Rugby Português “lá fora”: portugueses apurados para as finais

Francisco IsaacMaio 22, 20233min0

Rugby Português “lá fora”: portugueses apurados para as finais

Francisco IsaacMaio 22, 20233min0
José Madeira e Rui Maria Freitas são só alguns dos portugueses apurados para as finais dos seus campeonatos como Francisco Isaac relata

Com a final da Challenge e Champions Cup a tomar o tempo de antena internacional, a ProD2, Nationale, Division de Honor e Ereklasse avançaram para os quartos/meias-de-final, com uma avanlanche de portugueses a conseguirem apuramento para a fase seguinte, como contamos mais em baixo.

DESTAQUES DO FIM-DE-SEMANA

José Madeira foi suplente utilizado na vitória do Grenoble frente ao Stade Montois de Anthony Alves (Simão Bento não foi convocado), que foi titular, com o segunda-linha a ter uns 28 minutos de extrema qualidade como se vêem pelos dois roubos no alinhamento, um turnover, cinco placagens, um offload e um par de entradas no contacto, sendo que foi com ex-Belenenses Rugby em campo que a equipa da casa deu a volta ao resultado. Já o pilar internacional português somou também 28 minutos, mas não conseguiu ter o mesmo impacto dos quartos-de-final, com a equipa de Mont-de-Marsan a não conseguir o acesso à final da ProD2. Nota para o facto de na final da segunda liga francesa de rugby termos, potencialmente, dois portugueses dentro de campo com Pedro Bettencourt de um lado (não foi chamado para a meia-final) e José Madeira do outro, com o vencedor desse último jogo a ascender directamente ao Top14 por troca com o CA Brive (Lucas da Silva), enquanto o finalista vencido vai entrar em campo numa finalíssima de subida frente ao penúltimo da principal divisão francesa de rugby, que é neste momento o Perpignan de Mike Tadjer.

Rodrigo Marta e Diogo Hasse Ferreira conseguiram promover o Dax Rugby ao Top14, independentemente do resultado da final do próximo fim-de-semana frente ao Valence Romans Drome Rugby, depois de conseguirem ganhar no agregado ao Blagnac. O centro foi titular e esteve e em campo os 80 minutos, enquanto o pilar entrou no decorrer da 2ª parte, com ambos a realizarem boas prestações: Rodrigo Marta saiu com duas quebras-de-linha, seis defesas batidos e sete placagens; e Diogo H. Ferreira foi decisivo para dar um certo domínio na primeira-linha.

José Conde vai marcar presença na meia-final da División de Honor depois de derrotar o Barça Rugbi de Nuno Mascarenhas, num encontro em que foi necessário tempo extra para ter um vencedor. O pilar português esteve em campo até aos 58′, saindo já cansado e depois de rubricar uma prestação a um excelente nível, apesar da intensa batalha na avançada. Já Nuno Mascarenhas marcou um dos ensaios da equipa do Barcelona neste dérbi da Catalunha, tendo sido um dos jogadores que alterou o jogo a partir da 2ª parte, com uma série de grandes placagens e jogadas ardilosas com a oval nas mãos.

Rui Maria Freitas foi o MVP do Eemland, que, ao fim de algumas épocas, vai marcar presença na final do campeonato. O defesa português insuflou total segurança no jogo ao pé, dominando bem os acessos contra-ofensivos da equipa contrária, arrancando ainda três quebras-de-linha e dois ensaios numa exibição de total fulgor. A final está marcada para o próximo fim-de-semana.

Miguel Macedo foi titular pelo Sport Club Neuenheim 02, conseguindo o apuramento para a fase-seguinte, terminando a fase regular como 1º classificado.

Eduardo Sampaio e João Vasco Côrte Real foram titualres na derrota do München RFC.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS