Quem ganha a quem no Grupo D no Mundial 2018?

Rui MesquitaJunho 7, 20184min0

Quem ganha a quem no Grupo D no Mundial 2018?

Rui MesquitaJunho 7, 20184min0
Num grupo praticamente decidido antes do início do Mundial, que surpresas podem acontecer no grupo D na Rússia?

No início do mês de maio lançámos os jogadores-decisivos nos Grupos do Mundial, apresentando algumas estrelas e astros, mas também desconhecidos e novidades que vão deixar o leitor entusiasmados!

Agora juntámos os quatro personagens de cada grupo na mesma arena para perceber quem vai sair por cima, quem vai passar por uma “unha negra” e quem serão os derrotados desta fase de grupos.

No Grupo D relembramos que escolhemos Lionel Messi, Gylfi Sigurdsson, Luka Modric e Victor Moses. Como funciona este frente-a-frente? Vamos juntar partes das análises realizadas, olhar para os dados, perceber as “condições” a nível individual e colectivo e chegar a uma (proposta) de conclusão.

O CALENDÁRIO

Os jogos do Grupo B realizam-se a 16, 21/22 e 26 de junho. As partidas são as seguintes:

Jornada 1
Argentina-Islândia (Moscovo) 14h00
Croácia-Nigéria (Kaliningrado) 20h00

Jornada 2
Argentina-Croácia (Níjni Novgorod) 19h00
Nigéria-Islândia (Volgogrado) 16h00

Jornada 3
Nigéria-Argentina (São Petersburgo) 19h00
Islândia-Croácia (Rostov do Don) 19h00

OS DUELOS

O Grupo B tem uma das favoritas à vitória final (Argentina) e uma das eternas promessas do futebol europeu (Croácia). Estas são as favoritas à passagem, mas não podemos descartar surpresas das outras duas equipas. A Islândia chega ao seu primeiro Mundial com estatuto de surpresa ganho no passado Europeu e na qualificação para este Mundial. Os islandeses venceram o grupo de qualificação à frente da… Croácia.

A Nigéria é a grande incógnita do grupo. Como a maioria das equipas africanas, os maiores talentos jogam em clubes europeus e a maior força da equipa reside na vontade do grupo. Como underdogs, os nigerianos esperam poder surpreender com um futebol físico e rápido. Com defesas experientes, mas sem grande poder físico, os favoritos não podem subestimar os africanos.

Avaliando as individualidades, temos duas equipas a ganhar em dois setores diferentes. Enquanto o meio-campo croata é, individualmente, um dos melhores do Mundial, o ataque argentino é, para nós, o melhor da competição. O “miolo” croata conta com Modric, Kovacic e Rakitic. 3 médios de topo mundial com qualidade de passe e visão de jogo invejável. Qualquer um deles seria titular em praticamente todas as seleções que estarão na Rússia. Os argentinos terão, na frente, Di Maria, Messi e Aguero (com Higuain no banco). 3 astros mundiais em excelente forma!

Nas outras duas equipas sobressaem os jogadores já falados. Sigurdsson dá qualidade e discernimento a meio campo islandês. A sua capacidade de decisão e chegada à área serão parte importante da surpresa que a Islândia pretende fazer. Moses é um lateral todo-terreno, capaz de defender bem e atacar com imensa qualidade. As suas incursões pelo corredor direito serão uma das armas mais temidas dos nigerianos.

Coletivamente, se a Islândia e a Nigéria vão apostar na vontade e companheirismo dos 11 jogadores, os favoritos primarão pela qualidade. Com executantes de topo em todos os setores, podemos esperar futebol de qualidade e classe.

Em suma, este é a nossa previsão dos duelos:

Jornada 1
Argentina-Islândia MESSI DÁ SHOW NA ABERTURA E ARGENTINA GANHA FÁCIL
Croácia-Nigéria NIGÉRIA ASSUSTA, MAS QUALIDADE DA CROÁCIA DECIDE

Jornada 2
Argentina-Croácia JOGO EQUILIBRADO, MAS PODER DE FOGO ARGENTINO VENCE PELA MARGEM MÍNIMA
Nigéria-Islândia JOGO POBRE E SEM HISTÓRIA. EMPATE!

Jornada 3
Nigéria-Argentina MESSI ACABA O SHOW E GOLEIA A NIGÉRIA
Islândia-Croácia CROÁCIA NÃO FACILITA E VINGA A FASE DE QUALIFICAÇÃO

QUEM PASSA?

Argentina e Croácia vão, na nossa opinião, cumprir as expetativas e vencer o grupo. Messi e companhia vão acabar a fase de grupos com 3 vitórias e, assim, vencer o grupo. Com 1 ponto cada um, Islândia e Nigéria não vão criar grande surpresa aos favoritos. A qualidade individual das estrelas argentinas e croatas vão fazer toda a diferença.

O coletivo Islandês pode, ainda assim, surpreender um dos adversários e criar problemas. Com uma vitória frente à Nigéria (que não prevemos que aconteça), os islandeses podem pôr pressão na Croácia e surpreender o mundo na última jornada.

(Foto: Goal.com)

Junta-te à Fantasy League do FairPlay e mostra que és o melhor treinador aqui: https://fantasy.realfevr.com/t/73e9eba7


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter