Futebol Brasileiro garante emoções até o final do ano

Marcial CortezAgosto 22, 20226min0

Futebol Brasileiro garante emoções até o final do ano

Marcial CortezAgosto 22, 20226min0
O ano de 2022 entra em sua reta final e no futebol brasileiro o momento é de decisão. Confira na matéria quais os prováveis desfechos das principais competições no país do desporto-rei.

A época de 22 chega ao momento das definições no futebol brasileiro. Entraremos nas fases finais das principais competições do país e as maiores equipas vão entrar na briga. Uma coisa é certa: não vai faltar emoção.

Brasileirão Feminino: Quase um Campeonato Paulista

No Feminino, as meias finais estão praticamente definidas. De um lado, o sensacional Dérbi paulista entre Palmeiras e Corinthians, com o Palmeiras a ter chances reais de vitória pela primeira vez na história. Do outro lado, o São Paulo espera a definição do confronto entre Flamengo e Internacional pra definir a quarta vaga das meias finais. Ou seja, dos quatro finalistas, três são equipas do Estado de São Paulo. Meu palpite aqui é Palmeiras campeão pela primeira vez.

Ainda na mesma categoria, em outubro teremos a Libertadores Feminina, na qual Corinthians, Palmeiras e Ferroviária (três equipas paulistas) irão buscar a Glória Eterna. Todas estas partidas terão ampla cobertura da mídia e transmissões diretas pela televisão.

Corinthians elimina o Real Brasília e vai disputar a meia final contra o Palmeiras. Foto: Rodrigo Guazzanel / SC Corinthians

Copa do Brasil: Um verdadeiro Rio-São Paulo

A Copa do Brasil também definiu suas meias finais: um dos finalistas sairá do confronto entre São Paulo e Flamengo, com o jogo da segunda mão a ser realizado no Rio de Janeiro. O Flamengo é a única equipa brasileira que ainda tem chances de título em todas as competições que disputa. Ao Tricolor Paulista, só resta a briga pelo título inédito da Copa do Brasil em sua gloriosa história: o São Paulo é o único time grande do futebol brasileiro que nunca conquistou essa Taça. A outra meia final terá o Corinthians a enfrentar o Fluminense, com a segunda mão na Capital paulista. As duas equipas também estão na briga pelo título e por melhores colocações no Brasileirão. Meu palpite? Flamengo será o campeão, embora minha torcida seja pelo Tricolor das Laranjeiras.

Brasileirão: Quem vai ganhar?

No Brasileirão a briga está sensacional. O líder Palmeiras segue firme com oito pontos à frente do segundo colocado, que neste momento é o Fluminense. E justamente o próximo jogo, da 24a jornada, será o confronto entre estas duas equipas. O até então favorito Atlético Mineiro se perdeu pelo caminho e praticamente não terá mais chances de título. O Galo está 14 pontos atrás do líder. O Flamengo, por sua vez, vem de uma sequência forte de vitórias, mas não consegue diminuir a distância de nove pontos em relação ao Palmeiras. Ainda corre por fora o Corinthians, que ao lado do Internacional e do Athletico Paranaense, se revezam nas vagas do G4 e do G6. Meu palpite é que o Palmeiras seguirá ganhando pontos a cada partida e levantará a Taça com algumas jornadas de antecedência.

Flamengo marca o primeiro gol no empate contra o Palmeiras no Allianz Parque. Foto: Getty Images

Libertadores: Três Brasileiros e um Argentino

Assim como no Brasileirão Feminino, em que três dos quatro finalistas são paulistas, na Libertadores temos 3 brasileiros para um argentino nas meias finais. O Flamengo (olha ele aí de novo) vai enfrentar o Vélez Sarsfield com o jogo da segunda mão no Brasil, enquanto que o Verdão vai ao Paraná na primeira mão para enfrentar a equipa do Athletico Paranaense. Tudo indica que a final da Libertadores vai ser um repeteco da final do ano passado. Meu palpite é Palmeiras campeão e Flamengo vice, mas minha torcida é Verdão com o título e final contra os argentinos.

Copa Sulamericana: Um brasileiro na final

Na Copa Sulamericana, São Paulo e Atlético Goianiense fazem uma das meias finais, o que por si só já garante um brasileiro na final da competição. O outro finalista sairá do confronto entre os peruanos do Melgar contra os equatorianos do Independiente del Valle. Meu palpite é que o São Paulo vai faturar essa competição ao ganhar a final contra os equatorianos.

E na Série B, mais emoção…

As definições não estão a ocorrer somente na elite do futebol tupiniquim. Na Série B a briga está sensacional, e finalmente teremos, pela primeira vez, todas as equipas grandes com chances reais de subir nesta época. O Cruzeiro nada de braçada e lidera o certame com 54 pontos em 25 jogos. Certamente será o campeão e irá disputar a Série A novamente em 2023, após três anos longe da elite (foi a única equipa grande a ficar por tanto tempo na divisão inferior). As outras três vagas, embora praticamente garantidas, estão a ser disputadas cabeça a cabeça por Bahia, Grêmio e Vasco. Em quinto lugar aparece o Tombense, seis pontos atrás do quarto colocado.

Ou seja, ao que tudo indica, os quatro classificados estão definidos, somente as posições entre o segundo e o quarto lugar é que darão a tônica da disputa na Série B em 22. Tudo isso somado ao fato de que as equipas grandes parecem finalmente terem aprendido a lição na Série A, na qual não há risco de rebaixamento dos gigantes nesse momento da competição, teremos uma Super Série A em 2023, com o melhor do melhor do futebol brasileiro.

Grêmio X Cruzeiro: clássico de Série A na divisão inferior do Brasil. Foto: Marcelo Oliveira / Staff Image

Eleição e Copa do Mundo

E como se tudo isso não bastasse, os brasileiros ainda terão mais dois motivos para festejar (ou não). Em outubro o país irá definir por meio de eleições diretas quem irá comandar o Brasil nos próximos quatro anos. A festa da democracia vai eleger o Presidente e os representantes do Congresso Nacional. Meu palpite? O atual presidente sairá pela porta dos fundos e a História será implacável com ele.

E depois de tudo isso, ainda teremos a Copa do Mundo. A Seleção Brasileira, comandada pelo técnico Tite, buscará o sexto título da História no Catar em novembro / dezembro. A equipa está bem montada e conta com estrelas jovens a disputar a primeira Copa, misturadas a jogadores já consagrados, como Neymar, que deverá jogar o torneio pela última vez. O futebol brasileiro é uma festa!

Meu palpite é Brasil Hexacampeão, Festa da Democracia e Verdão Campeão. Feliz Ano Novo!


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS