Rugby Português “Lá Fora”: Vincent Pinto brilha pelo Colomiers

Francisco IsaacFevereiro 11, 20245min0

Rugby Português “Lá Fora”: Vincent Pinto brilha pelo Colomiers

Francisco IsaacFevereiro 11, 20245min0
Um ensaio e 70 metros conquistados, foi o pecúlio de Vincent Pinto sendo o destaque deste Rugby Português "Lá Fora"

Fim-de-semana morno para o rugby nacional em termos dos jogadores a actuar lá fora, já que Simão Bento e Raffaele Storti saíram lesionados dos seus encontros. Porém, Nicolás Martins, Diogo Hasse Ferreira e, o MVP da semana, Vincent Pinto foram protagonistas pelos seus clubes!

MASCULINO

PROD2

Sabor amargo na vitória do AS Béziers-Hérault na visita ao campo do Montauban, pois Raffaele Storti saiu aos 20 minutos com uma pequena lesão na anca, não se sabendo o tempo de paragem. Samuel Marques também foi titular e voltou a protagonizar uma prestação de alto nível, impondo um ritmo incessante e que conferiu outra agressividade aos actuais 1ºs classificados da ProD2, somando ainda 14 pontos ao pé (quatro penalidades e uma conversão de ensaio). Francisco Fernandes foi utilizado enquanto suplente, entrando aos 48′ e também voltou a mostrar a sua boa forma, com um punhado de formações-ordenadas dominantes e seis placagens efectivas.

Simão Bento saiu lesionado com uma concussão na vitória do Stade Montois, num encontro que o defesa até estava a ser dos melhores, tanto pelos metros conquistados (70), quebras-de-linha (2) e defesas batidos (3), com o seu jogo ao pé a ter sido importante para manter o Grenoble (ainda sem José Madeira) à distância, conseguindo marcar um ensaio ainda na primeira-parte, o terceiro da temporada. Anthony Alves não foi convocado. Pierre Sayerse também somou 5 pontos, ultrapassando a linha-de-ensaio por uma ocasião, executando as suas linhas-de-corrida quase na perfeição.

Encontro de portugueses no Rouen Normandie vs Valence Romans, com a vitória a sorrir à equipa da casa no qual jogou a titular Jéremie Mauroaurd, enquanto Cody Thomas (30 minutos) e Joris Moura (18 minutos) entraram no decorrer da segunda-parte. O talonador do Rouen esteve em bom nível nas fases-estáticas, com sete introduções em oito no alinhamento, coleccionado ainda sete entradas no contacto e um par de linhas-de-vantagens conquistada. Cody Thomas concedeu uma penalidade a defender, mas respondeu com três placagens dominantes no tempo que dispôs. Joris Moura ainda teve tempo para forçar dois erros no conjunto contrário, mas as oportunidades acabaram por não se converter em pontos.

Nicolás Martins foi suplente utilizado na vitória do SAXV, sendo chamado ao serviço à passagem do 53º minuto de jogo (já tinha entrada na primeira-parte mas foi devido a lesão de sangue) e acabou com quatro placagens efectivas e um roubo no alinhamento.

Vincent Pinto brilhou com grande força na vitória do Colomiers, com o ponta português a ter marcado um ensaio e terminado o jogo como o jogador com mais metros conquistados, somando ainda duas quebras-de-linha e sete defesas batidos, naquela que foi uma das melhores prestações pelo seu novo clube. Diogo Hasse Ferreira foi chamado a jogo na segunda-parte e esteve em bom nível, ajudando o Dax a estabilizar a formação-ordenada.

NATIONALE

Pierre-Mathieu Fernandes cumpriu 32 minutos na derrota caseira do Vienne frente ao Périgueux, com o pilar até ter tido alguns bons momentos na recta final do encontro, sobretudo na formação-ordenada.

NATIONALE 2

Dany Antunes marcou todos os quinze pontos do OMR, num jogo que acabou num desaire, pois o abertura do Rennes efectuou um drop no último minuto. O ponta, que sofreu uma lesão que o impediu de jogar nas últimas jornadas, foi vital para a estabilidade defensiva da sua equipa, tendo ainda sido dos mais enérgicos nas acções ofensivas.

Clément Pereira foi titular na vitória larga do Salles, que derrotou o Anglet de Éric dos Santos Madeira, com os dois portugueses a terem sido titulares e cumprido 80 minutos. Nota muito positiva para o camisola 10 com duas quebras-de-linha, sete defesas batidos e uma assistência para ensaio, abrindo falhas constantes na defesa contrária. Em relação ao segunda-linha, esteve bem nos alinhamentos e a sua fisicalidade deu alguma “voz” ao Anglet na segunda-parte.

Luigi Dias foi titular e ficou em campo até ao final do encontro, com o 2ª linha a ter somado sete placagens efectivas (uma falhada) e algumas entradas no contacto, mas insuficiente para dar uma vitória ao Saint Jean de Luz.

Lucas Vieira foi suplente utilizado pelo Limoges, ajudando-os a conquistar uma vitória por 37-34 ante o Cognac, num jogo impróprio para cardíacos. Não conseguimos obter informações especificas sobre a exibição do talonador.

Anthony Granja e Thibault de Sousa estiveram frente-a-frente no Aubenas vs Lannemezan, e o braço-de-ferro protagonizado por ambos foi um dos pontos “quentes” do encontro, com Granja até ter tido algum domínio até ter sido substituído. Sousa esteve melhor nas entradas no contacto e parece estar num momento de boa forma.

DIVISION DE HONOR

José Conde esteve na derrota do UE Santboiana para a Copa del Rey, num encontro em que o pilar português saiu do banco de suplentes à passagem do 25º minuto de jogo, apresentando-se a um bom nível, apesar do maior domínio da equipa da casa, o Burgos. Sete placagens efectivas, três entradas no contacto e, no geral, uma boa prestação do ex-GDS Cascais.

FEMININO

ÉLITE 2

Neste fim de semana só tivemos jogos de Élite 2 com Mariana Marques a ser o grande destaque desta décima jornada! As Valkyries de Rouen foram jogar em casa do US Joue e ganharam facilmente 33 a 5 com dois ensaios da internacional portuguesa, que está em grande desde a digressão ao Brasil com 7 ensaios marcados. A talonadora Inês Marques e a média de abertura Beatriz Oliveira jogaram também os 90 minutos deste jogo. O CA Brive de Zoé Fernandes e Sara Magalhães perderam na casa do RC Toulon de Manuella Carvalho. Zoé foi a unica jogadora em campo para este jogo e jogou toda a segunda parte, não podendo evitar a derrota da sua equipa 27 a 0.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS