Rugby Português “lá fora”: Marta, Mendes e Marques em alta

Francisco IsaacAbril 3, 20236min0

Rugby Português “lá fora”: Marta, Mendes e Marques em alta

Francisco IsaacAbril 3, 20236min0
Rodrigo Marta esteve em grande pelo Dax, assim como Samuel Marques pelo Carcassonne e Francisco Isaac coloca-nos a par de tudo

Um fim-de-semana extremamente positivo para os vários jogadores portugueses a jogar Europa fora, com Rodrigo Marta a somar mais dois ensaios, para além das estupendas prestações de Samuel Marques, Hugo Mendes, Kévin Baptista, José Madeira e José Lima. Fica a saber como foi, e o

DESTAQUES DO FIM-DE-SEMANA

Lucas da Silva alinhou de início na eliminação do Brive da Challenge Cup frente aos Scarlets, com o talonador a somar 10 placagens, 1 turnover, 6 introduções correctas no alinhamento, realizando uma das suas melhores exibições desta temporada 2022/2023.

José Madeira voltou à titularidade pelo Grenoble, isto quase 5 meses desde a última vez em que se apresentou no XV inicial, cumprindo 80 minutos numa vitória folgada da sua equipa em casa do Massyone. O 2ª linha começou o jogo com uma infração, não sendo nada que comprometesse a sua prestação, já que terminou com 2 turnovers, 9 placagens efectivas, 2 portagens de bola e mais de uma mão cheia de captações no alinhamento.

Francisco Fernandes esteve em campo na pesada derrota do Béziers-Hérault frente ao Vannes, tendo o pilar somado 50 minutos, numa prestação sem erros comprometedores, apresentando-se bem na formação-ordenada.

27 minutos para Cody Thomas que entrou em campo para auxiliar o Rouen Normandie a resgatar um empate, naquilo que parecia mais uma derrota inevitável em casa. Participação muito positiva do primeira-linha que teve dois momentos de impacto neste encontro, quando aos 64′ forçou um erro na formação-ordenada do Nevers.

Nicolás Martins somou 12 minutos no 12-08 a favor do Angoulême, com o asa a não comprometer naquilo que foi uma recta final de jogo emotiva.

Dos 20 pontos marcados pela equipa do Carcassonne na vitória sob o Biarritz, Samuel Marques somou 12, com 4 penalidades convertidas, ajudando os jaunards a continuar vivos na luta pela manutenção na ProD2. O formação ainda foi responsável por várias acções individuais de categoria, com uma quebra-de-linha, 5 defesas batidos e uma série de pontapés bem medidos para as costas do Biarritz.

Rodrigo Marta marcou dois ensaios na vitória do Dax Rugby, com o “lobo” a começar o encontro na posição de centro, ferindo bem a defesa contrária com uma avalanche de quebras-de-linha, mostrando que continua num momento excelente forma. A capacidade do 3/4’s em aproveitar os espaços e criar situações de ataque perigosas, deram outra agressividade a este Dax Rugby que já tem o 1º lugar da fase-regular praticamente fechado. Diogo Hasse Ferreira também esteve bastante bem, cumprindo 60 minutos nesta 23ª jornada.

Dany Antunes foi suplente pelo Cognac, sendo chamado à refrega à passagem do minuto 55, conseguindo dinamizar o ataque dos últimos classificados da Nationale, assumindo ainda um jogo ao pé seguro, para além de ter marcado um ensaio no último minuto deste jogo.

Steevy Cerqueira foi titular na derrota do Chambéry na visita ao campo do Bourgoin, com o 2ª linha a permanecer em campo até ao apito final, isto num encontro em que não realizou qualquer erro no alinhamento, somando 13 placagens efectivas (duas falhadas) e quatro portagens de bola.

José Lima e Geoffrey Moïse foram chamados à titularidade, e ajudaram ao Narbonne garantir uma preciosa vitória nesta Nationale, apesar da qualificação para a fase-final ser praticamente impossível. O centro foi dos melhores em campo, com um impacto total no avanço territorial sustentado da sua equipa, assistindo para um ensaio, conseguindo também uma quebra-de-linha, naquilo que foi das melhores exibições da época para o internacional português, que acabou por sair aos 56 minutos. Já o pilar permaneceu em campo até aos primeiros minutos após o intervalo, e se apresentou bem no geral.

Bela exibição de Hugo Mendes na vitória do Marcq-en-Baroeul para a Nationale 2, com o pilar português a somar 58 minutos nesta sua 6ª aparição enquanto titular. Duas penalidades forçadas à formação-ordenada contrária, 5 placagens e três portagens de bola (ganhou sempre a linha de vantagem).

Loic Bournonville esteve em campo desde o 1º minuto, mas a prestação positiva do talonador foi insuficiente para que o Rumilly saísse de Dijon com os 4 pontos, consentindo um desaire nesta jornada.

Cyrille Andreu realizou uma excelente prestação na vitória do Aubenas em casa, e que lhes permitiu solidificar no 6º lugar, o último lugar de acesso ao playoff de disputa pela subida de divisão, com o defesa a forçar duas quebras-de-linha e a colocar sempre uma alta pressão através do jogo ao pé. Thibault de Sousa entrou na 2ª parte e mostrou-se competente nas suas funções.

O Anglet está em posição perigosa, consentindo nova derrota para a Nationale 2, num encontro em que Éric dos Santos voltou a ser titular. Uma captação falhada no alinhamento e uma penalidade cometida nesta tarde desinspirada do Anglet.

Lionel Campergue foi chamado ao XV titular do Bassin D’Arcachon, e teve influência na vitória por 22-06 da sua equipa, comandando os avançados nos mauls dinâmicos e formação-ordenada, imperando no contacto com umas quantas placagens de grande domínio.

O Saint Jean-de-Luz conquistou mais 4 pontos nesta Nationale 2, mantendo-se no 2º lugar do Grupo B, e Luigi Dias voltou a ser titular e a realizar 80 minutos. O 2ª linha foi consistente em todas as suas acções e mostrou-se mais uma vez em boa forma.

Thibault de Freitas e Kévin Baptista estiveram em mais uma grande vitória do Floirac, num encontro em que conseguiram dar a volta – estavam a perder ao intervalo por 13-19 – e garantir quatro pontos preciosos na luta pela manutenção, com o destaque a ir para o 2ª linha que foi imperial nos alinhamentos e uma das forças mais dinâmicas da avançada da equipa visitada.

Rui Maria Freitas foi titular na vitória do Eemland, garantindo um lugar nas meias-finais da Ereklasse quando ainda faltam algumas jornadas para o fecho da fase-final. O defesa esteve a um bom nível com 5 conversões completas em cinco tentativas, 4 quebras-de-linha, realizando, novamente, mais um placagem em cima da linha-de-ensaio.

Miguel Macedo tornou a ser titular pelo SC Neuenheim 02 e realizou mais uma boa exibição num dos candidatos ao título desta Bundelsiga alemã.

João Vasco Côrte Real foi titular no München RFC, num jogo em que voltou a terminar em derrota para a equipa do internacional português.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS