Rugby Português “lá fora”: Samuel Marques acelera o Carcassonne

Francisco IsaacFevereiro 28, 20223min0

Rugby Português “lá fora”: Samuel Marques acelera o Carcassonne

Francisco IsaacFevereiro 28, 20223min0
Nova grande exibição de Samuel Marques que aqueceu para o encontro contra Espanha da melhor forma, como relata Francisco Isaac

Durante um fim-de-semana intenso da janela internacional, alguns atletas portugueses foram chamados ao serviço nos seus clubes, com destaque claro para a grande exibição de Samuel Marques, que foi um elemento fulcral para o Carcassonne na 22ª jornada da ProD2.

O DESTAQUE DA SEMANA: SAMUEL MARQUES AQUECE PARA O DÉRBI IBÉRICO

Samuel Marques retornou ao serviço do Carcassonne, depois de duas semanas a jogar pela selecção portuguesa, e, como tem sido regra nesta temporada, o formação português voltou a ser importante para os jaunards que somaram nova vitória, subindo ao 5º lugar da classificação – estão dentro da zona de playoff -, tendo boas perspectivas para um final de temporada em grande. Em relação à prestação do internacional português, o que dizer?

Simplesmente brilhante, em todas as medidas possíveis, principalmente no pautar o jogo a partir do ruck, criando as jogadas mais ameaçadoras do Carcassone, sempre munido de um excelente poder de aceleração e uma condução estratégica de bola lógica e inteligente, isto para além de ter assistido para três dos quatro ensaios da sua equipa, com o último a ser um dos momentos do encontro, tanto pela genialidade do Lobo em inverter o sentido de jogo, como conseguir criar um compasso de tempo para transmitir a oval com total perícia para o ensaio do ponto de bónus.

A comunicação articulada, a sapiência no montar fases e de gerir os avanços da equipa e a qualidade do passe, foram elementos que deram outra dimensão ao Carcassonne que derrotou facilmente o Narbonne de Geoffrey Moïse (o pilar só actuou 22 minutos, tendo saído devido a uma pequena lesão, não se sabendo, neste momento, a sua gravidade) e está com excelentes possibilidades de chegar ao playoff da ProD2, com o formação a conseguir novamente recuperar uma titularidade que lhe escapou em alguns encontros nesta ProD2.

Irreverência e virtuosismo, paciência e inteligência, são imagens de marca de Samuel Marques que parece estar afinado para o encontro decisivo frente à Espanha na 4ª ronda do Rugby Europe Championship 2022.

NOTÍCIAS DE OUTROS JOGADORES

Vincent Pinto foi titular na derrota da Séction Paloise na recepção ao vice-campeão do Top14, o La Rochelle, com o ponta internacional português a conquistar 25 metros, uma quebra-de-linha, dois defesas batidos e ainda duas placagens (três falhadas), numa exibição morna do atleta luso.

Grande prestação do talonador Loic Bournonville, que fez um dos ensaios da vitória esmagadora do Rumily frente ao La Seyne (lembrar que Thibault de Freitas está lesionado de momento), para além de ter garantido 100% nas introduções no alinhamento, somando ainda 10 placagens e três tackle-busts, tendo sido um dos melhores jogadores neste encontro para a Federale 1.

Éric dos Santos continua na sua senda perfeita de titularidades consecutivas pelo Anglet, ajudando o seu clube a somar mais uma vitória para a Federale 1, com seis portagens de bola, doze placagens, dois turnovers, três alinhamentos interceptados e ainda uma assistência para um dos ensaios na conquista de 5 importantes pontos.

Hugo Mendes somou mais um jogo pelo Marcq-en-Baroeul, com o pilar a jogar 56 minutos na vitória do seu clube para a Federale 1, realizando 13 placagens, duas penalidades conquistadas na formação-ordenada e aidna um turnover no breakdown.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter