Rugby Português “lá fora”: Nicolás Martins, o herói de Angoulême

Francisco IsaacMaio 8, 20233min0

Rugby Português “lá fora”: Nicolás Martins, o herói de Angoulême

Francisco IsaacMaio 8, 20233min0
O Angoulême sobreviveu à descida e foi Nicolás Martins que salvou o clube da despromoção com um ensaio nos últimos minutos

Foi um fim-de-semana de glorioso para uns e inglório para outros, já que Nicolás Martins pôde festejar a permanência na ProD2 do seu Soyaux Angoulême Charente Rugby Pro, mas já Samuel Marques e o Carcassonne não conseguiram sobreviver à descida à Nationale, como contamos neste artigo.

DESTAQUES DO FIM-DE-SEMANA

Mike Tadjer esteve 27 minutos em campo pelo Perpignan que sucumbiu a uma desaire na visita ao campo do LOU, com o talonador português a introduzir cinco alinhamentos correctos e ainda a efectuar três placagens nesta 24ª jornada do Top14.

Lucas da Silva foi suplente utilizado na surpreendente vitória do CA Brive, que com estes 4 pontos voltou a fazer uma aproximação ao Perpignan quando faltam duas jornadas para fechar a fase-regular do Top14. Bons 30 minutos do talonador, que esteve envolvido em dois alinhamentos que ajudaram o Brive a chegar aos pontos, tendo se mostrado competente nas saídas curtas e choques no contacto.

Grande exibição de Francisco Fernandes, com dois turnovers, sete placagens, seis linhas-de-vantagem conquistadas, e uma penalidade forçada na formação-ordenada contrária, demonstrando mais uma vez total classe na avançada do Béziers, que acabou esta temporada com mais uma vitória. O pilar confirmou a renovação de contrato até 2024.

Bons 61 minutos de José Madeira na vitória por três pontos do Grenoble frente ao Vannes, com o segunda-linha a chegar aos 50 jogos como sénior na ProD2 francesa. Dois alinhamentos interceptados, doze placagens e boas entradas no contacto.

Anthony Alves e Cody Thomas estiveram frente-a-frente no Stade Montois vs Rouen Normandie, e ambos realizaram boas prestações, com o primeiro a ter sido preponderante na formação-ordenada, enquanto o segundo marcou um ensaio e foi imponente a nível defensivo.

Exibição de gala de Samuel Marques que se despediu do Carcassonne com 9 pontos, com um ensaio e duas conversões, para além de ter desenhado ainda mais dois ensaios para os jaunards, que não conseguiram evitar a despromoção à Nationale. Samuel Marques segue agora caminho para o Bézieres-Hérault, clube pelo qual assinou até 2025.

Nicolás Martins foi titular pelo Angoulême e realizou a sua melhor prestação da temporada, não só pelo ensaio que salvou a sua equipa da descida, como pelas 17 placagens efectivas, dois turnovers e uma quebra-de-linha, mostrando-se em grande neste encerramento da fase-regular da ProD2.

Luigi Dias foi titular pelo Saint Jean-de-Luz, que na 1ªmão dos quartos-de-final da Nationale 2, ajudou a sua equipa a somar uma importante vitória, com um 16-14, isto na condição de visitantes. Cinco captações no alinhamento, um tunover, sete entradas no contacto e doze placagens.

Rui Maria Freitas com duas quebras-de-linha, seis placagens, 10 pontos convertidos, ajudou o Eemland a garantir uma meia-final em casa frente ao 4º classificado da Ereklasse.

João Vasco Côrte-Real e Eduardo Sampaio jogaram pelo München RFC frente ao SC Neuenheim (Miguel Macedo não jogou) e ambos estiveram bem neste encontro em que até estiveram perto de ganhar a um dos candidatos à Bundesliga.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS