A corrida final ao ATP Finals

André Dias PereiraOutubro 20, 20232min0

A corrida final ao ATP Finals

André Dias PereiraOutubro 20, 20232min0
A um mês do ATP Finals quatro vagas ainda estão em aberto. E candidatos não faltam.

Com quatro tenistas já qualificados para o ATP Finals, são muitos os candidatos que buscam ainda as outras quaro vagas no torneio que se joga entre 12 e 19 de novembro.

Andrey Rublev é, porventura, um dos jogadores mais bem posicionados para regressar ao torneio final. Com a recente final alcançada em Xangai, o russo retomou o top-5 mundial. Mas tudo está em aberto. Até porque há ainda alguns torneios em disputa, que podem valer pontos preciosos. O principal é Paris, de categoria 1000, que vale também 600 pontos para o vice-campeão. Mas há igualmente os ATP 500 de Tóquio, Viena e Basileia e os de 250, de Metz e Sofia.

Olhando para a classificação, quatro tenistas já garantiram presença no ATP Finals: Alcaraz (8945 pontos), Djokovic (8445 pontos), Medvedev (6935 pontos) e Sinner (4945 pontos). Rublev (4275 pontos), Tsitsipas (3615 pontos), Zverev (3415 pontos) e Rune (3110 pontos) são, por agora, os mais bem posicionados para alcançarem o apuramento. Mas há também Fritz (2965 pontos), Ruud (2795 pontos), Hurkacz (2775 pontos), Alex de Minaur (2515 pontos), Khachanov (2205 pontos) e Tiafoe (2175 pontos). Todos com changes de apuramento.

Rune em crise

Holger Rune, número 8 do mundo, está numa situação, no mínimo, delicada. Desde Wimbledon que o tenista vem atravessando uma crie de resultados e confiança, contando apenas com uma vitória desde então. No torneio de Estocolmo, onde se apresentou como campeão em título, não passou da segunda ronda. Miomir Kecmanovic, 53 do mundo, frustou as expectativas de Rune, com os parciais de 7-6 e 6-2.

Ainda assim, o nórdico está em situação de apuramento para o ATP Finals, mas com Tayor Fritz e Casper Ruud a morderem os calcanhares. O dinamarquês tem agora chances de somar pontos em Basileia, onde defende a final alcançada o ano passado, e depois Paris.

Em boa verdade, diga-se, se Rune não foi bem Estocolmo, Casper Rudd não fez melhor em Tóquio, onde também foi eliminado na segunda ronda. Um desaire que complica as suas contas para o ATP Finals, onde em 2022 foi finalista vencido.

Com a corrida ao torneio dos mestres até os ATP Metz e Sofia, de 250, ganharam interesse acrescido. Tenistas como Holgar Rune, Casper Ruud, Alex de Minaur, Hubert Hurackacz e Tommy Paul já garantiram presença.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS