Rugby Português “Lá Fora”: Rodrigo Marta marca super ensaio

Francisco IsaacMarço 10, 20245min0

Rugby Português “Lá Fora”: Rodrigo Marta marca super ensaio

Francisco IsaacMarço 10, 20245min0
O Colomiers somou nova vitória na ProD2 e Vincent Pinto e Rodrigo Marta estiveram em grande, como conta Francisco Isaac

Rodrigo Marta marcou um dos melhores ensaios da temporada dos atletas portugueses a actuar fora, com o ponta a ajudar o Colomiers a somar uma preciosa vitória para chegar aos playoff da ProD2 2023/2024, sendo um dos vários destaques deste fim-de-semana.

MASCULINO

TOP14

O Oyonnax somou um empate na visita ao campo do Clermont, com o centro Pedro Bettencourt ter somado mais uma titularidade. Jogo mais calado do internacional português, com seis placagens efectivas (nenhuma falhada), três portagens de bola, 15 metros conquistados e um passe para quebra-de-linha de um parceiro de equipa. Competente em todo o seu trabalho.

PROD2

Choque para Samuel Marques, Raffaele Storti e Francisco Fernandes, com o trio de portugueses a somar uma pesada derrota na visita ao campo do US Dax de Diogo Hasse Ferreira, com o pilar a entrar no decorrer da segunda-parte. Dos quatro, Samuel Marques teve o jogo mais positivo não só pelos pontos somados (5), construindo algumas das poucas boas jogadas do Béziers. Francisco Fernandes esteve mais apagado na avançada e Raffaele Storti somou 30 metros de conquista de bola, sem nenhuma intervenção de grande esplendor no ataque. Diogo H. Ferreira entrou aos 53′ e ainda forçou dois erros à FO contrária, para além de ter feito cinco metros de conquista e um offload.

Uma das melhores exibições de sempre de José Madeira pelo Grenoble, com 24 placagens efectivas, três turnovers, dois roubos de bola no alinhamento e domínio total no fechar espaço na formação-ordenada. O ex-Belenenses Rugby actuou como asa fechado, ajudando o Grenoble a arrancar uma vitória por 17-10 no campo do 1º classe o Vannes, estando assim na corrida pelo playoff de subida. Diego Pinheiro-Ruiz não foi chamado.

Jogo extremamente emotivo entre o Colomiers e o Stade Montois, com a vitória a sorrir à formação de Rodrigo Marta e Vincent Pinto, com só Anthony Alves a ter jogado pela equipa Mont-de-Marsan (Simão Bento e Pierre Sayerse não foram chamados a jogo). A dupla de pontas do Colomiers abriu caminho nas alas, com destaque especial para Rodrigo Marta, já que marcou um ensaio, conquistou 110 metros, realizou duas quebras-de-linha e bateu seis defesas, numa das melhores prestações desde que chegou ao seu novo clube. O Colomiers está mais perto do top-6.

Cody Thomas foi suplente utilizado na vitória do Rouen Normandie, tendo entrado inicialmente aos 45 minutos por via de uma lesão de sangue do pilar titular, entrando definitivamente passado 18 minutos. Boa prestação do primeira-linha com uma formação-ordenada isenta de erros e boa participação na defesa.

Joris Moura foi titular e cumpriu 80 minutos na derrota do Valence Romans na casa do Soyaux-Angoulême (Nicolás Martins não foi convocado), tendo tido alguns bons momentos como duas fugas pelo centro do terreno, somando 60 metros de conquista, para além de uns pontapés que levantaram problemas à equipa da casa. Está no seu melhor momento de forma da presente temporada.

28 minutos para o talonador Lucas da Silva, que ajudou o Brive a arrancar uma preciosa vitória no campo do Agen. Quatro introduções no alinhamento, cinco placagens efectivas e três portagens de bola, com duas linhas-de-vantagem ganhas.

NATIONALE

Luka Begic foi suplente utilizado pelo Chambéry, entrando em campo no decorrer da segunda-parte numa tarde de excelência dos Elefantes da Nationale. Bom desempenho nas fases-estáticas e com participação activa no ataque.

NATIONALE 2

Lucas Vieira foi titular no Limoges, num encontro que não de correu de feição à equipa do talonador luso-francês. 50 minutos com boas introduções no alinhamento.

Choque de portugueses no Anglet-OMR com a vitória a sorrir ao 2ª linha Éric dos Santos Madeira, com Dany Antunes a converter três penalidades e a assistir para um dos ensaios da sua equipa. Exibição positiva de ambos os internacionais lusos.

Luigi Dias foi titular no Saint Jean de Luz, num encontro nada positivo para ambos. Derrota por números esclarecedores e uma exibição apagada do segunda-linha.

Clément Pereira foi titular no Salles, ajudando com duas assistências para ensaio e uma prestação bem pautada no ditar jogo.

Thibault de Sousa foi titular no desaire do Aubenas cumprindo 45 minutos. Não obtivemos mais dados em relação à exibição do pilar.

Anthony Granja foi suplente utlizado na vitória do Lannemezan, somando 30 minutos.

DIVISION DE HONOR

José Conde foi titular na derrota do UE Santboiana frente ao Burgos, com o pilar a sair ainda antes do fim da primeira-parte. Competente na formação-ordenada, com uma série de placagens efectivas e três portagens de bola.

FEMININO

LIGA IBERDROLA

Inês Spínola foi titular e marcou um ensaio na vitória do CRAT, com a ponta a dar um bom show a partir da sua posição, conseguindo somar ainda duas quebras-de-linha e seis defesas batidos em mais um jogo a contar pela luta pelo título espanhol de campeão. Maria Morant também começou de início na posição de nº8 e fez questão de mostrar o seu poderio físico.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS