Charles Leclerc vence o GP do Bahrein em dobradinha da Ferrari
Arranque de época de sonho para a Ferrari e Charles Leclerc, com uma dobradinha para a Scuderia. Já para a Red Bull, o arranque foi um pesadelo com problemas mecânicos a ditar o abandono de ambos os carros. Os testes prometiam, e desta vez não houve surpresas, com a Ferrari e a Red Bull a serem as equipas mais competitivas no Bahrein. Apesar da desconfiança que reinava no paddock, a Mercedes não estava competitiva, tal como tinham prometido Lewis Hamilton e Totto Wolf.
Apesar de as diferenças a nível de performance terem sido curtas, notou-se que os Ferrari estavam mais rápidos do que o Red Bull de Max Verstappen, que ainda conseguiu ficar no segundo lugar da grelha para a corrida. Só que no arranque Leclerc conseguiu tapar os caminhos para a primeira curva e foi o monegasco a liderar o neerlandês, naquilo que se esperava que viesse a ser uma grande disputa pela vitória.
Apenas quando surgiram as primeiras paragens se viu uma luta pela liderança da corrida, mas quando ela surgiu, trouxe exatamente aquilo que foi prometido quando foram apresentadas as regras para este ano: mais capacidade de luta. Lerclerc e Verstappen lutaram roda a roda, curva a curva pela liderança, sem haver preocupação com gestão de pneus ou perda de eficiência aerodinâmica ou dificuldades em seguir carros da frente.
Apesar de ter sido a primeira corrida apenas, já se pode prever que pelo menos este ano podermos ter mais animação em pista, com mais emoção para os fãs.
Algumas voltas depois, foi Leclerc que venceu o duelo, aguentando bem a pressão de Verstappen, mantendo a liderança. A partir daí, não mais Leclerc seria incomodado, conseguindo uma vitória segura e cimentada com a volta mais rápida.
A vitória não podia ser melhor, porque em segundo lugar ficou Carlos Sainz, que parecia destinado a um lugar no pódio, mas foi promovido a segundo depois do azar da Red Bull. Verstappen estava já resignado a ficar em segundo, mas a algumas voltas do fim, um problema mecânico tirou Verstappen da corrida.
Foi um desastre para a Red Bull, mas como um azar nunca vem só, não foi apenas o neerlandês a ficar sem pontuar, também Sérgio Perez teve o mesmo infortuno. Na última volta também um problema mecânico tirou ao mexicano a hipótese de pontuar e marcar presença no pódio.
Quem acabou por beneficiar disso foi Lewis Hamilton e a Mercedes. O piloto britânico nunca esteve perto dos lugares cimeiros, mas manteve-se sempre num ritmo sólido. Foi um prémio merecido, mesmo para George Russell, que acabou no quarto posto. A Mercedes não tem ainda capacidade para lutar por vitórias, uma vez que o problema de “porpoising”, onde o ar que passa por baixo do monolugar, continua a ser uma dor de cabeça. Apesar de o problema estar bem identificado, ainda pode levar algum tempo para a Mercedes conseguir resolver a questão.
Outros destaques da corrida foram a boa performance do Haas de Magnussen e o Alfa Romeo de Bottas. Parece que os carros com motores Ferrari estão fortes, mas há que dar mérito a estas equipas por terem apresentado uma boa prestação, principalmente quando comparado com equipas com orçamentos superiores, como a McLaren ou Aston Martin.
A primeira corrida já foi, mas numa época de F1 tudo pode acontecer, ainda para mais quando há tantas novidades como as que foram introduzidas esta época.
GRANDE PRÉMIO DO BAHREIN
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