Rugby Português “lá fora”: Mike Tadjer e Samuel Marques em grande

Francisco IsaacNovembro 27, 20225min0

Rugby Português “lá fora”: Mike Tadjer e Samuel Marques em grande

Francisco IsaacNovembro 27, 20225min0

Depois do fim da janela internacional do Outono de 2022, um bom número de atletas portugueses voltaram à actividade pelos seus clubes, como Mike Tadjer, Samuel Marques ou Thibault de Freitas, com o destaque da jornada a ir para uma série de jogadores, sendo que vários realizaram boas exibições tanto no Top14, Premiership, ProD2 ou División de Honor.

NOTÍCIAS DE OUTROS JOGADORES

Mike Tadjer foi chamado à convocatória do Perpignan, tendo jogado cerca de 30 minutos. Inicialmente, o talonador, que começou no banco de suplentes, foi chamado aos 12 minutos numa substituição temporária (protocolo de concussão) e manteve-se dentro de campo até aos 33′, altura em que saiu, para depois voltar a retornar quando já estávamos nos 10 minutos finais. Cinco placagens, cinco introduções, e uma penalidade final conquistada numa formação-ordenada, que foi decisiva para garantir nova vitória neste Top14, estando agora com 5 pontos de distância do último lugar.

Sebastien de Chaves foi titular nos Newcastle Falcons e voltou a ser importante na sua equipa, que garantiu uma vitória nesta jornada da Premiership: quinze placagens, um turnover, seis alinhamentos captados, uma intercepção e 20 metros de conquista em seis portagens de bola.

Samuel Marques retornou do Dubai para se apresentar como titular no Carcassonne, com o formação português a somar os 80 minutos e uma das chaves-mestras nesta vitória dos jaunards na ProD2. Não foi o chutador de serviço nesta jornada, mas foi castigando o Agen através do seu jogo, com uma série de boas incidências que beneficiou o Carcassonne.

Encontro de portugueses no encontro entre o Béziers-Hérault e Rouen Normandie, com Raffaele Storti e Francisco Fernandes a serem titulares na equipa da casa, enquanto Cody Thomas também teve direito a começar de início, com Lucas da Costa a entrar em campo no decorrer da 2ª parte. A vitória acabou por sorrir ao Béziers, num jogo em que Francisco Fernandes dominou na formação-ordenada e travou um duelo intenso com Cody Thomas (consentiu uma penalidade nesta fase-estática) e apresentou-se em força no apoio ao breakdown, sendo que Raffaele Storti saiu à passagem do 39º minuto, depois ter sido protagonista de um par de bons momentos individuais.

30 minutos para Nicolás Martins, que acabou por estar envolvido no ensaio da vitória do Angoulême, que garantiu quatro preciosos pontos para fugir ao último lugar da ProD2, deixando o Massyone para trás na classificação. O asa com sete placagens (uma dominante), uma captação no alinhamento e três portagens de bola, trouxe estabilidade à 3ª linha naqueles 10 minutos finais decisivos.

Dany Antunes alinhou como abertura pelo Cognac, apontou sete pontos ao pé (uma penalidade e duas conversões), assistindo para um dos ensaios da sua equipa, que não conseguiu quebrar a sequência de 11 derrotas consecutivas na Nationale 1.

https://www.facebook.com/photo?fbid=582622323864767&set=a.126917946101876

José Lima e Geoffrey Moise foram utilizados na vitória do Narbonne, com destaque para uma boa exibição do centro internacional português, que não só placou eficazmente por oito ocasiões, como ainda foi um dos pêndulos do ataque, agarrando bem a defesa contrária. Já o pilar internacional português entrou nos últimos 20 minutos, e se mostrou sólido nas formações-ordenadas.

Cyrille Andreu ajudou o Aubenas a sair do campo do líder Nîmes com uma vitória sensacional por 24-16, tendo o defesa esboçado um perfeito drop que acabou aos 75′ que acabou por fechar este resultado imprevisível para a Nationale 2 (Grupo 1).

Lionel Campergue foi suplente utilizado na derrota do Bassin D’Aranchon ante o Auch, e esteve a um nível mediano nesta desaire por 20-48, falhando só uma introdução no alinhamento, para além de ter placado por quatro ocasiões neste encontro.

Luigi Dias manteve a titularidade no Saint Jean-de-Luz, com cinco conquistas no alinhamento, uma intercepção, um turnover, sete placagens e um par de defesas batidos, com a equipa vert et rouge a derrapar no campo do Lannemezan.

Loïc Bournonville foi titular na emocionante vitória do Rumilly no campo do Stade Dijonnais, que garantiram a vitória quando faltavam apenas 7 minutos para o fim do encontro. Em relação ao talonador, oito introduções no alinhamento, cinco portagens de bola que terminaram sempre na conquista da linha-de-vantagem, realizando uma das melhores exibições da temporada.

Thibault de Freitas e Kevin Batista jogaram pelo Floirac, com o nº8 português a ser um dos protagonistas, apesar de não terem evitado uma derrota no campo do Limoges.

Éric dos Santos foi titular pelo Anglet, que deixou fugir a vitória nos últimos 5 minutos de jogo, num encontro onde o 2ª linha foi determinante no alinhamento.

José Conde entrou aos 46 minutos de jogo, mas não conseguiu ir a tempo de evitar que o Santboiana fosse surpreendido pelo Cisneros (Tomás Cabral não foi convocado) e consentisse uma derrota para esta División de Honor espanhola. Um par de boas acções nas fases-estáticas, e três portagens de bola em mais uma aparição do 1ª linha pelos campeões nacionais espanhóis.

Jacques Le Roux foi titular pelo Moseley, mantendo-se em campo até ao apito final, com o veteraníssimo 3ª linha a somar dois turnovers no breakdown e três tackle-busts neste empate frente ao Leeds Tykes RUFC.

Rui M. Freitas continua a ajudar o Eemland a manter o 1º lugar na classificação, com o defesa português a converter mais dois pontos ao pé, somando ainda um par de metros em jogo aberto. Seguro lá atrás na recepção dos pontapés, coordenou bem o seu três-de-trás.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS