Rugby Português “Lá Fora”: Nicolás Martins perto da manutenção
Com a Nationale e Nationale 2 em pausa até ao último fim-de-semana de Abril, foi a Pro D2 o palco principal dos jogadores portugueses neste fim-de-semana passado, com Nicolás Martins e o SAXV a ficarem muito próximos da manutenção, para além de Raffaele Storti ter chegado ao 21º ensaio da temporada e igualado o recorde de melhor marcador de sempre numa temporada desta segunda divisão do rugby francês.
FRANÇA
PRO D2
Derrota inesperada para o Béziers na visita ao campo do Aurillac, com só Raffaele Storti e Samuel Marques a terem sido convocados do trio de portugueses, ficando Francisco Fernandes de fora. Raffaele Storti somou o seu 21º ensaio e está a um de se tornar o melhor marcador de sempre numa época na Pro D2, num jogo que terminou com 63 metros de conquista, duas quebras-de-linha, cinco defesas batidos, três recepções a pontapés e duas placagens efectivas. Samuel Marques esteve a um bom nível, mas não foi capaz de conferir a mesma eloquência ofensiva dos jogos passados, muito por conta da excelente resposta defensiva da equipa do Aurillac.
Storti's 21st try of the 2023/2024 Pro D2 season
One more and the all-time record is his and only his to have
La Fléche strikes again🏹 pic.twitter.com/KQ0tFOZtnn
— Francisco Isaac (@francisaac87) April 20, 2024
Nicolás Martins voltou a vestir a camisola de herói, já que teve duas placagens salvadoras e que impediram o CA Brive de Lucas da Silva (entrou no decorrer da segunda-parte) chegar à área-de-validação, terminando o encontro com 16 placagens efectivas, tendo sido o melhor placador do SAXV pela 6ª semana consecutiva. O 3ª linha ainda forçou dois turnovers no breakdown e sacou um roubo no alinhamento do Brive, mostrando também boa forma na portagem de bola.
José Madeira entrou aos 42 minutos na esmagadora vitória do Grenoble ante o Biarritz do novo seleccionador nacional, Simon Mannix, estando a equipa do 2ª linha mais perto do playoff de acesso à subida de divisão! O ex-Belenenses Rugby entrou com o gás todo, somando 11 placagens efectivas, um turnover, dois roubos no alinhamento, três portagens de bola, um offload e duas linhas-de-vantagem conquistadas, em mais uma tremenda prestação como asa fechado.
Pierre Sayerse foi titular pelo Stade Montois (Simão Bento e Anthony Alves não foram chamados) numa noite muito difícil, já que consentiram um desaire por 46-22 na casa do Provence, estando agora em perigo de ficar de fora dos playoff de subida. O ponta somou 45 metros de conquista e dois defesas batidos, tendo realizado cinco placagens efectivas (mais duas falhadas).
Cody Thomas e Jérémie Maurouard foram suplentes utilizados na derrota do Rouen no campo do Dax (Diogo Hasse Ferreira não foi chamado a jogo), somando 40 e 30 minutos respectivamente. Exibição globalmente positiva para ambos, especialmente para o pilar que voltou a arrancar duas penalidades ao seu adversário directo e ainda teve um par de acções no ataque de impacto considerável.
O Colomiers voltou a perder para a Pro D2 com Rodrigo Marta a ter sido titular (Vincent Pinto ficou de for por lesão) e até ter realizado uma mão cheia de boas acções, como aos 35 minutos em que por pouco não criou um dos ensaios da sua equipa. Terminou o encontro com 50 metros conquistados, três recepções seguras a pontapés e cinco defesas batidos.
Joris Moura começou do banco de suplentes mas o abertura português foi sensacional mal entrou em campo, com uma super assistência ao pé para ensaio e dois pontos convertidos, apresentando bons argumentos para poder voltar às convocatórias da selecção nacional.
Forgot to post this one, but… Joris Moura is on fire lately
Came from the bench and still pulled this trick out of his hat
Portugal really has in him, Aubry and Portela a beautiful trio of fly-halves#ProD2 pic.twitter.com/x06hXXdhEC
— Francisco Isaac (@francisaac87) April 21, 2024
DIVISION DE HONOR
O Real Ciências de Sevilla de Tomás Lamboglia levou a melhor ante o UE Santboiana de José Conde e está nas meias-finais da Division de Honor, num jogo emotivo mas que acabou por sair bem à equipa do ex-Caldas Rugby. José Conde esteve ao seu melhor durante os primeiros quarenta minutos, com umas formações-ordenadas estáveis e umas quantas placagens de alto impacto, mas acabou por ser o Sevilla a sorrir antes do intervalo. O formação só entraria aos 70′ mas ainda foi a tempo de montar um par de boas acções ofensivas da equipa da casa que está assim nas meias-finais da DH.
FEMININO
COPA RFER
Inês Spínola e Maria Morant estiveram perto de conquistar a Taça de Espanha, mas o CR Majadahonda acabou por ser mais resiliente e levantaram o troféu. Ambas foram titulares e apresentaram-se no seu melhor, com boas acções individuais, com a ponta a surpreender a defesa contrária com um par de bons arranques.