Fórmula 1 2023: Max vence na Austrália sob polémica da FIA

Luís MouraAbril 2, 20236min0

Fórmula 1 2023: Max vence na Austrália sob polémica da FIA

Luís MouraAbril 2, 20236min0
Polémica, três recomeços, mas com o mesmo resultado: a Red Bull, por Max Verstappen ganhou na Austrália e Luís Moura dá o relato do GP

Max Verstappen domina o GP da Austrália, numa tarde atribulada. Lewis Hamilton é segundo, à frente de Fernando Alonso que foi terceiro. Ferrari não pontua, enquanto, a McLaren surpreende.

Qualificação

A qualificação para o GP da Austrália começou com condições metrológicas incertas. A possibilidade de haver uma Q1 com pneus intermédios esteve “em cima da mesa”, uma vez que, até poucos minutos antes do início da sessão, choveu no circuito de Albert Park. Contudo, os pilotos utilizaram os pneus mais macios da gama Pirelli para marcar tempos na Q1.

A grande surpresa foi Sergio Pérez, piloto da Red Bull e segundo classificado do campeonato, que proporcionou a única bandeira vermelha da qualificação. Depois de uma travagem tardia e otimista, num momento em que as condições de aderência eram precárias, foi parar à gravilha e hipotecou um bom resultado, partiu da via das boxes na corrida, juntamente com Valtteri Bottas.

As condições de pista foram evoluindo no decorrer da sessão de qualificação, e Nyck De Vries aproveitou, realizando uma volta suficientemente rápida para passar, pela primeira vez esta temporada, à Q2. Para além de Pérez, Bottas, Sargeant, Zhou e Piastri (piloto australiano que se estriou a correr em casa neste GP), também foram eliminados.

No Q2, ficaram pelo caminho Nyck De Vries, Kevin Magnussen, Lando Norris, Yuki Tsunoda e Esteban Ocon. Pela negativa destacou-se Ocon, depois da competitividade mostrada pelos Alpine nos treinos, apenas Pierre Gasly consegui passar ao derradeiro momento da qualificação. Lando Norris ficou num modesto décimo terceiro lugar com um McLaren, novamente, difícil de guiar.

Max Verstappen dominou as três rondas da qualificação e conquistou a pole position para o GP da Austrália, com uma impressionante marca de 1:16.732. George Russel ficou em segundo e Lewis Hamilton em terceiro. A Ferrari não foi além do quinto lugar de Carlos Sainz e do sétimo posto de Charles Leclerc. Vida difícil para a equipa de Maranello que não conseguiu manter a competitividade em qualificação que teve nos últimos grandes prémios com Leclerc. Fernando Alonso qualificou-se em quarto, à frente do seu companheiro de equipa, Lance Stroll, que acabou no sexto lugar.

Corrida

A partida para as 58 voltas ao circuito de Albert Park foi surpreendente. Max largou mal, e os dois Mercedes conseguiram ultrapassá-lo, na curva 1 (George Russel) e na curva 3 (Lewis Hamilton). Charles Leclerc ficou de fora na primeira volta, depois de ter cortado a trajetória a Lance Stroll que não consegui evitar o contacto.

Albon bateu forte na volta número sete e obrigou à entrada do safety car. Na frente, parou Russel que liderava a corrida, para colocar duros, tal como Carlos Sainz, com o objetivo de ter alguma vantagem na estratégia, no entanto, a direção de corrida foi obrigada a mostrar a bandeira vermelha.

Uma enorme desvantagem para os pilotos que tinham parado durante o safety car, porque perderam lugares em pista e toda a vantagem nos pneus. Os principais beneficiados foram Gasly, Hulkenberg, Norris, Tsunoda e Piastri.

O reinício foi feito de duros para todos os pilotos, com exceção de De Vries e Sargeant, que foram de médios, parando mais tarde para colocar os duros.

O segundo arranque de corrida foi animado, com Hamilton, Verstappen e Alonso nos lugares de pódio. George Russel tornou a fazer um bom arranque e recuperou algumas posições. No decorrer da décima segunda volta, Max Verstappen ultrapassou Lewis Hamilton e ascendeu à primeira posição.

George Russel teve uma grande infelicidade, que deu origem a um VSC, quando teve um princípio de incêndio no seu carro.

Quando tudo parecia decidido, com Max Verstappen a liderar com larga vantagem, Kevin Magnunssen bateu forte no muro à saída da curva dois, o que levou à segunda bandeira vermelha da corrida. A decisão gerou algum espanto nos pilotos da frente, contudo, animou uma corrida que estava decidida.

O terceiro recomeço de corrida foi catastrófico. Uma grande parte do pelotão esteve envolvido em toques e batidas, mas isso, honestamente, passa para segundo plano. A FIA teve, novamente, uma atuação controversa. Não só por não ter permitido o desfecho da corrida em safety car, algumas voltas antes, mas também, por ter anulado tudo aquilo que se passou na curva 1.

Depois de largos minutos de paralisação de corrida, os pilotos, equipas e fãs ficaram confusos com tudo o que se passou, o que é normal. A própria FIA tem demostrado dificuldades em compreender o regulamento. Sendo claro, o que a direção de corrida fez foi colocar em pista os pilotos com pneus macios e uma ânsia cega de vencer.

Depois disso, quando metade dos pilotos estavam no muro ou na gravilha, decidiu “puxar a fita” atrás e acabar a corrida em safety car com os carros que restavam, o que poderia ter feito umas voltas antes, poupando tempo e danos matérias às equipas. Carlos Sainz levou 5 segundos de penalização, depois de ter atirado para fora de pista Fernando Alonso, caindo para fora dos pontos. A colisão entre os dois Alpine vai ser investida e pode colocar Gasly fora da próxima corrida em caso de penalização.

Com toda a controvérsia que irá gerar este GP, o mais importante é a vitória de Max Verstappen, o pódio da Mercedes e a luta no segundo pelotão. Os Aston Martin tiveram um grande resultado com a terceira e quarta posição, apesar de terem tido dificuldades no ritmo de corrida.

A McLaren pontuou pela primeira vez e com os dois carros. Hulkenberg manteve a boa performance da qualificação e cruzou a linha de meta no sétimo posto.
Verstappen reforça a liderança do campeonato, Pérez e Alonso, respetivamente, fecham o pódio, enquanto, Hamilton ascende ao quarto lugar. Charles Leclerc fica afundado na classificação com apenas seis pontos.

( https://twitter.com/F1/status/1642445786792226816?t=3bp0V2-SPrBiT4CaDfpDfg&s=19 )

A próxima ronda do campeonato é em Baku, no último fim de semana de abril, para acompanhar no Fair Play.


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