Rugby Português “Lá Fora”: trio do Béziers regressa à liderança

Francisco IsaacMarço 3, 20244min0

Rugby Português “Lá Fora”: trio do Béziers regressa à liderança

Francisco IsaacMarço 3, 20244min0
Storti, Fernandes e Marques ajudaram o Béziers a somar nova vitória para a ProD2 e voltam à liderança sendo o destaque da semana

O Béziers divide a liderança da ProD2 com o Vannes, isto depois de terem somado uma nova vitória e prestação estrondosa, com destaque para um sprint enorme de Francisco Fernandes, não tendo sido o único destaque deste último fim-de-semana.

MASCULINOS

TOP14

Vida extremamente complicada para o Oyonnax de Pedro Bettencourt, com o emblema do centro português a ter perdido com um dos últimos classificados do Top14, estando cada vez mais longe da manutenção. Num jogo louco de 74 pontos, o centro esteve num dos ensaios da sua equipa, com um par de boas intervenções no ataque. Somou ainda três placagens efectivas.

PROD2

Raffaele Storti, Samuel Marques e Francisco Fernandes vestiram o fato de gala, com o trio de portugueses do Béziers a realizarem exibições de elevado nível, com destaque para o pilar que percorreu 63 metros com a bola, tendo sido importante para o 2º ensaio da sua equipa, ensaio esse que teve assistência do ponta ex-Técnico Rugby. Storti também marcou um ensaio, o seu 17º da temporada, e foi puro fogo-de-artificio para o Béziers, com Samuel Marques a converter 14 pontos ao pé e a ter sido o maestro do costume. O Béziers assume novamente a liderança partilhada da ProD2 a 8 jornadas do fim da fase regular. Lucas da Silva entrou na segunda metade do encontro e cumpriu no alinhamento.

Rodrigo Marta foi titular pelo Colomiers na visita ao campo do Provence, com a equipa do ponta português a ter saído derrotada (Vincent Pinto não foi convocado devido a lesão). Em termos de números o internacional português esteve a um nível satisfatório: 34 metros conquistados, dois defesas batidos, dois offloads, três bolas aéreas captadas e cinco placagens efectivaqs.

Anthony Alves recuperou da lesão que o assolou nas últimas semanas e somou 25 minutos na vitória folgada do Stade Montois (Simão Bento ficou de fora por lesão). Regressou em grande nas formações-ordenadas e ainda se envolveu no ataque em duas boas acções.

Cody Thomas foi suplente utilizado no Rouen Normandie, somando meia-hora na visita ao campo do Grenoble (sem José Madeira e Pinheiro-Ruiz). Exibição compacta nas fases-estáticas e pouco mais de assinalar, num jogo de uma única direcção.

Joris Moura entrou na segunda-parte e ajudou o Valence Romans a somar uma vitória importante na luta pela manutenção, com o abertura a ter conseguido o seu primeiro ensaio na ProD2. Está a recuperar os índices de confiança, aparecendo em grande no jogo-ao-largo, impondo boas dinâmicas e ideias ao ataque do Valence Romans.

NATIONALE

Geoffrey Moïse foi titular na estrondosa vitória do Narbonne por 43-15, com o pilar a ter actuado durante 40 minutos. Boa prestação na formação-ordenada e três linhas-de-vantagem conquistadas em cinco portagens de bola.

NATIONALE 2

Dany Antunes deu a vitória ao OMR, com uma penalidade no último minuto do jogo, atirando um excelente pontapé de quase 40 metros de distância, isto num encontro em que o internacional português entrou só no decorrer da segunda-parte. Continua num excelente momento de forma. Lucas

Luigi Dias começou de início na derrota do Saint Jean de Luz, cumprindo do ponto de vista físico.

Éric dos Santos Madeira teve alguns momentos positivos no desaire frente ao Marmande, com o 2ª linha a dominar no jogo aéreo. Somou 62 minutos.

Clément Pereira foi titular na derrota do Salles frente ao Graulhet, cumprindo os 80 minutos. Não obtivemos informações sobre o encontro.

Anthony Granja entrou em campo na segunda metade do encontro do encontro do Lannemezan frente ao Stade Metropolitain. Não obtivemos informações sobre a prestação do pilar.

Boa vitória do Aubenas de Thibault de Sousa, com o pilar a ter começado de início e a sair de campo aos 48 minutos. Excelente prestação do primeira-linha com duas penalidades conquistadas na formação-ordenada.

Lucas Vieira foi suplente utlizado na derrota do Limoges frente ao Rennes. Entrou no decorrer da 2ª parte e cumpriu nos alinhamentos com quatro introduções positivas.

FEMININO

ÉLITE 1

Em actualização.

ÉLITE 2

Em actualização.

LIGA IBERDROLA

Inês Spínola e Maria Morant estiveram em campo pelo CRAT, com a 2ª linha a ter sido titular e a ponta a entrar no decorrer do encontro que acabou por terminar em derrota. Morant realizou umas quantas boas placagens e apresentou boa agressividade no contacto. Já a ponta teve poucas hipóteses para brilhar num jogo extremamente “fechado”.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS