Fair Play Twitterverse: Ferrari com novo bólide e Benfica mais líder

Fair PlayOutubro 30, 20225min0

Fair Play Twitterverse: Ferrari com novo bólide e Benfica mais líder

Fair PlayOutubro 30, 20225min0
No Twitterverse desta semana, a Ferrari apresentou o seu novo bólide, o SL Benfica e o Arsenal são mais líderes, e muito mais que Nuno Canossa traz

Na última versão do twitterverse no seu formato original – a partir de Novembro passará a ser quinzenal-, um Benfica cada vez mais líder, o ‘tri’ do Flamengo e o novo ‘hypercar’ da Ferrari, que faria Enzo Ferrari orgulhoso.

ABRAM ALAS PARA O BENFICA

Foi desta forma que o internacional brasileiro David Neres, titular pela 1ª vez nos últimos 6 jogos, colocou o Benfica a vencer, num jogo que viria a golear por 5-0 o Desportivo de Chaves. Já conhecedor do desaire do Porto nos Açores, os encarnados não só abriram uma vantagem de 8 pontos para os dragões, como veriam, umas horas depois, o Sporting a deslizar em Arouca e, assim, a aumentar a diferença entre rivais lisboetas para 12 pontos. A apenas 4 jogos da pausa para o Mundial, o registo de Roger Schmidt impressiona qualquer um: 21 jogos em todas as competições sem qualquer derrota com um total de 52 golos marcados e apenas 14 sofridos.

Por outro lado, Sérgio Conceição e Rúben Amorim levam os piores inícios de temporada ao comando dos seus clubes. O Porto nunca havia chegado à 11ª jornada com menos de 25 pontos na era Conceição e já perdeu quase tantos pontos este ano (10) como no total da temporada passada (11). Já as 4 derrotas em 11 jornadas do Sporting refletem o pior início dos leões desde a época 2012/2013, quando terminaram na pior posição da história do clube: 7º.

GABIGOL, GABIGOL, GABIGOL

O golo que colocava Gabriel Gabigol Barbosa no topo dos melhores marcadores brasileiros da Libertadores (29, os mesmos que Luizão), confirmar-se-ia também como o golo do ‘tri’ do Flamengo. Depois das vitórias em ’81 e 19’, esta última conquistada por Jorge Jesus, o ‘Mengão’ voltou a sagrar-se campeão da Libertadores juntando-se ao leque de equipas brasileiras com 3 troféus (Palmeiras, São Paulo, Grêmio e Santos). Do outro lado do campo estava o Athletico Paranaense orientado por Felipe Scolari, numa final que confirmou a tendência dominadora do futebol brasileiro na América do Sul. Nos últimos 4 anos, 4 campeões provenientes do Brasil, sendo que das 8 que estiveram na final, apenas o River Plate é oriundo de outro país.

O NOVO FERRARI

499P. Foi esse o nome eleito para o novo ‘hypercar’ da Ferrari, marcando o regresso da construtora italiana ao WEC e a Le Mans, após 50 anos. No entanto, a apresentação do protótipo não veio acompanhada da revelação dos pilotos, com a hora escolhida a ser, pelo menos, peculiar. Ao mesmo tempo, no Grande Prémio do México, Carlos Sainz e Charles Leclerc arrecadavam 5º e 7ºs lugares em mais um sábado de qualificação na F1. Como vai correr à Ferrari nessas duas provas históricas?

UM PAR (OU DOIS) DE DESILUSÕES

Para além de Porto e Sporting, há outras surpresas a registar nos campeonatos europeus. Diego Simeone apostou em João Félix a meia hora do fim do jogo – o avançado não tem sido opção, tendo disputado um total de 90 minutos nas últimas 9 partidas –, mas o bis do português não foi suficiente para impedir a vitória do Cádiz. Também o Sevilha continua num péssimo momento de forma, perdendo em casa frente ao Rayo Vallecano e contando com apenas 10 pontos em 12 jornadas. Ainda na La Liga, os campeões não foram além de um empate em casa frente ao Girona, naquele que foi o 1º jogo da carreira em que Toni Kroos viu um cartão vermelho. O Real Madrid segue líder, mas agora apenas com 1 ponto de vantagem sobre o eterno rival Barcelona.

Em Inglaterra, o Liverpool somou o 4º desaire na Premier League, naquela que foi a 1ª derrota de sempre para Van Dijk em Anfield (ao serviço dos reds). Já o Chelsea foi à antiga casa do seu técnico Graham Potter perder por 4-1, frente a um Brighton que continua a surpreender no seu 8º lugar. No entanto, foi o Newcastle que mais capitalizou com a derrota dos blues de Londres, tendo subido ao 4º posto da 1ª divisão inglesa.

Por fim, o Marselha que continua num mau momento de forma na liga francesa. Depois de 3 desaires consecutivos (Ajaccio, PSG e Lens), a equipa orientada por Igor Tudor parecia destinada à vitória após os dois golos marcados na 1ª parte em Estrasburgo. No entanto, os tentos tardios do Strasbourg (76’ e 90+2’) resultaram em nova perca de pontos para o Marselha que se encontra agora a 11 pontos do líder PSG e a 6 do surpreendente Lens.

DOIS DE 500, ANTES DO 1000

Daniil Medvedev e Félix Auger-Aliassime foram condecorados campeões dos torneios ATP500 de Viena e Basileia, respetivamente. O tenista russo conquistou o 15º título da carreira, tendo eliminado Basilashvili, Thiem, Sinner e Dimitrov no caminho até à final, onde bateria Denis Shapovalov em 3 set (4-6, 6-3, 6-2). Já o tenista do momento, Félix Auger-Aliassime, conquistou o seu 3º título consecutivo, chegando às 13 vitórias seguidas. Em Basileia, o canadense triunfou frente a Huesler, Kecmanovic, Bublik, o nº1 Alcaraz e Rune, na final. No que toca ao Masters 1000 de Paris, os tenistas também já conhecem os seus adversários. Ambos com bye na 1ª ronda, Medvedev terá pela frente o vencedor do confronto entre Korda e De Minaur, enquanto que Auger-Aliassime enfrentará o resistente da partida entre Bublik e Ymer.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS