Fair Play Twitterverse: uns 15 dias que viraram a Liga do avesso

Fair PlayAbril 17, 20234min0

Fair Play Twitterverse: uns 15 dias que viraram a Liga do avesso

Fair PlayAbril 17, 20234min0
De 10 para 4 pontos, FC Porto aproxima-se da liderança da Liga e é o tema quente deste Twitterverse de Nuno Canossa

O mês de abril começou com: decisões importantes na Liga Bwin, o regresso de Miguel Oliveira à competição e um alinhamento dos quartos-de-final da liga dos campeões de hóquei em patins completamente dominada pelos portugueses.

MIGUEL OLIVEIRA BRILHA NAS AMÉRICAS

Na prova que marcou o regresso de Miguel Oliveira à competição, depois da lesão contraída no Grande Prémio de Portugal, o piloto português teve um notável fim de semana em que arrecadou o oitavo lugar na corrida sprint e a quinta posição na corrida principal, no domingo. Aparentemente sem mazelas do incidente com Marc Márquez, Miguel Oliveira foi dos pilotos que melhor reagiu à menor aderência dos pneus, somando agora um total de 16 pontos na competição de pilotos.

AS 6 FINAIS DE BENFICA, PORTO E BRAGA PARA A LIGA

Após a vitória do Porto sobre o Benfica na Luz, os encarnados voltaram a deslizar, desta feita em Chaves, e relançaram a corrida ao campeonato nestas últimas 6 jornadas. Com o desaire caseiro dos rivais em Alvalade frente ao Arouca, o Benfica tem agora Porto (4 pts) e Braga (6 pts) a morder os calcanhares e à espera de uma janela de oportunidade. Nestas últimas 6 jornadas, as águias têm deslocações marcadas a Barcelos e a Portimão, com a última das viagens a ser até à casa do Sporting para mais uma edição do dérbi lisboeta. O Benfica não perde pontos na casa do Gil Vicente há 9 anos e venceu os dois últimos confrontos em Portimão, tendo perdido com o Portimonense em 2019 e empatado a 1 bola em 2020. Em Alvalade, 2 vitórias para cada lado nos últimos 4 confrontos num duelo sempre de elevada imprevisibilidade e emoção.

As receções ao Estoril e Santa Clara têm sido particularmente tranquilas, à exceção da derrota por 3-4 em 2020 frente ao clube filial da Luz. No entanto, o maior destaque vai para a partida marcada para 7 de maio frente ao Braga que será de enorme relevância para as contas do título. Sendo ainda de notar que o Benfica ainda tem, pelo menos, mais uma partida a contar para a Champions League antes das últimas 6 jornadas de campeonato.

Já o Porto terá deslocações historicamente difíceis ao terreno dos aflitos Paços de Ferreira (2 vitórias, 1 empate e 3 derrotas nos últimos 6 jogos) e Famalicão (2 vitórias e 2 derrotas nas 4 partidas). Mais animadora é a visita ao Municipal de Arouca do qual saiu 100% vitorioso em todos os encontros, assim como as receções a Vitória SC (18 vitórias e 1 derrota nos últimos 19) e o vizinho Boavista (9 vitórias e 2 empates nos últimos 11). Nesta reta final os dragões receberão ainda pela 1ª vez o Casa Pia e têm uma eliminatória a duas mãos frente ao Famalicão a contar para a Taça de Portugal.

Quanto aos bracarenses, atentos também à situação dos sportinguistas, tem desde já marcada a 2ª mão frente ao Nacional, na Pedreira, para a qual parte com uma vantagem bastante confortável de 5-0. Para além da já mencionada deslocação à capital para enfrentar o rival direto Benfica, o Braga terá ainda uma complicada viagem até ao Bessa para defrontar um Boavista que só foi derrotado pelos minhotos em casa por 1 vez nas últimas 5 partidas. Porém, a 1ª das 3 restantes localizações é ao Nacional do Jamor para defrontar para uma reedição da fase de grupos da Taça da Liga. Braga que recebe ainda Portimonense, Paços de Ferreira e Santa Clara que ocupam neste momentos 3 dos últimos 5 lugares da tabela, incluindo os últimos dois. Efetivamente, o Braga poderá receber Santa Clara e Paços de Ferreira com estes já fora da corrida da manutenção

HÓQUEI EM: PATINS OU PORTUGAL?

Não é segredo nenhum a qualidade do nosso país em hóquei em patins e a prova disso é que os quartos-de-final da maior competição europeia conta com 6 equipas portuguesas. Acima de tudo, a prova de que Portugal é, ou deveria de ser, mais do que futebol.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS