Rugby Português “lá fora”: Storti com estreia (duplamente) a marcar

Francisco IsaacSetembro 12, 20225min0

Rugby Português “lá fora”: Storti com estreia (duplamente) a marcar

Francisco IsaacSetembro 12, 20225min0
Estreia a marcar para Raffaele Storti, que anotou dois ensaios pelo Béziers, num encontro em que Samuel Marques acabou a rir para a ProD2

Raffaele Storti só precisou de dois jogos para conseguir o seu primeiro (e segundo) ensaio na ProD2, e, foi o ponta o MVP da semana para o Fair Play, numa lista em que assinalamos a actividade dos restantes atletas portugueses a actuar pelo Mundo fora.

O DESTAQUE: ATENÇÃO, AQUI VEM O MISSIL STORTI

O Béziers-Hérault não foi capaz de garantir uma vitória no campo do Carcassone, mas Raffaele Storti saiu desta jornada com uma exibição de luxo que teve nos dois ensaios os pontos mais altos, sem falar de mais uma mão-cheia de jogadas individuais e colectivas em que o ponta foi protagonista, impondo-se com classe neste arranque de temporada. A capacidade de Raffaele Storti em conseguir ganhar em velocidade e destreza frente a potenciais placadores das linhas atrasadas, combinada com aquela maleabilidade em que torna qualquer placagem contrária um problema (ver o 1° ensaio), permitem-no ser uma constante ameaça, com uma larga margem de crescimento. O camisola 11 ficou em campo até ao último segundo do encontro, que acabou por terminar com os festejos do Carcassone, uma vez que os jaunards converteriam, positivamente, uma penalidade aos 81′. O MidiOlympique galardoou a exibição de Storti com uma estrela!

Samuel Marques jogou (praticamente) os 80 minutos, conseguindo mais 11 pontos ao pé (3 penalidades e uma conversão), garantindo, como sempre, uma linha de passe contínua e fluida, com a voz de comando e liderança a fazer diferença nos derradeiros minutos deste encontro.

Francisco Fernandes voltou a entrar como titular, saindo aos 48′ depois de ter realizado uma exibição consistente nas fases-estáticas e um bom compromisso na defesa.

OUTROS DESTAQUES

Mike Tadjer entrou em campo à passagem do minuto 58′ na derrota do Perpignan na recepção ao Brive (sem Lucas da Silva), e ainda foi capaz de mostrar bons pormenores, com um passe que resultou numa combinação de alto perigo para a defesa contrária, encaixando ainda três introduções no alinhamento.

Sebastian de Chaves entrou na Premiership 22/23 como titular no Newcastle Falcons, cumprindo uma boa exibição com oito placagens (100% de eficácia), dois turnovers no alinhamento e cinco metros de conquista com a oval em seu poder.

Pedro Bettencourt cumpriu 80 minutos na esmagadora vitória do Oyonnax sobre o Grenoble (José Madeira não foi convocado). Apesar de não ter estado envolvido directamente em nenhum dos ensaios dos Oyommens, o centro realizou uma prestação de bom nível com três tackle-busts, dois defesas batidos e ainda sete placagens.

Num jogo extremamente combativo a nível físico, o asa Nicolás Martins foi chamado aos 23 e acabou por jogar no quarto-de-hora final, onde somou três placagens.

Lucas Costa realizou uma monumental exibição pelo Rouen, com um ensaio marcado em que mostrou pura força de tração, sendo que podia ter somado um segundo caso um adversário não tivesse intervido ilegalmente, no qual resultado num ensaio de penalidade. O asa ainda encaixou doze placagens, com a última a garantir que o Rouen não deixasse fugir a vitória aos 80′. Cody Thomas foi titular pela primeira vez na temporada, com uma prestação boa a nível da formação-ordenada, registando-se apenas dois erros defensivos.

Steevy Cerqueira não teve uma jornada feliz, uma vez que terminou o encontro com um amarelo, isto depois de ter só entrado em campo aos 52′ na derrota do Chambéry frente ao US Bressane.

Vitória suada para o Dax na visita ao campo do Stade Niçois, com Diogo Hasse Ferreira a jogar toda a primeira-parte, saindo ao intervalo (Rodrigo Marta não foi convocado). O pilar português não gozou de uns 40 minutos de muita qualidade, naquilo que foi uma exibição apagada da avançada do Dax, que acabou por dar a volta ao resultado nos últimos 20 minutos.

Geoffrey Möise jogou 16 minutos na derrota inesperada do Narbonne em Bourgoin. Nenhum dado relevante a apontar.

Dany Antunes actuou os 80 minutos ao serviço do Cognac, e marcou 14 pontos a partir de pontapés aos postes (100% eficácia), para além de ter ainda registado uma quebra-de-linha. O Cognac acabou por consentir derrota na visita ao campo do Tarbes.

Hugo Mendes foi titular pelo Marcq-en-Barouel reno primeiro jogo da temporada da Nationale 2, sendo só substituído à passagem do minuto 49′. Boa prestação nas fases-estáticas.

O talonador Loïc Bournonville alinhou 73 minutos ao serviço do Rumilly, que apesar de uma boa exibição nos alinhamentos e na defesa, não terminou em vitória neste começo de época oficial.

Luigi Dias foi titular na folgada vitória pelo Saint Jean de Luz, mostrando-se em boa forma na defesa (sete placagens) e ataque (vinte menos), mas acabou por ter a sua exibição prejudicada por um amarelo que o tirou de campo dos primeiros 10 minutos da segunda parte.

Éric dos Santos foi chamado pelo Anglet para começar de início, jogando a totalidade dos 80 minutos na visita ao campo do Niort. Sem dados para informar sobre a exibição do 2a linha.

Miguel Macedo teve a sua estreia pelo Sportclub Neuenheim, num encontro em que o português ajudou a garantir uma importante vitória neste início da Bundesliga.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS