Rugby Português “Lá Fora”: Nicolás Martins perto da manutenção

Francisco IsaacAbril 21, 20244min0

Rugby Português “Lá Fora”: Nicolás Martins perto da manutenção

Francisco IsaacAbril 21, 20244min0
O SAXV está com a manutenção praticamente garantida e Nicolás Martins foi fundamental, como conta Francisco Isaac

Com a Nationale e Nationale 2 em pausa até ao último fim-de-semana de Abril, foi a Pro D2 o palco principal dos jogadores portugueses neste fim-de-semana passado, com Nicolás Martins e o SAXV a ficarem muito próximos da manutenção, para além de Raffaele Storti ter chegado ao 21º ensaio da temporada e igualado o recorde de melhor marcador de sempre numa temporada desta segunda divisão do rugby francês.

FRANÇA

PRO D2

Derrota inesperada para o Béziers na visita ao campo do Aurillac, com só Raffaele Storti e Samuel Marques a terem sido convocados do trio de portugueses, ficando Francisco Fernandes de fora. Raffaele Storti somou o seu 21º ensaio e está a um de se tornar o melhor marcador de sempre numa época na Pro D2, num jogo que terminou com 63 metros de conquista, duas quebras-de-linha, cinco defesas batidos, três recepções a pontapés e duas placagens efectivas. Samuel Marques esteve a um bom nível, mas não foi capaz de conferir a mesma eloquência ofensiva dos jogos passados, muito por conta da excelente resposta defensiva da equipa do Aurillac.

Nicolás Martins voltou a vestir a camisola de herói, já que teve duas placagens salvadoras e que impediram o CA Brive de Lucas da Silva (entrou no decorrer da segunda-parte) chegar à área-de-validação, terminando o encontro com 16 placagens efectivas, tendo sido o melhor placador do SAXV pela 6ª semana consecutiva. O 3ª linha ainda forçou dois turnovers no breakdown e sacou um roubo no alinhamento do Brive, mostrando também boa forma na portagem de bola.

José Madeira entrou aos 42 minutos na esmagadora vitória do Grenoble ante o Biarritz do novo seleccionador nacional, Simon Mannix, estando a equipa do 2ª linha mais perto do playoff de acesso à subida de divisão! O ex-Belenenses Rugby entrou com o gás todo, somando 11 placagens efectivas, um turnover, dois roubos no alinhamento, três portagens de bola, um offload e duas linhas-de-vantagem conquistadas, em mais uma tremenda prestação como asa fechado.

Pierre Sayerse foi titular pelo Stade Montois (Simão Bento e Anthony Alves não foram chamados) numa noite muito difícil, já que consentiram um desaire por 46-22 na casa do Provence, estando agora em perigo de ficar de fora dos playoff de subida. O ponta somou 45 metros de conquista e dois defesas batidos, tendo realizado cinco placagens efectivas (mais duas falhadas).

Cody Thomas e Jérémie Maurouard foram suplentes utilizados na derrota do Rouen no campo do Dax (Diogo Hasse Ferreira não foi chamado a jogo), somando 40 e 30 minutos respectivamente. Exibição globalmente positiva para ambos, especialmente para o pilar que voltou a arrancar duas penalidades ao seu adversário directo e ainda teve um par de acções no ataque de impacto considerável.

O Colomiers voltou a perder para a Pro D2 com Rodrigo Marta a ter sido titular (Vincent Pinto ficou de for por lesão) e até ter realizado uma mão cheia de boas acções, como aos 35 minutos em que por pouco não criou um dos ensaios da sua equipa. Terminou o encontro com 50 metros conquistados, três recepções seguras a pontapés e cinco defesas batidos.

Joris Moura começou do banco de suplentes mas o abertura português foi sensacional mal entrou em campo, com uma super assistência ao pé para ensaio e dois pontos convertidos, apresentando bons argumentos para poder voltar às convocatórias da selecção nacional.

DIVISION DE HONOR

O Real Ciências de Sevilla de Tomás Lamboglia levou a melhor ante o UE Santboiana de José Conde e está nas meias-finais da Division de Honor, num jogo emotivo mas que acabou por sair bem à equipa do ex-Caldas Rugby. José Conde esteve ao seu melhor durante os primeiros quarenta minutos, com umas formações-ordenadas estáveis e umas quantas placagens de alto impacto, mas acabou por ser o Sevilla a sorrir antes do intervalo. O formação só entraria aos 70′ mas ainda foi a tempo de montar um par de boas acções ofensivas da equipa da casa que está assim nas meias-finais da DH.

FEMININO

COPA RFER

Inês Spínola e Maria Morant estiveram perto de conquistar a Taça de Espanha, mas o CR Majadahonda acabou por ser mais resiliente e levantaram o troféu. Ambas foram titulares e apresentaram-se no seu melhor, com boas acções individuais, com a ponta a surpreender a defesa contrária com um par de bons arranques.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS