Ligue 1: Que balanço fazer das primeiras 4 jornadas?

José Nuno QueirósSetembro 12, 20185min0

Ligue 1: Que balanço fazer das primeiras 4 jornadas?

José Nuno QueirósSetembro 12, 20185min0
Primeira paragem para selecções da época e já há tanto para falar em França! Vê aqui a prestação das equipas da Ligue 1 no campeonato com apenas 4 jornadas decorridas!

Com a chegada dos jogos internacionais para os primeiros jogos das seleções desde o final do Mundial 2018, os campeonatos profissionais pararam pela primeira vez na presente temporada. Como tal, chegou a altura de analisar as primeiras 4 jornadas da Ligue 1 para verificar com entrou, ou não, com o pé direito em 2017/2018

Sem grandes surpresas só há uma equipa que soma por vitórias os 4 jogos realizados, e se o leitor pensa que é o PSG, então… acertou completamente. O super favorito campeão PSG está já no primeiro lugar da tabela e o mais expectável é que de lá não saia até ao final do campeonato.

Com 13 golos marcados, o PSG já é também o melhor ataque da competição, tendo sofrido 4 golos, uma média de 1 por jogo e que deve preocupar Tuchel nesta paragem para selecções. Apesar disso, Neymar e Mbappé já levam 4 golos cada e lideram esta tabela, sendo Di Maria o jogador com mais passes para golo, levando já 3 assistências.

Mbappé lidera a lista de melhores marcadores, mas vai agora parar 3 jogos depois de ver o primeiro vermelho da carreira (Fonte: FourFourTwo)

Logo a seguir, temos os surpreendentes Dijon e Toulouse ambos com 9 pontos. O Toulouse que se salvou apenas no playoff na época passada, parecia a caminho de mais uma época difícil após a pesada derrota por 4-0 na primeira jornada às mãos do Marselha, mas conseguiu dar a volta e chega à primeira pausa no terceiro lugar do campeonato, apenas atrás do Dijon devido à diferença de golos.

A seguir o pódio segue um grupo de 4 equipas com 7 pontos com destaque para o Lille, que ficou apenas 1 lugar acima da despromoção na época passada e que precisava de provar esta época a sua qualidade. Com apenas 2 golos sofridos, um número que lhe permite ser a melhor defesa da liga, o Lille chega a Setembro numa posição tranquila e pronto para uma época exigente.

As restantes equipas que acompanham o Lille com 7 pontos são o Marselha, Rennes e o Montpellier, estando a cumprir com as expectativas para o início da temporada.

O Lille quer apagar a imagem deixada na última época (Fonte: Made In Foot)

Com 6 pontos estão os 2 promovidos, Nimes e Reims, que surpreenderam toda a gente neste início de época ao garantirem 50% dos pontos, com especial destaque para o Nimes que já jogou com o PSG e o Marselha nas primeiras 4 jornadas.

Com 6 pontos ambas as equipas garantem uma classificação a meio da tabela, algo extremamente positivo para estas equipas, mas não tão agradável para Lyon e Saint-Ettiene, que tem claras aspirações europeias para esta época.

O Caen, em 12º lugar, é a única equipa com 5 pontos, algo positivo para a equipa que o ano passado ficou apenas 1 ponto acima dos lugares de descida, a par do Lille e que lhe permite estar acima do lote das equipas que mais desiludiram no início de temporada.

Passando agora ao leque de equipas que mais decepcionaram neste início de época começamos com a principal desilusão, o Monaco, que com 4 pontos já deixou o PSG fugir 8 pontos na tabela classificativa, e está desde muito cedo afastada desta luta, que já era difícil antes da época começar.

O Monaco ganhou apenas uma partida e Leonardo Jardim começa a ficar sem tempo para inverter a situação, mesmo apesar de o próprio já ter avisado que está seria a época mais complicada da sua carreira.

Este lote de equipas com 4 pontos fica completa com Nantes e Nice, equipas que também terminaram a época transacta na metade superior da tabela, e pelo Amiens e Estrasburgo que começam com prestações semelhantes às do ano passado.

Jardim já adivinhava uma época difícil, algo que parece estar a acontecer (Fonte: Goal)

Nos lugares de despromoção da Ligue 1 estão 3 equipas a começar pelo Angers e o Bordéus, ambos com 3 pontos.

O Bordéus que terminou a época passada em lugar de qualificação para a Liga Europa, para a qual já se qualificou na presente época, entrou claramente com o pé esquerdo ao perder 3 dos 4 jogos realizados e onde marcou apenas 3 golos e onde esteve em branco em 2 jogos realizados. Com muito trabalho pela frente, espera-se que com a qualificação para as competições europeias já garantida, o Bordéus possa focar-se mais na Ligue 1 e melhorar a sua prestação.

No último lugar e com 0 pontos está o Guingamp que depois do 12º lugar na última época, parece até agora a principal candidata a descer ao segundo escalão gaulês. Em 4 jornadas a equipa já leva 10 golos sofridos e é claramente a equipa que mais precisava desta pausa para acalmar e repensar o seu jogo se quiser melhor a classificação na Ligue 1.

O jogo em casa do Marselha não é o ideal para ganhar os primeiros pontos, mas ás vezes é onde menos se espera que as surpresas acontecem.

Até agora a Liga Francesa tem sido sinónimo de golos como provam os mais de 100 golos marcados, numa média de 2,73 golos por jogo.

A liga regressa no dia 14 de Setembro e logo com o PSG a entrar em acção, mas o jogo com mais destaque é a deslocação do Monaco a precisar de pontos a casa do surpreendente Toulouse que vai querer manter a sua onda vitoriosa, podendo chegar ao 4º triunfo consecutivo.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter