Previsão da classificação final do Mundial de Pilotos de F1
De Verstappen a Antonelli, estas são as minhas previsões para classificação final do Mundial de pilotos da F1 2025, indo do primeiro ao último lugar.
1º Max Verstappen
É difícil prever outro cenário que não acabe com o neerlandês da Red Bull em primeiro lugar.
Max é de forma mais ou menos unânime o melhor piloto da grelha, fez muitas vezes corridas que pareciam impossíveis tornar-se pódios e até vitórias com o 4 melhor carro em pista, e parece impossível pontuar mais que ele até Dezembro. Curiosidade para perceber se Max, na eventualidade da Red Bull não lhe proporcionar um carro competitivo, coloca outras hipóteses na mesa.
2º Lando Norris
O britânico de 25 anos foi a maior ameaça ao domínio de Max na época passada, mas alguns erros do próprio e o facto de a Mclaren ter demorado algumas corridas a acertar o setup do carro deixaram a montanha demasiado alta para escalar. Este ano, a equipa britânica apresenta o melhor carro logo à partida, pelo que não haverá escapatória para um falhanço do Norris.
3º Oscar Piastri
Piastri teve um 2024 em crescendo, e aos 23 anos promete ter finalmente tudo do seu lado para lutar de forma regular pelo lugar mais alto do pódio. O jovem australiano já demonstrou que não tem o perfil de “segundo piloto”, o que deve trazer algumas dores de cabeça a Zak Brown na gestão das estratégias dos dois jovens pilotos.
Apesar do seu talento, a maior experiência de Lando deve ser suficiente para ganhar o duelo dos Mclaren.
4º Charles Leclerc
Em termos de talento puro e ritmo de corrida, Leclerc já demonstrou que é provavelmente o piloto da nova geração que mais se aproxima de Verstappen (já proporcionou, e venceu, vários duelos de grande nível com o neerlandês).
No entanto, e apesar de a Ferrari ter conseguido carros competitivos em 2022 e 2024, os constantes erros de estratégia e abordagens absurdas da escuderia italiano tornam-no uma ameaça pouco relevante na luta pelo título, pelo que o talentoso monegasco não deve conseguir melhor que um 4º lugar (3º na melhor das hipóteses, tal com em 2024).
I LOVE CHARLES LECLERC. pic.twitter.com/yv7OdURyzf
— tami. (@Vetteleclerc) March 16, 2025
5º George Russell
Finalmente com o protagonismo necessário dentro da Mercedes, o britânico de 27 anos terá finalmente a confiança necessária para dar luta aos da frente, enquanto guia o seu mercedes sem o fantasma de Hamilton constantemente no seu retrovisor. A Mercedes está a focar muito do seu trabalho no carro para 2026, pelo que um lugar mais alto que o 5º pode ser uma miragem para o antigo piloto da Williams.
6º Lewis Hamilton
Chegar à Ferrari e conseguir bons resultados sem um longo período de adaptação é tarefa árdua. As diferenças entre a equipa italiana e a antiga equipa de Hamilton (a Mercedes) são enormes, e vai ser complicado para Hamilton, pelo menos numa fase inicial, acompanhar de forma regular os carros mais rápidos. Ainda assim, a sua experiência deverá ser suficiente para amealhar uma considerável quantidade de pontos
7º Kimi Antonelli
O mais jovem piloto da grelha, e um dos mais novos de sempre na F1, o jovem italiano é um prodigio de quem se espera uma carreira quiçá ao nível de lendas como Sebastian Vettel ou Max Verstappen. Kimi tem o talento puro e a agressividade necessárias para singrar, aparentando ainda possuir aquela coragem e sangue frio que fazem sobressair os grandes campeões.
8º Pierre Gasly
O francês é a cara da Alpine e da Renault, que quererá sair da modalidade em grande (a partir de 2026 a Alpine usará motores Mercedes). Gasly tem o ritmo e o talento necessário para levar o carro ao limite, e se continuar a melhorar o seu monolugar como tem feito desde o ultimo terço do campeonato do ano passado, tem tudo para conseguir estar confortavelmente no top 10.
9º Carlos Sainz
Um dos melhores pilotos da grelha, fez épocas de alto nível em todas as equipas por onde passou. De forma estranha, nenhuma das equipas de topo resolveu avançar pelo espanhol. Ganhou a Williams, que parece forte o suficiente para lutar de forma regular por pontos importantes, na antecâmara da mudança de 2026.
🇦🇺First of all, congrats to Alex and the team! For me, we checked the data and quickly understood what happened, which leaves me calmer. Frustrated and sorry for the team. I tried to help from the pit-wall and I’m already thinking about China next week!
👉https://t.co/e2B5OO2dCK pic.twitter.com/03FI6RUZVe
— Carlos Sainz (@Carlossainz55) March 16, 2025
10º Alex Albon
O parceiro de Carlos Sainz, que por uma questão de talento puro do espanhol, vai acabar por ficar à sua frente, ainda que por pouco. Albon tem talento, mostrou a espaços quando esteve na Red Bull, e entrou em 2025 com um excelente resultado na Austrália.
11º Fernando Alonso
O mais velho dos rookies (como é carinhosamente tratado) vai para mais uma época ao volante do Aston Martin, que não parece ter um ritmo necessário para colocar Alonso na luta pelos lugares cimeiros de forma consistente.
Adrian Newey já estará a trabalhar a fundo no carro de 2026, que Alonso espera ser rápido e fiável o suficiente para lhe dar o 3º título mundial.
12º Yuki Tsunoda
O Japonês que corre pela recém nomeada Racing Bulls Visa Cash App team (antiga Toro Rosso ou Alpha Tauri) devia ser para muitos o parceiro de Verstappen, mas o seu temperamento difícil de controlar levou a equipa austríaca a tomar outra opção.
Tsunoda entrou no ultimo ano de contrato com a marca de bebidas energéticas, pelo que pode estar em causa uma perda de lugar na grelha para 2026.
13º Liam Lawson
O neozelandês parece caminhar para ser mais uma vitima na longa lista que a Red Bull tem acumulado nos últimos 6 anos.
Lawson tem pouca experiência na F1 ( a primeira corrida de 2025 na Austrália foi apenas a sua 12ª na principal categoria) e não surpreende que a diferença de ritmo seja absurda em relação a Max Verstappen. Será uma época provavelmente penosa para o jovem Kiwi.
14º Nico Hulkenberg
O veterano alemão é um excelentíssimo piloto, e voltou a provar no arranque da época 2025 ao conseguir um extraordinário 7º lugar na Austrália, com aquele que muitos consideram o pior carro da grelha.
O piloto de 37 anos será provavelmente uma das caras da Audi em 2026 (a marca alemã comprou a Sauber), pelo que o facto de aparentemente correr sem pressão, pode ser chave para vermos Hulkenberg a pontuar de forma regular
Sauber points
2024 – 4
2025 (after round one) – 6The Nico Hulkenberg effect 📈📈 pic.twitter.com/Mp2ZKfWNsy
— Fifth Gear (@NotFifthGear) March 16, 2025
15º Lance Stroll
O já esmiuçado menino do papá. Provavelmente não teria lugar noutra equipa que não a Aston Martin que é gerida pelo seu pai, ainda assim Stroll vai aproveitando corridas mais caóticas para amealhar alguns pontos.
16º Isack Hadjar
Segundo classificado no mundial de F2 o ano passado, atrás de Gabriel Bartoleto, a previsão é que, devido ao melhor carro dos Racing Bulls, consiga ficar à frente do seu rival brasileiro.
17º Esteban Ocon
Hulkenberg fez milagres com o carro da Haas em 2025, e pela primeira amostra, Ocon e Bearman parecem estar com uma época longa e penosa pela frente.
18º Gabriel Bartoleto
A grande esperança dos brasileiros, o jovem Gabriel chega como campeão da F2, e espera-se que possa ser uma ameaça aos favoritos em 2026, se a Audi conseguir apresentar um carro competitivo. Este ano, poderá conseguir pontuar de quando em vez.
19º Ollie Bearman.
O jovem de 19 anos é aposta da Ferrari para o futuro, mas a sua entrada na época de 2025 foi para esquecer, pelo que vai ter de melhorar bastante se quiser lutar por pontuar nas corridas que se seguem.
20º Jack Doohan
Quando ainda antes da época começar, surgem rumores de uma possível trocar de pilotos, o cartão de visita está exposto. Jack Doohan é provavelmente o piloto mais fraco da grelha, e será provável que o argentino Franco Colapinto entre para o seu lugar algures em 2025.