Rugby Português “lá fora”: Pedro Bettencourt em alta pelo Oyonnax

Francisco IsaacAbril 30, 20233min0

Rugby Português “lá fora”: Pedro Bettencourt em alta pelo Oyonnax

Francisco IsaacAbril 30, 20233min0
A uma jornada do fim da ProD2, Pedro Bettencourt protagonizou uma excelente exibição pelo Oyonnax. Fica a saber de tudo neste artigo

Estamos nos momentos finais da temporada, com a ProD2 a uma jornada do seu fim, enquanto a Nationale e Nationale 2 avançam para os quartos-de-final. Neste fim-de-semana destaque para a soberba exibição de Pedro Bettencourt pelo Oyonnax, enquanto Rui M. Freitas tem a final em casa praticamente garantida.

DESTAQUES DO FIM-DE-SEMANA

Francisco Fernandes somou mais um jogo a titular pelo Béziers-Hérault saindo de campo à passagem do minuto 50, num jogo que correu globalmente mal ao emblema do pilar português (relembrar que Rafaelle Storti ainda está lesionado e não joga mais esta temporada). Em relação ao internacional luso, duas boas formações-ordenadas, quatro placagens, duas entradas no contacto. Cody Thomas entrou em campo aos 54 minutos e ajudou o Rouen Normandie a aguentar o resultado até ao apito final, garantindo boas fases-estáticas.

José Madeira foi convocado no Grenoble e entrou em campo aos 52′ na visita ao campo do Biarritz. Num jogo de excelente qualidade, o 2ª linha ex-Belenenses Rugby esteve bem, especialmente nas disputas no alinhamento e na placagem activa, conseguindo um bom turnover neste seu 14º jogo da temporada (está a um de atingir os 50 jogos oficiais pelo Grenoble).

Cerca de meia-hora para o pilar Anthony Alves, que ajudou o Stade Montois a resgatar 4 preciosos pontos na luta por uma meia-final em casa na fase-a-eliminar da ProD2, com o internacional português a impor um belo impacto na formação-ordenada, e ainda três idas ao contacto que fizeram alguma mossa aos placadores opositores.

Situação crítica para o Carcassonne de Samuel Marques, com os jaunards em zona de descida depois de consentirem um desaire frente ao Montauban, que ao somar esta vitória garantiram a manutenção na ProD2. Como tem sido normal durante toda a temporada, o formação português foi um dos melhores em campo apesar de ter começado o encontro no banco de suplentes. 9 pontos, três dos quais convertidos já aos 80′ e que garantiu um ponto de bónus defensivo que poderá ser precioso na última jornada da competição.

Pedro Bettencourt marcou o seu primeiro ensaio da temporada na vitória folgada do Oyonnax em casa do Massyone, realizando uma excelente prestação nos 40 minutos em que jogou. O ensaio foi marcado a partir de uma entrada após uma formação-ordenada, somando ainda mais 20 metros de conquista, três defesas batidos, dois offloads, cinco placagens efectivas e um tackle-bust, compondo aquela que foi o seu melhor jogo desta temporada.

Dany Antunes fechou a temporada com nova titularidade pelo Cognac, que neste derradeiro encontro não conseguiu ganhar. Duas quebras-de-linha, dois defesas batidos e três captações aéreas.

José Conde foi titular pelo UE Santboiana em jogo a contar para a Taça de Espanha, cumprindo 58 minutos nesta meia-final que acabou por terminar em eliminação do emblema catalão. Exibição competente no bloco avançado.

Rui M. Freitas foi titular pelo Eemland, que derrotaram o Haagse na luta pelo 1º lugar na Ereklasse, com o ex-São Miguel a marcar 7 pontos e a realizar ainda uma quebra-de-linha, sete placagens e um total de 70 metros de conquista.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS