Rugby Português “Lá Fora”: Francisco Fernandes, o senhor de Béziers

Francisco IsaacFevereiro 18, 20244min0

Rugby Português “Lá Fora”: Francisco Fernandes, o senhor de Béziers

Francisco IsaacFevereiro 18, 20244min0
Francisco Fernandes foi essencial na vitória do Béziers-Hérault, que está em 1º lugar agora na ProD2 e é um destaques da semana

O Béziers-Hérault de Francisco Fernandes, Samuel Marques e Raffaele Storti (lesionado) derrotou o Stade Montois e assume o 1º lugar na ProD2 quando faltam dez jornadas para o fim da fase regular, e fica a saber como foi o fim-de-semana dos jogadores portugueses lá fora.

MASCULINOS

TOP14

Pedro Bettencourt foi titular no Oyonnax, num jogo completamente louco, em que praticamente nenhuma equipa se concentrou a defender, pois o resultado final ficou em 61-34 a beneficiar o Stade Toulousain. O centro português não teve uma má prestação, tendo até estado associado a alguns dos melhores momentos dos USO, como aos 26 e 80 minutos de jogo. Em termos de dados, Bettencourt somou 20 metros de conquista, dois tackle-busts, dois defesas batidos, onze placagens efectivas (falhou outras duas) e arrancou duas penalidades no breakdown a favor da sua equipa.

PROD2

Francisco Fernandes e Samuel Marques foram essenciais para uma deliciosa vitória ante o Stade Montois (Simão Bento e Anthony Alves, lesionados, não jogaram e Pierre Sayerse estava com a selecção nacional) que assume o 1º lugar na ProD2, estando em boa posição para fazer o inesperado nesta temporada! Os dois veteranos foram simplesmente perfeitos nas suas acções, com o pilar a fechar o jogo com seis placagens efectivas, três portagens de bola e uma falta arrancada na formação-ordenada. Samuel Marques meteu mais dez pontos ao pé (só falhou uma conversão de ensaio) e foi o obreiro, novamente, de dois dos três ensaios do Béziers, sendo neste momento o formação em melhor forma desta segunda divisão francesa. Francisco Fernandes continua a somar números recorde pelo Béziers e tem o objectivo dos 350 jogos no seu horizonte.

51 minutos para Cody Thomas na derrota crítica frente ao Biarritz, numa tarde em que o pilar até esteve em bom nível nas fases-estáticas, somando-se ainda um par de boas entradas no contacto e uma defesa minimamente de alto impacto.

Vincent Pinto foi titular no Colomiers num encontro que terminou em derrota na visita ao campo do Aurillac. Não foi uma noite feliz para o ponta, que teve poucas oportunidades para se mostrar, com apenas três portagens de bola e 25 metros conquistados. Não registou qualquer erro nas recepções de pontapés.

Joris Moura foi suplente utlizado na vitória do Valence-Romans frente ao Montauban, acabando por ser um dos heróis do encontro, não só pelos seis pontos ao pé, como também por ter descoberto Marco Peña no ensaio que acabaria por dar uma vantagem folgada no resultado. Parece estar a recuperar a sua confiança após um período menos positivo.

José Madeira voltou em grande após três jornadas ausente por lesão, parecendo estar ainda em melhor forma do que quando se lesionou na mão em Janeiro. O internacional português alinhou na 3ª linha e não desiludiu, terminando com 100% de eficácia na arte de placar (14), trinta metros conquistados, três tackle busts (dois dos quais podem ver no clip de higlights), seis linhas-de-vantagem conquistadas em oito portagens de bola, dois turnovers no alinhamento e ainda dois erros forçados ao portador da bola opositor. Foi uma prestação de excelência e que ajudou o Grenoble a voltar às vitórias após três jornadas de derrotas.

NATIONALE 2

Éric dos Santos Madeira foi titular na vitória “gorda” do Anglet sobre o Graulhet, num jogo em que o 2ª linha esteve em alto nível com uma série de roubos no alinhamento e uma mão-cheia de portagens de bola de bom impacto.

Luigi Dias e Lucas Vieira estiveram frente-a-frente no Saint Jean de Luz vs Limoges, com a vitória a sorrir à equipa do 2ª linha, que até esteve bem perto de marcar um ensaio. Ambos foram titulares e Lucas Vieira realizou uma boa prestação nos alinhamentos.

Jogo complicado para o OMR de Dany Antunes, que na visita ao campo do Stade Langonnais consentiu uma derrota extremamente pesada por 35-10. O defesa somou 5 pontos ao pé, mas não teve nos seus melhores dias em termos de acerto no jogo ao pé.

Clément Pereira foi titular pelo Salles num encontro altamente impróprio para cardíacos frente ao Cognac. O abertura esteve a um bom nível, assistindo para um dos cinco ensaios da sua equipa, pautando um jogo ao pé inteligente e positivo.

FEMININO

ÉLITE 2

Em actualização.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS