Rugby Português “lá fora”: Rodrigo Marta liga o turbo pelo Dax

Francisco IsaacSetembro 5, 20224min0

Rugby Português “lá fora”: Rodrigo Marta liga o turbo pelo Dax

Francisco IsaacSetembro 5, 20224min0
Rodrigo Marta fez uma exibição de luxo na sua estreia oficial pelo Dax Rugby e Francisco Isaac conta-te como foi!

Depois de na semana passada ter começado a ProD2, neste fim-de-semana tivemos o início do Top14 e Nationale 1, o que significa um aumento exponencial no número de atletas portugueses em campo, com um deles a ser Rodrigo Marta, o MVP desta primeira jornada da terceira divisão de rugby francesa, e contamos o porquê neste artigo de acompanhar!

O DESTAQUE: RODRIGO MARTA E O FLOREADO LETAL PELO DAX

Nada mau começo de época para o US Dax Rugby, que garantiu uma boa vitória em casa na super competitiva Nationale 1, e Rodrigo Marta esteve envolvido directamente em dois ensaios da sua equipa, com ainda a somar umas quantas quebras-de-linha de alto esplendor que colocaram o público no estádio (e das redes sociais) em polvorosa! Mais de 90 metros conquistados, cinco quebras-de-linha, oito defesas batidos e três bolas recolhidas no ar, o ponta formado no CF “Os Belenenses” ofereceu uma letalidade pura ao ataque do Dax, para além de ter ainda realizado dois momentos defensivos de categoria.

Chegou a França neste Verão de 2022, e, como fez em Portugal, a dinâmica, ritmo e eficácia de processos de Rodrigo Marta veio logo ao de cima no primeiro jogo oficial como profissional da modalidade!

Nota para Diogo Hasse Ferreira que começou no banco de suplentes do Dax Rugby, entrando aos 47 minutos de jogo, conseguindo mostrar serviço nas fases-estáticas e defesa, onde registou 5 placagens efectivas.

OUTROS DESTAQUES

Mike Tadjer foi titular na derrota do Perpignan na casa da Section Paloise, saindo de campo à passagem do minuto 48′. Cinco introduções no alinhamento (uma roubada pela avançada do Pau), seis placagens e três entradas no contacto para o talonador português.

Lucas da Silva actuou em 32 minutos da derrota caseira do Brive na recepção ao Lyon, com o talonador luso a registar uma boa entrada, estando envolvido no último ensaio da sua equipa – maul dinâmico que terminou em ensaio de penalidade.

Simão Bento perdeu no braço-de-ferro com Francisco Fernandes (Raffaele Storti não foi convocado) no duelo entre o Béziers-Hérault e o Stade Montois, num encontro em que o ponta/defesa português conseguiu ensaiar, inicialmente, dois bons momentos mas que acabou por não terminar da melhor forma. Sairia aos 49′ para voltar a entrar em campo já dentro do último quarto de hora (fruto de uma lesão protocolar de um companheiro de equipa). Já Francisco Fernandes teve 45 minutos de deleite, com a avançada do Béziers-Hérault a marchar triunfamente durante esse período, onde o pilar português foi importante na boa gestão das formações-ordenadas e nos mauls dinâmicos.

Samuel Marques voltou às responsabilidades de chutador do Carcassone, com 11 pontos convertidos (falhou apenas um pontapé em cinco tentativas) que ajudaram aos jaunards a garantir a primeira vitória da temporada. Foi substituído aos 73′ depois de ter realizado uma exibição preponderante na leitura do jogo adversário e no conseguir fornecer bola viva aos seus colegas. Fez ainda uma assistência para ensaio.

José Madeira e o seu Grenoble saíram de Agen com uma boa vitória, num encontro em que o 2a linha foi amarelado aos 49′ (substituído logo a seguir que terminou o tempo de suspensão temporária). Compacto, como sempre, o ex-CF “Os Belenenses” somou 10 placagens e um turnover, num encontro fisicamente muito duro.

Cody Thomas saiu do banco de suplentes aos 53 minutos, com o pilar a impor quatro boas placagens (uma falhada) para ajudar o Rouen a garantir 4 pontos nesta segunda jornada da ProD2.

Pedro Bettencourt foi suplente utilizado na vitória do Oyonnax ante o Massyone, sendo chamado quando faltava menos de 28 minutos para o final do encontro, entrando para a posição de ponta esquerdo, uma posição pouco habitual para o internacional português. Três boas arrancadas para o polivalente 3/4’s.

O Cognac pode não ter registado uma vitória no primeiro jogo da temporada, mas não podem apontar nada a Dany Antunes, já que o defesa somou um ensaio de belo efeito, convertendo ainda dois pontapés (uma conversão e penalidade). Somou ainda duas quebras-de-linha, três defesas batidos e dois pontapés recolhidos no ar.

Steevy Cerqueira iniciou no XV principal do Chambéry, saindo aos 60 minutos, num embate em que a equipa do 2a linha português somou 4 pontos. Seis boas placagens, duas conquistas no alinhamento e ainda umas quantas intervenções no ataque.

Geoffrey Möise foi titular no Narbonne, mostrando sinais encorajadores de que está a caminho da sua melhor forma física. Bom trabalho na formação-ordenada.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS