Rugby Português “lá fora”: Anthony Alves está de volta ao seu melhor

Francisco IsaacFevereiro 20, 20224min0

Rugby Português “lá fora”: Anthony Alves está de volta ao seu melhor

Francisco IsaacFevereiro 20, 20224min0
O Stade Montois está de regresso ao 1º lugar da classificação e Anthony Alves esteve em evidência como explicamos no artigo semanal de acompanhamento

Fim-de-semana de pausa no Rugby Europe Championship, o que significa que alguns dos jogadores portugueses voltaram ao activo nos seus clubes, como Francisco Fernandes ou Geoffrey Moïse, enquanto outros aproveitaram para recuperar a sua (grande) forma, caso de Anthony Alves!

O DESTAQUE DA SEMANA: ANTHONY ALVES PRONTO PARA O DESAFIO

Foi um fim-de-semana de “poucos” jogadores portugueses a actuar, mas para o destaque da semana subsistiu uma dúvida complicada desfazer, já que Anthony Alves e José Conde lutaram por merecer a menção principal destes artigos de acompanhamento do Fair Play, acabando pelo pilar do Stade Montois a receber esse palanque muito devido à prestação de gala imposta na formação-ordenada, que acabou por empurrar o seu clube para o 1º lugar da ProD2, depois de terem derrotado o Oyonnax (sem Pedro Bettencourt).

Anthony Alves, que sofreu uma lesão que o impossibilitou de jogar durante algumas semanas e que retornou ao activo só na jornada anterior, impôs toda uma lição do 5 da frente, com nota alta para a forma como foi conseguindo torcer o seu adversário da frente – às vezes no limite da legalidade – ao ponto de forçar duas penalidades em proveito do Stade Montois, que foram transformados em avanço no território e até em pontos, tendo sido o último primeira-linha a ser substituído, saindo só aos 62 minutos de jogo.

E em relação à sua participação em jogo aberto? Como sempre, Anthony Alves foi seguro nos piques curtos, impondo ainda duas boas entradas no jogo corrido, completando ainda 9 placagens efectivas (nenhuma falhada) num encontro que acabou por ser mais pausado. O pilar deverá estar assim pronto para ser novamente chamado por Patrice Lagisquet para os jogos decisivos do Rugby Europe Championship 2022, estando no caminho de voltar aos seus melhores índices físicos, já que a parte técnica está no seu ponto mais desenvolvido do momento.

NOTÍCIAS DE OUTROS JOGADORES

Foi chegar, ser convocado e ajudar o Béziers ganhar para Francisco Fernandes, o pilar português que depois de ter estado dois fins-de-semana seguidos a representar Portugal treinou no seu clube e foi seleccionado para começar de início frente ao Bayonne, tendo realizado uma boa exibição a todos os níveis, com 7 placagens, nenhuma penalidade consentida e três conquistas da linha de vantagem.

Geoffrey Moïse fez parte do XV titular do Narbonne, ajudando o seu clube a voltar às vitórias depois de terem consentido uma derrota passada na semana anterior ante o Narbonne, com o pilar português a só sair do encontro à passagem do 55º minuto do encontro, altura em que a equipa da casa já estava na frente do resultado. Jogo pacífico do pilar, tendo cometido uma penalidade mas foi capaz de realizar um bom turnover numa placagem, estando em grande forma na formação-ordenada.

José Conde podia ter perfeitamente sido o destaque desta semana, já que marcou um dos ensaios do Santaboiana na recepção ao FC Barcelona Rugby (sem Francisco Bessa), isto para além de ter realizado 9 placagens efectivas (e uma falhada), forçando duas penalidades na formação-ordenada aos seus adversários, e sido instrumental em duas jogadas importantes para o emblema catalão.

Diogo Hasse Ferreira foi convocado como o 23º jogador na derrota do Dax Rugby frente ao Albi, com o pilar português a jogar os últimos 25 minutos num encontro difícil e que já estava praticamente decicido quando o ex-GDS Cascais entrou em campo.

Derrota para o Aubenas de Thibault de Sousa, o pilar português que jogou como suplente utilizado, tendo conseguido ainda forçar uma penalidade à primeira-linha adversária – com ajuda do seu talonador – mas sem que isso traduzisse em pontos, num encontro que foi disputado até ao último segundo.

Éric dos Santos, o 2ª linha e capitão do Anglet, registou nova prestação de grande nível nesta Féderale 1 dos campeonatos de rugby franceses, com dois turnovers no alinhamento, 12 placagens, uma assistência para ensaio e ainda 8 placagens na vitória por 26-16 sob o Bagneres.

Exibição estrondosa de Dany Antunes pelo seu Massy da Nationale, com o ponta português a chegar à área de validação em uma ocasião, rasgando a linha em quatro situações, que levaram a ataques de alto perigo e pontos, com o jovem 3/4’s português a ser um dos principais “motores” do Massy no ataque.

 


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS