para a sua equipa, a Gresini.

Aprilia

Respiram-se melhores ares nas hostes da construtora de Noale. Aleix Espargaró é o piloto que melhor entende e trabalha com a moto e, consequentemente, aquele que aspira melhores resultados. Maverick Viñales também terminou com sorrisos, mas ambos apontaram que é preciso melhorar no binário e na velocidade de ponta. Todavia, os espanhóis mostraram-se confiantes nas melhorias já apresentadas e naquelas que serão apresentadas na primeira ronda oficial, daqui a cerca de duas semanas.

Por outro lado, na equipa satélite, a Trackhouse Racing, a velocidade de ponta é satisfatória – Miguel Oliveira atingiu a sétima maior velocidade e Raul Fernandez a décima -, no entanto há uma preocupação instalada no lado das boxes do piloto português. Se Fernandez está satisfeito com os resultados dos testes e se Oliveira admitiu o progresso no último dia, o piloto de Almada ainda admitiu que as melhoras foram tardias e que ainda seria preciso testar estas afinações que lhe transmitiram boas sensações. O ‘Falcão’ considera ainda que poderá vir a ter dificuldades no início de temporada.

KTM

No lado austríaco também houve melhorias, assumidas pelo próprio Brad Binder. Essas melhorias demonstraram-se na potência do motor. O sul africano disse ainda que este acréscimo de potência não afetou na pilotagem da moto, pelo que considera que tudo foi positivo. Também Jack Miller vê melhorias na moto, apesar dos maus resultados – apenas o 15º tempo em ambas as sessões. Miller considera que todo o pacote da RC16 é “muito competitivo” para as corridas. Ainda Francesco Guidotti, team manager da marca, assumiu que sonham com o título, mas que será necessário muito trabalho e muita concentração de todos

Na GasGas os sorrisos foram apenas para Pedro Acosta, que desvalorizou os 16º lugares nos dois dias de testes, e afirmou que estão a trabalhar em vários parâmetros da RC16 e que todos eles têm sido positivos. O rookie acrescentou que a moto será competitiva no início de época.

Yamaha e Honda

Em Sepang a situação das japonesas mostrou-se complicada, no Qatar a crise adensou. Zarco e Quartararo ainda colocaram as suas Honda e Yamaha no top-10, mas foi em simulação de qualificação. Em corrida, ambas as motos parecem ser verdadeiramente lentas, algo que pode “atirar” os nipónicos para as últimas posições. Aliás, Quartararo admitiu mesmo que a       YZR-M1 poderá demorar longos meses a mostrar bons resultados.

Resultados do dia 1:

Resultados do dia 2:

A temporada inicia-se entre os dias 8 e 10 de março com o Grande Prémio do Qatar, neste circuito de Losail.


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