Fórmula 1 2023: Verstappen e Red Bull dominam no Bahrein

Luís MouraMarço 6, 20235min0

Fórmula 1 2023: Verstappen e Red Bull dominam no Bahrein

Luís MouraMarço 6, 20235min0
A Red Bull dominou no 1º Grande Prémio da temporada e contamos tudo o que se passou pelo Bahrein neste artigo de Luís Moura

Max Verstappen venceu o Grande Prémio do Bahrein num fim de semana dominado pela Red Bull. Alonso confirmou a competitividade da Aston Martin com um pódio, e Ferrari desiludiu.

Na primeira corrida da temporada Max Verstappen arrasou a concorrência. Sergio Pérez ficou em segundo e Fernando Alonso fechou o pódio como piloto do dia. Guanyu Zhou ficou com a volta mais rápida, mas não levou o ponto suplementar para casa por ter acabado fora do top 10.

Foi desde a qualificação que se percebeu que a Red Bull teria a vida facilitada para vencer. Max Verstappen fez a pole e Checo Pérez conquistou o segundo lugar, fechando a primeira linha da grelha de partida para a equipa de Milton Keynes. As diferenças foram mais pequenas do que o esperado entre as equipas do topo da tabela, mas em corrida isso não se repetiu. O treino classificatório ficou também marcado por uma distinta opção estratégica de Charles Leclerc. Abdicou da segunda tentativa na Q3 para guardar um jogo de macios novos para a corrida.

No domingo, o Bicampeão liderou a maior parte das voltas. Apenas saiu do primeiro posto, momentaneamente, para ir à boxe trocar de pneus. O primeiro turno de macios foi fundamental para que abrisse uma vantagem suficiente para gerir a corrida. Os carros da marca austríaca estiveram numa classe à parte, no ritmo de corrida e na gestão eficaz dos Pirelli. O “um dois” nunca esteve verdadeiramente em causa, mesmo quando, no arranque, Charles Leclerc passou Sergio Pérez na primeira travagem da corrida. Prova disso, foi o facto de, terem usado uma estratégia alternativa, que não era esperada pela Pirelli, com pneus mais macios e terem sido sempre mais rápidos e consistentes que os adversários. É, de facto, um sinal preocupante para os adeptos da modalidade, porque esperasse uma superioridade da Red Bull em toda a temporada. Max e o RB19 são, até ao momento, uma dupla inalcançável.

A Aston Martin confirmou o favoritismo para a liderança do segundo pelotão. Após uma qualificação positiva, com Fernando Alonso em quinto e Lance Stroll em oitavo, na corrida, foi sempre em crescendo. Foi também exemplar na gestão de pneus, e com a mesma estratégia dos Mercedes e dos Ferrari, aproveitaram o problema mecânico do Ferrari de Charles Leclerc e, com Fernando Alonso, chegaram ao pódio. Notável o esforço de Lance Stroll, que poucos dias após uma operação e sem pré-temporada, acabou num fantástico sexto lugar. É um bom presságio para os homens de Lawrence Stroll. Agora, o maior objetivo é maximizar as horas em túnel de vento, provenientes do mau resultado da época passada, e acompanhar o desenvolvimento das equipas mais fortes.

Na Ferrari houve uma diferença de andamento entre pilotos. Enquanto Charles Leclerc esteve em prova, foi superior a Carlos Sainz, aos Aston Martin e aos Mercedes. Quando abandonou, devido a problemas elétricos, perdeu um pódio que estava sob controlo. Contudo, é preocupante a falta de ritmo de corrida dos Ferrari e o exacerbado desgaste dos pneus.
Carlos Sainz na primeira parte da corrida rodou “em terra de ninguém”, mas, no final, não aguentou a pressão de Fernando Alonso e cedeu o terceiro lugar que tinha herdado do seu companheiro de equipa, acabando a corrida em quarto.

Nota negativa para a Mercedes. Não evolui em relação à época passada. Mostrou falta de andamento durante a prova. Fruto da infelicidade de Charles Leclerc e das limitações físicas de Lance Stroll conseguiram salvaguardar a quinta posição com Lewis Hamilton. George Russell acabou em sétimo.

Não restam muitas dúvidas que a Mercedes não segui o conceito correto. Falta de competitividade em qualificação e em corrida. Lewis Hamilton referiu que a grande mudança do W13 para o W14 é a cor. Ainda que em jeito de brincadeira, o sete vezes campeão do mundo deixou clara a sua preocupação em relação ao estado da Mercedes para a temporada. Também Toto Wolf foi muito crítico com a sua equipa.

A McLaren teve um final de tarde para esquecer. Oscar Piastri foi forçado a abandonar com problemas na troca de caixa e Lando Norris foi o último a cruzar a linha de meta. Esteban Ocon também teve um dia difícil, acumulou múltiplas penalizações e acabou com o carro na garagem a poucas voltas do fim. Já Pierre Gasly foi quem salvou o dia da Alpine. Depois de ter começado em último, beneficiando da sorte da corrida, acabou em nono com uma incrível recuperação.

A Williams surpreendeu pela positiva. Alex Albon ficou com o último ponto disponível e Logan Sargeant acabou em décimo segundo, com uma boa performance na sua primeira corrida no campeonato do mundo de fórmula 1.

Com o final da primeira prova, a Red Bull assume o comando do campeonato de construtores com quarenta e três pontos, mais vinte que a segunda classificada Aston Martin. A Mercedes é terceira com dezasseis pontos.

Max Verstappen é o líder no campeonato de pilotos, com Sergio Pérez na segunda posição e Fernando Alonso em terceiro. Olhos postos na próxima ronda na Arábia Saudita de dezassete a dezanove de março, para acompanhar no Fair Play.


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