Rugby Português “lá fora”: Luigi Dias ilumina o Saint Jean de Luz

Francisco IsaacNovembro 20, 20223min0

Rugby Português “lá fora”: Luigi Dias ilumina o Saint Jean de Luz

Francisco IsaacNovembro 20, 20223min0
Grande exibição de Luigi Dias, que continua a sonhar em estar no próximo Mundial de Rugby. O fim-de-semana "lá fora" contado por Francisco Isaac

Com Portugal a festejar o 2º apuramento para o Campeonato do Mundo de Rugby, a actividade nos clubes não parou, e foram vários os atletas portugueses a se destacarem nesta jornada, com o 2ª linha Luigi Dias a destacar-se em alta, como contamos.

O DESTAQUE DA SEMANA: LUIGI DIAS A TODO O VAPOR

ProD2, Nationale 1 e Nationale 2 voltaram/mantiveram a sua actividade mesmo em plena janela de Internacionais de Outono, com vários atletas portugueses a darem o seu melhor nas divisões de rugby francesas, como foi o caso de Luigi Dias, o 2ª linha do Saint Jean-de-Luz, que ajudou a sua equipa a garantir 5 pontos preciosos na luta pela manutenção na 4ª divisão do rugby profissional gaulês.

Neste encontro frente ao Anglet de Éric dos Santos, o internacional português, por duas ocasiões, marcou dois ensaios, conquistou a linha-de-vantagem por seis vezes, foi totalmente imperial no alinhamento (cinco captações próprias e duas intercepções), contribuindo activamente para esta vitória por 30-00, tendo sido a sua melhor prestação individual desde que se mudou do Marmande para o Saint Jean-de-Luz.

Pode parecer que perdeu algo da sua mobilidade e velocidade, mas a verdade é que o polivalente avançado apresenta-se com um porte físico de maior dureza, conseguindo ser um elemento essencial na luta no contacto por este emblema dos Pirenéus franceses.

Éric dos Santos saiu do banco de suplentes aos 55, numa altura em que o resultado estava praticamente estabelecido. Mesmo assim, seis placagens e um turnover.

NOTÍCIAS DE OUTROS JOGADORES

José Conde mostrou mais uma vez o porquê de ser reconhecido como um dos melhores pilares a actual em Espanha, com três penalidades conquistadas na formação-ordenada, que acabaram por ser importantes na vitória frente ao VRAC. Sem qualquer falha na defesa, ainda carregou a oval em três ocasiões, e foi sempre um membro activo pelo UE Santboiana.

Cody Thomas entrou do banco de suplentes pelo Rouen Normandie quando o relógio apontava para os 55 minutos, numa altura em que a equipa normanda começou a perder o controlo. Uma penalidade conquistada na formação-ordenada, e outra consentida, o pilar realizou uma prestação satisfatória.

Geoffrey Moise foi chamado ao XV do Narbonne, e permaneceu em campo até aos 62′, num encontro que acabaria por terminar numa igualdade a 12 pontos. Não conseguimos obter informações sobre a exibição do pilar.

Dany Antunes 8 pontos convertidos pelo pé do defesa português, num encontro que terminou em derrota frente ao Nice, estando o Cognac uma situação extremamente delicada neste momento, uma vez que o adversário deste fim-de-semana está só a dois lugares a cima, mas já com 12 pontos de distância.

Cyrille Andreu ajudou o Aubenas a garantir uma preciosa vitória frente ao Mâcon, com o defesa luso a ser preponderante em duas situações de ataque, com uma delas a terminar em ensaio.

Loïc Bournonville foi suplente utilizado na vitória do Rumilly por um ponto de diferença. O talonador português efectuou quatro placagens, e não errou o alvo no alinhamento.

Rui M. Freitas continua a ajudar o Eemland a realizar uma temporada isenta de derrotas, com mais 7 pontos, para além de 40 metros de conquista, três captações de bolas altas e uma quebra-de-linha.

João Vasco Côrte Real e o seu München saíram derrotadas na visita ao campo do RK Heusenstamm.

Grande vitória do SC Neuenheim de Miguel Macedo, que ocupa o 2º lugar na Conferência Sul da Bundesliga, tendo o asa realizado 70 minutos, 13 placagens e 1 turnover.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS