Rugby Português “Lá Fora”: Pinto e Marta elevam o Colomiers

Francisco IsaacOutubro 22, 20236min0

Rugby Português “Lá Fora”: Pinto e Marta elevam o Colomiers

Francisco IsaacOutubro 22, 20236min0
Vincent Pinto e Marta elevam o Colomiers para uma vitória na ProD2 mas não foram os únicos destaques deste fim-de-semana

Vincent Pinto e Rodrigo Marta brilharam na vitória do Colomiers frente ao SAXV de Nicolás Martins, com os três internacionais portugueses a terem jogos de enorme nível e contamos o que se passou nesse encontro da ProD2 e muito mais!

PROD2

Vincent Pinto e Rodrigo Marta… esta dupla veio para ficar e encantar Colomiers, e o facto de terem marcado um ensaio cada nesta vitória frente ao Angoulême, é uma pequena prova do que está para vir. Vincent Pinto realizou uma prestação de enorme nível não só pelos cinco pontos marcados, mas pelas seis captações aéreas, três quebras-de-linha, sete placagens, dois turnovers e quatro defesas batidos, sendo um problema constante e irritante para a equipa contrária. Rodrigo Marta foi aparecendo a espaços, precisando só de uns curtos segundos para fazer um dos ensaios da jornada, irrompendo pelo corredor, tirando três adversários do caminho até mergulhar para dentro da área de ensaio. Do outro lado esteve Nicolás Martins, com o 3ª linha a realizar 21 placagens efectivas (apenas 1 falhada), três turnovers e dois roubos no alinhamento, sendo de longe o melhor jogador da sua equipa.

Samuel Marques, Raffaele Storti e Francisco Fernandes jogaram na derrota do Béziers no campo do Provence, num jogo que podia até terminado em vitória para a equipa do trio de atletas dos “Lobos”. O formação foi dos três quem melhor esteve, apresentando-se novamente num patamar absurdo a nível de intensidade e técnico, construindo um dos ensaios do Béziers, apesar de ter falhado três pontapés – duas conversões e uma penalidade. Storti conseguiu abrir um buraco na linha-adversária numa ocasião, mas teve um jogo mais concentrado no contra-ataque e receção aérea. Ainda tentou salvar o Béziers de sofrer um ensaio, mas a sua acção acabou por não surtir efeito (decisão estranha da equipa de arbitragem, uma vez que o ponta já estava dentro da área-de-ensaio…). Francisco Fernandes entrou do banco de suplentes e nos 35 minutos que dispôs foi sensacional, em particular na formação-ordenada e placagem.

51 minutos para Diogo Hasse Ferreira que foi assim titular na derrota do Dax por 03-07 no campo do Agen. O pilar apresentou-se no seu melhor nível, forçando dois erros na formação-ordenada contrária e com ainda 12 placagens efectivas.

José Madeira teve de entrar após o 6º minuto de jogo por via de lesão de um colega de equipa, e o segunda-linha foi intratável nos alinhamentos, contacto e cobertura ao portador de bola. Cinco linhas-de-vantagem conquistadas, treze placagens e um roubo de bola no alinhamento. Foi um dos melhores da noite pelo Grenoble.

Apesar de mais uma derrota do Rouen Normandie, Cody Thomas foi um dos MVP’s da tarde, com várias placagens, uma defesa acérrima na formação-ordenada, boas saídas curtas no contacto e ainda um par de pormenores técnicos de categoria. Está a realizar uma excelente temporada.

NATIONALE

Pierre-Mathieu Fernandes foi titular no Vienne, saindo à passagem do 55º minuto, num encontro em que a equipa do pilar sofreu uma pesada derrota frente ao Narbonne (ainda sem Geoffrey Moïse). Cinco placagens efectivas (duas falhas), uma penalidade cometida e uma prestação competente nas fases-estáticas.

Steevy Cerqueira somou os seus primeiros 20 minutos da temporada na Nationale, saltando do banco de suplentes para ajudar o Chambéry a somar uma importante vitória frente ao Nice e assim manter-se na luta pelos primeiros lugar na Nationale. Grande trabalho no alinhamento.

DIVISION DE HONOR

José Conde foi titular num dos jogos mais frenéticos desta jornada da División de Honor, com o Santboiana a arrancar uma vitória por 45-42 no dérbi da Catalunha. Dominante nas suas responsabilidades como primeira-linha, ainda foi importante no choque físico e no apoiar ao ataque.

FEMININO

COUPE DE FRANCE

Isabel Ozório jogou contra a sua antiga equipa, e realizou uma boa prestação em mais uma jornada da Coupe de France. Umas quantas boas jogadas, uma delas em que fez um offload que acabou por dar em ensaio. Adelina Costa muito potente sempre ganhou metros, teve um cartão amarelo por ter entrado no lado num maul, mas voltou do castigo em boa forma.

COPA FER

Inês Spínola e Maria Morant foram titulares no CRAT a contar para a Copa FER, e a número 15 foi uma das melhores deste fim-de-semana! Duas assistências, setenta metros de conquista, duas quebras-de-linha e cinco defesas batidos, para além de ter sido uma super segurança lá atrás o tempo todo. Já Maria Morant teve um jogo extremamente físico, “arregaçando” bem as mangas e a trabalhar minuciosamente para garantir que o CRAT ganhasse na fisicalidade.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS