Rugby Português “lá fora”: Oyonnax de Bettencourt nas meias da ProD2

Francisco IsaacMaio 25, 20222min0

Rugby Português “lá fora”: Oyonnax de Bettencourt nas meias da ProD2

Francisco IsaacMaio 25, 20222min0
Samuel Marques está fora das meias-finais, mas Pedro Bettencourt ainda pode sonhar com a subida do Oyonnax para o Top14 como contamos neste artigo

O Carcassonne de Samuel Marques (e José Lima) chegou a estar perto das meias-finais da ProD2, mas acabou eliminado frente ao Nevers, com Pedro Bettencourt a obter melhor sorte ao serviço do Oyonnax. Fica a par do fim-de-semana dos atletas portugueses a jogar pela Europa fora

NOTÍCIAS DE OUTROS JOGADORES

Ponto final numa grande temporada do Carcassone e de Samuel Marques (José Lima voltou a não ser convocado), com o formação a ter sido um dos principais protagonistas do jogo de playoff desta equipa do sul de França, que acabou por sucumbir perante um mais astuto (ou eficaz) Nevers. Apesar da eliminação, o formação foi um dos MVP’s dos jaunards com uma quebra-de-linha, três defesas batidos, duas assistências para rupturas defensivas, 93% de eficácia no passe, seis placagens (com um extra de duas falhadas) e uma prestação que no global foi preponderante para o Carcassonne manter as esperanças intactas até ao último minuto do jogo. A somar a estes dados estatísticos, o internacional português marcou todos os 12 pontos da sua equipa, não errando qualquer pontapé aos postes durante estes últimos 80 minutos, o que significou fechar a época no 9º lugar de melhores pontuadores com 232 pontos.

30 minutos para Pedro Bettencourt, que se apresentou imperial na missão defensiva, colocando o seu ombro e agressividade ao serviço do Oyonnax, garantindo assima uma defesa extrememante eficiente na vitória por 19-12, o que lhes garante acesso a uma das meias-finais da ProD2 2021/2022. No registo ofensivo, o português ex-CDUP dispôs de poucas oportunidades para tentar arranjar formas de escapar por entre a boa defesa do Colomiers Rugby, cumprindo o seu papel como 2º centro neste segundo jogo dos “quartos-de-final” da ProD2, atingindo agora as meias-finais da competição, onde vão defrontar o Aviron Bayonnais para garantir o acesso à final da competição. Teremos o Oyonnax na final?

Dany Antunes somou 9 pontos ao pé na derrota do Massy por 21-09, estando assim em desvantagem para a segunda-mão de acesso à final da Nationale. O ponta português cumpriu os 80 minutos e ainda foi capaz de forçar dois erros à linha-de-defesa do Albi, colocando a sua velocidade e side-step ao serviço do Massyone, contando-se ainda cinco defesas batidos, cinco bolas seguras no ar, uma quebra-de-linha, protagonizando alguns momentos de categoria. Apesar da desvantagem de 12 pontos, o Massy pode ainda atingir a final da Nationale, desde que consiga derrotar por mais de 13 pontos o Albi já no próximo fim-de-semana.

Rui Maria Freitas fechou a sua primeira temporada no Ereklasse com mais um ensaio, três pontapés, três quebras-de-linha, 80 metros conquistados e uma exibição que acabou por não evitar a derrota do Eemland no encerramento da fase-de-campeão.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter