Fórmula 1 2023: Sérgio Pérez domina na Arábia Saudita

Diogo SoaresMarço 20, 20234min0

Fórmula 1 2023: Sérgio Pérez domina na Arábia Saudita

Diogo SoaresMarço 20, 20234min0
Mais um Grande Prémio em que a Red Bull dominou, mas foi Sergio Pérez "Checo" a terminar em 1º lugar como conta Diogo Soares

Em mais uma demonstração de domínio da Red Bull, ‘Checo’ Pérez levou a melhor sobre Max Verstappen e conquistou a vitória em território saudita, o neerlandês terminou em segundo e Fernando Alonso fechou em terceiro, mas uma penalização pós-corrida “atirou” o espanhol para quarto, ascendendo George Russell para o terceiro posto por algumas horas, até ser retirada a penalização.

Nas três sessões de treinos em Jidá, a Red Bull mostrou a sua superioridade no circuito. Verstappen liderou todas as sessões, seguido de Pérez no TL1 e no TL3. No TL2, o mexicano ficou em terceiro atrás de Alonso. O piloto da Aston Martin ocupou a terceira posição nos Treinos Livres 1 e 3.

Na qualificação, os primeiros a ficar pelo caminho foram Tsunoda, Albon, De Vries, Norris e Sargeant, no Q1. O americano da Williams teve que pedir uma autorização aos comissários da prova visto que não fez nenhum tempo competitivo, recebendo luz verde. No Q2, foi a vez de Hulkenberg, Zhou, Magnussen, Bottas e Verstappen de ficarem pelo caminho.

A surpresa caiu sobre o bicampeão do mundo que partiu o eixo da transmissão do seu RB19 e não conseguiu realizar uma volta competitiva. Por fim, no Q3, Pérez garantiu a ‘pole position’, Leclerc fez o segundo melhor tempo, mas uma penalização pela troca da centralina despromoveu o monegasco para 12º na grelha. Alonso fez o 3º melhor tempo, mas com a penalização de Leclerc partiu ao lado de Pérez.

À partida, Alonso levou a melhor sobre Pérez e ascendeu à liderança da corrida na curva 1. Oscar Piastri sofreu um ligeiro toque de Pierre Gasly na saída da curva 2 que causou danos na asa dianteira do australiano. Apesar de ligeiro, foi suficiente para obrigar o ‘rookie’ a ir às boxes substituir a peça.


Na volta 2, Alonso viu ser-lhe aplicada uma penalização de 5 segundos por estar mal posicionado na “caixa” da linha de partida.

Duas voltas depois, Pérez voltou a ser líder após uma ultrapassagem no limite na curva 1. Já Max Verstappen entrava no top-10 na oitava volta após uma ultrapassagem a Guanyu Zhou na reta da meta, facilitada pelo DRS.

Na volta 18 surgia o primeiro abandono do Grande Prémio com Lance Stroll a sofrer uma falha na unidade motriz do seu AMR23. O canadiano parou na zona de extração na curva 13 após indicação do seu engenheiro, provocando uma situação de “Safety Car”.

Terminado o “Safety Car”, Max Verstappen surgia em quarto lugar com reais chances de vencer a corrida. Um grande pormenor à volta 22 foi a ultrapassagem de Hamilton a Carlos Sainz. O britânico aplicou uma ‘tesoura’ ao piloto da Ferrari, ultrapassando-o na luta pelo quinto lugar.

Max Verstappen chegou à segunda posição após ultrapassar Russell na volta 23 e Alonso na volta seguinte.

A partir daí, a corrida arrefeceu os ânimos, houve muitas “escaramuças” no pelotão do meio, mas as ultrapassagens foram dificultadas pelo “comboio” de DRS. Com esporádicas ultrapassagens, pouco musculadas, o Grande Prémio que muito prometia, acabou sem emoção. Sergio Pérez venceu, a quinta vitória da carreira do mexicano, Max Verstappen chegou em segundo, conquistando a volta mais rápida da corrida na última volta e Alonso cruzou em terceiro.

Mas a história não tinha terminado. Aliás, as horas seguintes tiveram mais emoção do que na corrida em si. Fernando Alonso foi penalizado em 10 segundos por várias irregularidades no cumprimento da penalização de 5 segundos. No caso, a penalização que foi cumprida na paragem das boxes do espanhol foi dad como irregular devido a contacto dos mecânicos e do macaco que suporta o carro com o carro. Assim, Alonso perdia o pódio para Russell, da Mercedes. Ora, a Aston Martin não se convenceu com a decisão dos comissários da FIA e apelou com a justificação que “estar em contacto com o carro não significa mexer no carro”.

Aí, a FIA reviu as imagens e concluiu que nenhum contacto com o carro tinha sido irregular, retirando a penalização ao asturiano e confirmando-o no pódio. O duas vezes campeão do mundo conquistou assim o seu 100º pódio na carreira.

Classificação do Campeonato do Mundo de Construtores e de Pilotos:

O próximo Grande Prémio de F1 realiza-se entre 31 de março e 2 de abril em Melbourne, Austrália.


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