Rugby Português “Lá Fora”: Storti e Marques voltam em grande

Francisco IsaacOutubro 15, 20236min0

Rugby Português “Lá Fora”: Storti e Marques voltam em grande

Francisco IsaacOutubro 15, 20236min0
Martin Félix voltou a ser titular pelo Nîmes e ajudou o seu clube a derrotar o Rumilly (sem Loïc Bournonville) com o defesa a ter uma mão cheia de acções importantes, especialmente no recolher a bola e no jogo ao pé.

Raffaele Storti, Samuel Marques, Nicolás Martins, Vincent Pinto e mais uns quantos “Lobos” voltaram ao activo pelos seus clubes, com o ponta do Béziers a brilhar nesta jornada da ProD2.

PROD2

Tivemos um choque de atletas portugueses no AS Béziers-Hérault vs Colomiers, com Raffaele Storti e Samuel Marques a começarem de início, assim como Vincent Pinto (Rodrigo Marta e Francisco Fernandes ficaram de fora) e a vitória acabou por ditar à equipa da casa. Raffaele Storti foi um dos protagonistas, não só pelo ensaio com pelas duas quebras-de-linha e cinco defesas batidos, mas não foi o MVP da noite, e jornada… esse feito fica para Samuel Marques. O formação foi perfeito nas suas acções, com duas assistências para ensaio, 13 pontos ao pé (100% de eficácia) e cinco placagens, oferecendo ao Béziers a injeção de velocidade e adrenalina que tanto necessitavam. Vincent Pinto teve uma tarde mais “calma”, mas ainda assim foi capaz de gerar três boas situações no ataque do Colomiers. Storti e Marques regressam assim em grande.

Nicolás Martins voltou e… quase que ajudou o Angoulême a arrancar uma importante vitória em casa frente ao Stade Montois (ainda sem Anthony Alves e Simão Bento), com o asa português a marcar um ensaio e a realizar 8 placagens efectivas em 47 minutos que jogou. Está num momento de forma ridículo, e parece não querer parar. Ainda somou um turnover também e um roubo no alinhamento.

Ainda sem Joris Moura, o Valence Romans somou uma grande conquista na recepção ao Rouen Normandie, que teve Cody Thomas em campo durante 41 minutos. O pilar teve uma exibição competente, com bom trabalho na formação-ordenada e seis placagens efectivas (uma falhada).

Pierre-Mathieu Fernandes foi suplente utilizado na vitória do Vienne frente ao Tarbes, com uma boa entrada do primeira-linha que mostrou trabalho na formação-ordenada.

NATIONALE 2

O OMR de Dany Antunes voltou às vitórias, tendo que suar para derrotar um valoroso Langon. O defesa português acabou por ser fundamental com 13 pontos convertidos ao pé, tendo estado perfeito no jogo aéreo e no controlo das operações a partir de trás. Mais um excelente jogo.

Luigi Dias foi titular na derrota do Saint Jean de Luz, que não conseguiu ultrapassar o Limoges (sem Lucas Vieira). O 2ª linha esteve imperial no alinhamento com três roubos de bola e ainda 9 placagens efectivas.

Éric dos Santos começou de início pelo Anglet, num encontro que acabou em desaire para a equipa do 2ª linha, perdendo apenas por um ponto. 14 placagens efectivas, cinco alinhamentos captados e alguns portes de bola.

Grande prestação de Thibault de Sousa na vitória gorda do Aubenas, que derrotou o Auch por 36-24. O primeira-linha ficou em campo até ao 50º minuto e mostrou-se agressivo em todo o seu trabalho, especialmente na formação-ordenada.

O abertura Clément Pereira foi importante na vitória do Salles, que conseguiu sair do campo do Cognac com uma conquistar por 32-30, no qual o luso-francês marcou três pontos através de um drop bem desenhado!

Martin Félix voltou a ser titular pelo Nîmes e ajudou o seu clube a derrotar o Rumilly (sem Loïc Bournonville) com o defesa a ter uma mão cheia de acções importantes, especialmente no recolher a bola e no jogo ao pé.

50 minutos para Lucas Vieira que ajudou o Limoges a garantir uma importante vitória para a Nationale 2. Não conseguimos obter informações detalhadas da prestação do talonador, mas a imprensa local destacou o seu papel no encontro.

Na Féderale 1, Thibault de Freitas jogou pelo Floirac mas não obtivemos informações sobre o jogo.

FEMININO

ÉLITE 1

A primeira divisão francesa está dividida em dois grupos de 6 equipas. O Campeonato começa no em Novembro, enquanto a Taça de França arranca já nesta próxima semana com os Pink Rockets, sobrenome das jogadoras do Stade Français, a receberem o Rennes. Duas jogadoras da Seleção Nacional estão a jogar na equipa da capital francesa : Isabel Ozorio (média de abertura) e Adelina da Costa (terceira-linha).

ÉLITE 2

A segunda divisão francesa O CA Brive Corrèze foi ganhar em casa do US Joué Rugby com Sara Magalhães a jogar titular na posição de Pilar direita. Jogou 46 min e marcou um ensaio. Zoé Fernandes, pilar esquerda, ficou desta vez no banco e entrou em campo aos 53 min de jogo. O resultado final foi de 43 0 a favor do Brive.

Em Villiers-sur-Marne (região parisiana), as Coyotes 94 perderam em casa frente as Valkyries Normandie RC 46 a 0. Inês Marques (talonadora) , Mariana Marques (centro) e Beatriz Oliveira (médio de abertura) jogaram pelas Valkyries Normandie FC os 80 min de jogo e Mariana Marques marcou um ensaio. Nas Coyotes 94 jogam 2 luso-francesas : Clothilde Vieira Alves (terceira linha) e Marion Mazer (segunda linha). Clothilde jogou todo o jogo e Marion saiu ao 50 min por culpa duma lesão no tornozelo. Apesar da derrota pesada, as duas portuguesas estiveram em bom plano com Clothilde a ser a jogadora mais em vista nos alinhamentos do lado das Coyotes 94.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS