Rugby Português “Lá Fora”: dupla Marta e Vincent Pinto em alta

Francisco IsaacFevereiro 25, 20244min0

Rugby Português “Lá Fora”: dupla Marta e Vincent Pinto em alta

Francisco IsaacFevereiro 25, 20244min0
Rodrigo Marta e Vincent Pinto estiveram em alta pelo Colomiers, carburando num fim-de-semana positiva dos portugueses no estrangeiro

Fim-de-semana extremamente positivo para os jogadores portugueses a jogar no estrangeiro, com destaque para Rodrigo Marta e Vincent Pinto. Os pontas estiveram em bom nível, mas não foram os únicos, e contamos tudo neste artigo.

MASCULINOS

TOP14

Pedro Bettencourt foi titular na derrota do Oyonnax no campo do LOU, num jogo de luta pela sobrevivência no Top14. O centro foi um dos principais placadores da equipa, com doze placagens efectivas (apenas uma falhada), salvando mesmo a sua equipa numa situação de alto perigo nos primeiros quarenta minutos de jogo, sendo que em termos de envolvimento no ataque teve poucas oportunidades para se mostrar. O Oyonnax está numa situação delicada na tabela, com o jogo da próxima semana a ser decisivo na luta pela fuga à despromoção.

PROD2

Vincent Pinto e Rodrigo Marta foram providenciais na vitória “gorda” do Colomiers na recepção ao Biarritz, com o primeiro a ter alinhado os 80 minutos, enquanto o ex-CF “Os Belenenses” Rugby saiu aos 78′ quando o resultado estava mais que decidido. Vincent Pinto marcou um ensaio, conquistou 80 metros, bateu cinco defesas e realizou duas quebras-de-linha, incendiando a ala esquerda do Colomiers. Já Rodrigo Marta voltou em grande forma com mais de cem metros conquistados, dez defesas batidos, duas quebras-de-linha, seis captações aéreas e uma série de boas situações de ataque que encheram o campo.

Pierre Sayerse foi titular na vitória do Stade Montois, com o ponta a somar quarenta metros e a ter uma noite algo inspirada. Anthony Alves e Simão Bento não foram convocados devido a lesão.

Nicolás Martins foi titular como asa fechado e ajudou ao Soyaux-Angoulême a conquistar quatro importantes pontos na luta pela sobrevivência na ProD2. O asa coleccionou oito placagens efectivas, um turnover, dois roubos no alinhamento e somou mais uma prestação de excelência.

O Grenoble sofreu uma derrota extremamente pesada na casa do Agen e José Madeira foi titular, alinhando a totalidade dos 80 minutos conseguindo 15 placagens efectivas, um roubo no alinhamento e um turnover. Pinheiro-Ruiz entrou nos últimos 14 minutos do encontro e somou duas placagens, não tendo comprometido o Grenoble.

Joris Moura converteu três pontos na derrota do Valence-Romans frente ao CA Brive (Lucas da Silva não foi convocado). O abertura teve alguns momentos positivos, saindo de campo aos 58 minutos quando o resultado já estava praticamente decidido.

24 minutos para Cody Thomas na vitória do Rouen Normandie (Jéremy Mauroaurd e Hugo Aubry não foram convocados) com boas formações-ordenadas e duas portagens de bola que ganhou terreno, numa exibição positiva do pilar português.

Diogo Hasse Ferreira somou 52 minutos na vitória do US Dax, com o primeira-linha a ter tido uma noite extremamente positiva forçando dois erros na formação-ordenada contrária, seis placagens efectivas e um jogo compacto.

NATIONALE

PierreMathieu Fernandes foi suplente utilizado na derrota do Vienne na casa do Tarbes. O pilar somou 20 minutos, tendo tido uma tarde pouco positiva.

NATIONALE 2

Éric dos Santos Madeira realizou uma boa prestação na vitória folgada do Graulhet, com o 2ª linha a se impor nos alinhamentos e a estar bastante participativa no ataque. Saiu aos aos 43 minutos quando o resultado já estava sentenciado.

Não foi de todo uma tarde positiva para o OMR, mas Dany Antunes voltou a marcar pontos, com um ensaio, conversão e penalidade, continuando a realizar uma temporada extremamente positiva a nível individual. Hugo Mendes não foi convocado.

60 minutos para Clément Pereira na vitória do Salles por 32-26 ante o Cognac. Uma assistência para ensaio do abertura português.

Luigi Dias e Lucas Vieira estiveram frente-a-frente no encontro entre o Saint Jeande Luz e o Limoges, com a vitória a sorrir ao 2ª linha português, que acabou por jogar os 80 minutos. Não obtivemos informações sobre as prestações dos atletas luso-franceses.

Anthony Granja foi suplente utilizado na derrota do Lannemezan ante o Mâcon, num jogo em que o pilar não teve uma tarde extremamente positiva.

DIVISION DE HONOR

José Conde foi suplente utilizado na vitória do UE Santobiana, com o pilar a ter tido uma tarde bem positiva, especialmente na formação-ordenada e na defesa, num momento em que o Alcobendas procurava dar a volta ao encontro.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS