Coric tira liderança mundial a Federer
Borna Coric conquistou, este domingo, o torneio de Halle. O triunfo do croata colocou um ponto final na sequência de vinte vitórias consecutivas de Roger Federer. O suíço cede, a partir desta segunda-feira, a liderança mundial para Rafa Nadal.
Aos 21 anos de idade, o croata conquista o seu segundo torneio ATP. O outro foi em 2017, em Marraquexe. Foram precisas mais de duas horas de jogo para Coric, 21º do ranking, vencer pelos parciais de 7-6 (8-6), 3-6 e 6-2.
Federer procurava a 99ª vitória em torneios na sua carreira, continua em busca do recorde de Jimmy Connors (109). Mas mais do que isso, só a vitória de Federer lhe interessava para manter a liderança mundial. O helvético vai chegar a Wimbledon como número 2 do mundo.
Coric, é, também, um dos mais proeminentes jogadores do circuito mundial. Em Portugal, foi dado a conhecer no Estoril Open. Esta foi, contudo, a sua primeira vitória sobre Federer. Antes, tinha ganho a Rafael Nadal e Andy Murray,
Para chegar à final, Coric deixou para trás jogadores como Alexanrer Zverev, Nikolov Basilashvili, Andrea Seppi e Roberto Bautista Agut.
Coric, campeão juvenil em 2013
Coric chegou ao profissionalismo em 2014, depois de ter vencido o US Open, como juvenil, em 2013. O adversário foi Thanasi Kokkinakis. O ano de 2018 está a ser, para já, o melhor da sua carreira. Para além do título de Halle, foi pela primeira vez semi-finalista num torneio ATP 1000. Foi em Indian Wells, sendo eliminado precisamente por Federer. Também ajudou a Croácia avançar na Davis Cup, derrotando Vasek Popisil e Denis Shapovalov.
O seu estilo de jogo defensivo, na linha ou junto da rede, bem como a forma como se move em campo, aliado a um jogo de serviço consistente, tornam-no em um jogador interessante de acompanhar. Um nome a reter em Wimbledon, que arranca a 2 de Julho.
Foi assim que Borna Coric venceu Roger Federer