O que esperar de Portugal na Liga Europa?

José Nuno QueirósDezembro 18, 20196min0

O que esperar de Portugal na Liga Europa?

José Nuno QueirósDezembro 18, 20196min0
Portugal volta a ter 4 equipas na fase a eliminar da Liga Europa depois de ter conseguido esse feito em 2010/2011. Nesse ano deu final portuguesa, como será desta vez?

Portugal volta a estar na grande roda do futebol europeu ao conseguir colocar 4 equipas na fase a eliminar da Liga Europa! A última vez que tal sucedeu foi em 2010-2011, quando as mesmas 4 equipas (SL Benfica, FC Porto, Sporting CP e SC Braga), também chegaram à fase decisiva da competição e o resultado foi uma vitória do FC Porto, naquela que foi a primeira final 100% portuguesa da história do nosso futebol, sendo que nas meias finais Portugal teve 3 das 4 equipas!

Conseguirá o nosso país recriar este feito, ou a qualidade já não é a mesma desses tempos? Para já venham daí os 16-avos de final!

SL Benfica vs Shaktar Donetsk

O Benfica de Bruno Lage conseguiu garantir a continuidade nas competições europeias na última jornada da Liga dos Campeões, e viu o sorteio da Liga Europa na posição de cabeça de série, mas nem por isso o sorteio sorriu ao clube encarnado.

O adversário que calhou em sorte é o crónico campeão ucraniano e tal como as águias caiu da prova milionária para a Liga Europa depois de ter falhado a qualificação na última jornada frente à Atalanta.

Os ucranianos já garantiram praticamente o título ucraniano, tal é o avanço para o segundo classificado, mas depois da derrota na supertaça e do falhanço na Champions League é justo dizer que esta não é uma das melhores fases da equipa treinada pelo português Luís Castro.

Ainda assim esta equipa merece atenção especial por parte do Benfica, não fosse esta equipa a base da seleção ucraniana que ficou em primeiro no grupo de Portugal, tendo ganho inclusive uma das partidas à nossa seleção.

Com Junior Moraes, Taison, Pyatov e Konoplyanka como estrelas da equipa, Luís Castro terá como maior desafio encontrar maneira de preparar a equipa fisicamente, pois a temporada na Ucrânia está perto de acabar e depois o clube só volta em Fevereiro frente ao… Benfica.

FC Porto vs Bayer 04 Leverkusen

Com uma reviravolta incrível (quando a 1 jogo e meio já se via a qualificação a fugir aos portistas), o clube da invicta conseguiu garantir não só a passagem mas também o primeiro lugar do grupo na competição.

Tal como o rival encarnado, a posição de cabeça de série não significou facilidades, bem pelo contrário, com a sorte a ditar um adversário alemão, que são historicamente as bestas negras do nosso país.

A equipa alemã está no 7º lugar a 9 pontos da liderança e longe da qualidade da época passada que lhes garantiu o lugar na Champions League, de onde acabariam por cair este ano, de forma previsível uma vez que tinham Juventus e Atlético no seu grupo.

Com Kai Havertz, Tah, Volland e Bailey como figuras maiores, o Bayer Leverkusen é uma equipa que aposta muito na juventude e na qualidade da sua frente de ataque, no entanto tem tido dificuldades em materializar essa qualidade em golos. Apesar de tudo esta época já ganharam ao Bayern pelo que todo o cuidado é pouco.

O FC Porto é um dos clubes em prova que mais vezes conquistaram esta competição e é apontado como principal favorito em algumas casas de apostas desportivas, mas para já vai ter que fazer o que nenhuma equipa portuguesa conseguiu no passado recente, passar uma eliminatória a duas mãos frente aos alemães.

Sporting CP vs İstanbul Başakşehir FK

Depois de ter visto o primeiro lugar do grupo ter fugido com uma pesada derrota na Aústria, quando apenas precisava do empate, previa-se um futuro negro para o sorteio da equipa de Alvalade. No entanto, as bolas acabaram por ser simpáticas para os verdes e brancos que fugiram aos nomes mais sonantes e acabaram por apanhar uma equipa turca algo desconhecida.

Desconhecida, mas apenas em Portugal, uma vez que a equipa criada na década de 90, ficou 2 vezes no 2º lugar nas últimas 3 épocas, tendo na última estado bem perto de ser campeão, depois de ter passado grande parte do tempo na liderança da liga.

Neste momento encontra-se na 2ª posição a 6 pontos do primeiro classificado e à frente de clubes como o Besiktas, Fenerbache e Galatasaray. Na Liga Europa o clube turco ficou em primeiro num grupo que contava com a Roma e o Borussia Monchengladbach, algo que deverá ser suficiente para alertar os responsáveis leoninos.

Com uma base feita de jogadores experientes e com nome na europa do futebol é possível encontrar jogadores como Robinho, Arda Turan, Demba Ba, Clichy, Skrtel,Topal, Inler e Elia e ainda os conhecidos pelos portugueses, Miguel Vieira, Junior Caiçara e Ponck.

Espera-se que o clube leonino não subestime esta equipa, até porque ao contrário dos seus compatriotas, o Sporting irá jogar a segunda mão fora de casa.

SC Braga vs Rangers

O Braga conseguiu terminar o seu grupo no primeiro lugar para surpresa de muitos, que no início apontariam o Wolverhampton como principal favorito, sendo cabeça de série no sorteio que ditou que o adversário fosse o segundo classificado do grupo do FC Porto, o Rangers da Escócia.

Longe dos tempos de antigamente, o Rangers têm se reerguido aos poucos e com Steven Gerrard ao leme do clube, finalmente o Rangers está a rivalizar com o Celtic pela conquista da liga, estando neste momento a 4 pontos da liderança com menos 1 jogo.

No entanto é na Liga Europa que a equipa mais surpreendeu, e para isso basta recordar os dois jogos com o Porto no qual realizou 4 pontos em 6 possíveis.

Com Morelos a ser o grande destaque da equipa, sendo mesmo o melhor marcador da Liga Europa, o Rangers vive mais do coletivo e da grande qualidade que Gerrard trouxe ao futebol dos escoceses.

No entanto, os bracarenses continuam a encantar na Europa e prometem não ficar por aqui.

Resta agora esperar por fevereiro, com a noção de que muita coisa pode e irá mudar até lá, mas com a prespetiva de que Portugal tem boas possibilidades de continuar em frente na prova e quem sabe repetir o feito do início da década na época de fecho da mesma década.

 


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter