Fair Play Twitterverse: o adeus de Miguel Oliveira à KTM e Piqué ao Barça

Fair PlayNovembro 6, 20224min0

Fair Play Twitterverse: o adeus de Miguel Oliveira à KTM e Piqué ao Barça

Fair PlayNovembro 6, 20224min0
Adeus emotivo de Gerard Piqué ao "seu" Barcelona, e com Miguel Oliveira a também se despedir da KTM, são os destaques do Twitterverse

Na 1ª edição da nova versão do Twitterverse do Fair Play, os melhores momentos da 1ª semana no mês de novembro com destaque para as equipas portuguesas na Europa, a despedida de Piqué e novo campeão no MotoGP.

DESTINOS EUROPEUS DIFERENTES PARA OS PORTUGUESES

À entrada para a sexta e última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, era o grupo D que prometia mais emoção. Antes do apito inicial, qualquer um dos 4 clubes podia passar em 1º lugar, como nem sequer marcar presença na Liga Europa. Aliás, ao longo dos dois jogos, os cenários foram mudando: em pouco mais de 20 minutos, o Frankfurt passou de último para primeiro; ao intervalo o Tottenham estava condenado à Liga Europa; e o Marselha foi saltitando entre 2º, 3º e 4º lugar. No entanto, ninguém fez tantas contas como os adeptos leoninos. Em 2º lugar nos primeiros 39 minutos, o Sporting colocava-se em vantagem e subia provisoriamente ao topo do grupo. No entanto, a equipa de Rubén Amorim permitiu a reviravolta aos leões e, com o resultado no outro encontro, terminou a partida no último posto e fora das competições europeias. Contudo, Marselha e Tottenham ainda disputavam os últimos minutos de jogo, quando Hojbjerg colocava os Spurs em vantagem e, assim, o Sporting na Liga Europa.

Já Benfica e Porto, contrariando as probabilidades e expectativas, fizeram história ao tornarem-se a primeira dupla de equipas portuguesas a vencer os seus grupos na mesma edição da Liga dos Campeões. Os encarnados golearam o Maccabi Haifa por 6-1 e acabaram por levar a melhor sobre o PSG no desempate por golos fora, enquanto os dragões derrotaram em casa o Atlético de Madrid, atirando os espanhóis para fora das competições europeias, e beneficiando do empate entre Leverkusen e Brugge.

O Braga, apesar de ter vencido o Malmo, não dependia de si própria para garantir o apuramento para os 16avos da Liga Europa e, assim sendo, será a primeira equipa portuguesa a disputar a fase final da nova Conference League

O 1º CLÁSSICO DA ÉPOCA NO BASQUETEBOL

Empatado no tempo regular, Benfica superiorizou-se ao Porto no 1º duelo entre dragões e águias na modalidade da bola laranja. Na realidade, os encarnados pareciam ter o jogo no bolso, tendo tido vantagem de 14 pontos no 3º período e de 12 pontos nos 1ºs minutos do último período. Um excelente 4º tempo dos azuis e brancos permitiu empurrar o encontro para prolongamento, incapazes, no entanto, de levarem a melhor sobre o Benfica no período decisivo.

O ADEUS A PIQUÉ (OU SERÁ UM ATÉ JÁ?)

Gerard Piqué, após anunciar que se retiraria no fim-de-semana, entrou dentro de campo frente ao Alméria com a braçadeira de capitão, de onde sairia com uma vitória por 2-0 e sob uma enorme ovação. Para trás ficam 8 La Ligas, 7 Taças do Rei, 6 Supertaças espanholas, 3 Ligas dos Campeões, 3 Supertaças Europeias e 3 Mundiais de Clubes, 1 Premier League, 1 Mundial e 1 Euro. E o futuro poderá mesmo passar pelo Barcelona, já que o central espanhol não esconde o desejo de ser presidente do clube que o fez singrar no mundo do futebol.

REI PORTUGUÊS NA AMÉRICA DO SUL

2 Libertadores, 1 Supertaça Sul-Americana, 1 Supertaça do Brasil, 1 Campeonato Paulista e, agora e por fim, o tão desejado campeonato brasileiro. Um palmarés tão sólido como o de Abel Ferreira pode levar a crer que o técnico português comanda o Palmeiras há vários anos, mas na realidade o antigo treinador do Braga viajou para o Brasil apenas em 2020.

O GUARDIÃO NEUER

Manuel Neuer, guarda-redes alemão do Bayern de Munique, revelou durante esta semana que já foi submetido a três operações faciais devido a um cancro na pele. Numa campanha publicitária a um creme de proteção solar em conjunto com Angelique Kerber, tenista alemã, o guardião não revelou, no entanto, em que altura se sucederam as intervenções e se foram a causa de algumas das suas ausências durante a carreira.

CAMPEÃO SOBRE (DUAS) RODAS

Chegara o momento decisivo: Pecco Bagnaia ou Fabio Quartararo, um dos dois tornar-se-ia o novo campeão da MotoGP. E no final, quem sorriu foi mesmo o piloto italiano da Ducati com o seu 7º lugar a ser suficiente para manter a vantagem para Quartararo que não conseguiu atingir o pódio (4º lugar). O Grande Prémio de Valência, última circuito da temporada 2022, foi ainda palco da última corrida de Miguel Oliveira pela KTM.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS