Rugby Português “lá fora”: Ensaios a dobrar e exibições de luxo

Francisco IsaacJaneiro 15, 20236min0

Rugby Português “lá fora”: Ensaios a dobrar e exibições de luxo

Francisco IsaacJaneiro 15, 20236min0
Fim-de-semana de grandes exibições para os jogadores de rugby portugueses, com Rodrigo Marta, Raffaele Storti e outros a marcarem ensaios

Não sendo possível escolher só um destaque da jornada, optámos por dar o palco de MVP’s a vários dos jogadores portugueses a actuar além-fronteiras, com destaque para os ensaios de Vincent Pinto, Tomás Cabral, Raffaele Storti, Rodrigo Marta, Nicolás Martins, entre outros, prometendo um 2023 ainda mais risonho para o rugby português.

NOTÍCIAS DE OUTROS JOGADORES

Vincent Pinto foi titular pela Séction Paloise (transferência confirmada para o Colomiers para a temporada de 2023/2024) e conseguiu impor algumas situações de ataque perigosas durante os 80 minutos que jogou, assinando um ensaio no arranque da 2ª parte, somando ainda uma quebra-de-linha, dois offloads, sete placagens (nenhuma falhada) e três defesas batidos.

Mike Tadjer jogou 32 minutos na derrota do Perpignan frente ao Glasgow Warriors, fechando a sua prestação com zero erros nas fase-estáticas, duas placagens, dois offloads e três metros de conquista.

Samuel Marques, que ao que tudo indica irá se juntar ao Béziers-Hérault na próxima temporada, foi titular no empate a 15 pontos frente ao Grenoble (José Madeira não figurou na ficha-de-jogo) e marcou 3 pontos, realizando nova exibição de qualidade a um dos actuais aflitos da ProD2, com uma série de boas jogadas iniciadas pelo formação português.

Francisco Fernandes e Raffaele Storti foram titulares e peças importantes na vitória do Béziers-Hérault frente ao Aurillac, com o pilar português a realizar três intervenções de alto nível na formação-ordenada, sem deixar de falar do seu espírito de sacrifício e trabalho no jogo contínuo, enquanto o ponta português voltou de lesão com um ensaio de classe, em que escapou a duas placagens adversárias, isto depois de já ter ameaçado a área-de-validação contrária em duas situações.

Nicolás Martins voltou a cruzar a linha-de-ensaio na derrota da sua equipa frente ao Rouen Normandie (Cody Thomas não jogou), dando sequência à estrondosa exibição da jornada passada, com o jovem asa do Angoulême a juntar a esses 5 pontos, doze placagens, um turnover, uma interceção no alinhamento e 65 metros de conquista, tendo tirado da frente quatro adversários.

Rodrigo Marta e Diogo Hasse Ferreira foram novamente chamados a jogo pelo Dax Rugby, com o ponta ex-Belenenses Rugby a ser titular e a marcar um dos ensaios da vitória dos ainda 1ºs classificados da Nationale 1. Para além dos 5 pontos, Rodrigo Marta ainda foi responsável por três quebras-de-linha, oito defesas batidos, duas assistências para quebras-de-linha de colegas de equipa, 60 metros conquistados, seis placagens e um par de recepções de pontapés bem encaixadas, realizando uma excelente prestação nesta 1º jogo de 2023. Já Diogo Hasse Ferreira entrou do decorrer da 2ª parte, e, como tem sido hábito, foi competente nas suas obrigações, tendo ainda estado envolvido em dois esforços defensivos que impediram ensaios do Nice.

José Lima e Geoffrey Moïse estiveram em plena evidência frente ao Bourgoin, com o veterano centro a marcar o seu primeiro ensaio da época, assinando um jogo de excelência, onde aquela agressividade na linha-de-contacto fez a diferença em diferentes movimentos de ataque do Narbonne, sem falar da qualidade na defesa (nove placagens efectivas). Em relação ao pilar, saiu de campo com a sensação de uma prestação largamente positiva, estando na luta por uma chamada à selecção nacional.

Dany Antunes retornou à titularidade no Cognac, mas apesar de ter criado uns quantos lances de ataque de qualidade, a equipa do defesa continua sem ganhar na Nationale 1.

Steevy Cerqueira foi titular na vitória do Chambéry tendo estado em bom nível nos alinhamentos e surgido bem com bola.

Hugo Mendes voltou a ser convocado pelo Marcq-en-Baroeul, pisando o relvado aos 52 minutos, num momento em que o Vienne estava a pressionar para dar a volta ao resultado. Dois bons momentos na formação-ordenada, e sem erros a registar na defesa, apesar de ter acabado o encontro no sin bin, com um cartão amarelo.

Tarde pouco feliz para Luigi Dias, que estava a realizar uma exibição mediana até aos 58′, altura em que recebeu ordem de expulsão definitiva, depois de receber um segundo cartão amarelo, isto num jogo altamente quizilento. Até esse momento, o 2ª linha encaixou oito placagens, captou a oval no alinhamento por seis vezes e ainda operou um turnover no breakdown.

Éric dos Santos foi titular na derrota do Anglet frente ao Bassin D’Arachon (Lionel Campergue não foi convocado), e nos 55 minutos que jogou mostrou que está perto da sua melhor condição física e técnica.

Loïc Bournonville foi suplente utilizado na derrota do Rumilly. Jogou 28 minutos e cumpriu nos alinhamentos.

José Conde jogou 68 minutos no dérbi catalão entre o FC Barcelona e UE Santboiana, que acabou por não sorrir ao pilar português. Boa prestação no geral, forçando uma penalidade e um erro na formação-ordenada adversária, com algumas linhas-de-vantagem conquistadas no contacto.

Tomás Cabral foi titular pela 2ª vez pelo Cisneros e foi um dos melhores da tarde, não só pelo ensaio que marcou logo aos 10 minutos de jogo, mas pela qualidade imposta no acompanhamento de quebras-de-linha, placagens de alta eficácia, e uma agressividade impactante, que alimentaram a equipa madrilena nesta viagem até ao País Basco.

Jacques Le Roux foi titular na derrota do Moseley Birmingham, com 14 placagens efectivas (uma falhada) e uma quebra-de-linha.

Foto de Destaque de Midi Libre


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS