Rugby Português “lá fora”: Martins e o 1º bis na ProD2

Francisco IsaacJaneiro 8, 20233min0

Rugby Português “lá fora”: Martins e o 1º bis na ProD2

Francisco IsaacJaneiro 8, 20233min0
O Angoulême esteve perto de conseguir um resultado estrondoso, com Nicolás Martins a marcar dois ensaios na derrota do seu clube

Numa jornada em que a ProD2 voltou à “vida”, Nicolás Martins recebe o destaque principal deste fim-de-semana, não só pelos 10 pontos conseguidos, como pela excelente prestação realizada nos 38 minutos que dispôs nesta primeira jornada do ano 2023.

O DESTAQUE DA SEMANA: NICOLÁS MARTINS EM DOSE DUPLA

2023 começou da melhor forma para Nicolás Martins, o polivalente avançado do Angoulême, que apesar da derrota da sua equipa para a ProD2, marcou dois ensaios e ainda encaixou 12 placagens efectivas, sendo que só entrou no decorrer da segunda-parte, jogando 32 minutos nesta jornada da segunda divisão francesa.

O internacional português jogou como 2ª linha durante os primeiros minutos em que foi chamado ao relvado, impondo uma intensidade alta e que ajudou-o a chegar à linha de ensaio aos 53′, captando a oval após um pontapé inteligente do abertura da sua equipa. Voltaria a saltar para dentro da área de validação aos 73′, na sequência de uma quebra-de-linha do ponta do Angoulême, aparecendo bem no apoio para chegar ao bis, e naquilo que parecia ser a reviravolta do SACX Charente Rugby (o nome oficial deste emblema francês). Nos alinhamentos também esteve amplamente bem neste sector, não errando qualquer captação no ar, fechando assim a sua 9ª aparição na ProD2 com a melhor exibição até aqui, e talvez poderá voltar à titularidade na próxima ronda.

NOTÍCIAS DE OUTROS JOGADORES

Sebastian de Chaves continua perene no XV titular dos Newcastle Falcons, que somaram mais uma nova conquista, desta vez frente aos campeões em título da Premiership, os Leicester Tigers. 10 placagens (0 falhadas), 1 turnover, 7 alinhamentos captados, 10 metros de progressão, 2 linhas-de-vantagem conquistadas, recebendo uma boa dose de elogios da imprensa inglesa.

Cody Thomas entrou aos 41′ pelo Rouen Normandie (Lucas Costa foi titular, mas as últimas informação recebidas apontam para o facto do 3ª linha não ter o clearance necessário para jogar pela selecção nacional portuguesa) e apesar da boa entrada na formação-ordenada, acabou por ser penalizado aos 60′ por uma sequência de erros nesta fase-estática, sendo expulso temporariamente por 10 minutos. Regressou ao campo quando o resultado já estava selado, a favor do adversário desta jornada, o Agen.

Francisco Fernandes alinhou pelo Béziers (Raffaele Storti não foi convocado) como suplente utilizado, na derrota por 07-49 frente ao Oyonnax (Pedro Bettencourt não fez parte das opções dos 1ºs classificados da ProD2), num jogo em que não teve grande participação.

Vida nada fácil para o Carcassonne do português Samuel Marques, que consentiu nova derrota, e está em antepenúltimo lugar (a 2 pontos de distância do Angoulême de Nicolás Martins), com o formação português a ser um dos melhores em campo a par do médio-de-abertura dos jaunards. Uma mão-cheia de boas intervenções ao pé, Samuel Marques foi dando alguma consistência no processo defensivo do Carcassonne, que acabou por ser insuficiente frente ao Colomiers.

Jacques Le Roux foi titular pelo Moseley Birmingham, jogando cerca de 65 minutos na derrota por 24-14 a contar para a League One.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS