Rugby Português “Lá Fora”: Diogo H. Ferreira e Dax na luta pelo playoff

Francisco IsaacAbril 28, 20245min0

Rugby Português “Lá Fora”: Diogo H. Ferreira e Dax na luta pelo playoff

Francisco IsaacAbril 28, 20245min0
O US Dax de Diogo H. Ferreira está perto de chegar aos playoff de subida da Pro D2 e Rodrigo Marta esteve em alta como conta Francisco Isaac

Com a aproximação do fim da temporada de clubes, há portugueses a correr em todas as direcções, com o Dax de Diogo Hasse Ferreira a estar muito próximo de se qualificar para os playoff de subida na Pro D2, enquanto o München RFC de Eduardo Sampaio, João Vasco Côrte Real e João Rodrigues conquistou a quinta vitória da temporada, e este é o resumo do fim-de-semana.

PRO D2

Diego Pinheiro Ruiz e Samuel Marques (Francisco Fernandes e Raffaele Storti ficaram de fora da convocatória) foram adversários no Grenoble-AS Béziers-Hérault, com a vitória a ficar nas mãos da equipa do 2ª linha, que saltou do banco de suplentes à passagem do nos últimos sete minutos. Samuel Marques entrou ao intervalo e somou dois pontos ao pé, desenhando algumas boas jogadas mas acabou por realizar uns quantos erros individuais com a oval em sua posse. José Madeira estava convocado para o banco, mas ficou de fora por precaução.

Lucas da Silva foi titular e um dos melhores em campo pelo CA Brive, que somou uma importante vitória frente ao Aurillac, com o talonador a ter garantido todas as suas dez introduções, somando um turnover e quatro placagens efectivas. Bom dinamismo nas vezes que foi chamado a carregar a oval.

Prestação de alto gabarito de Rodrigo Marta que foi o principal conquistador de metros no Colomiers-Montauban, somando um total de 110 metros, uma quebra-de-linha, seis defesas batidos, três tackle-busts, cinco recepções completas ao pontapé, eletrificando o corredor esquerdo.

Joris Moura foi titular e converteu três pontos ao pé numa tarde nada feliz para o Valence-Romans. De qualquer forma, o abertura tentou dar largura e velocidade à equipa e até teve uma mão cheia de pontapés de enorme perigo.

Jéremie Maurouard começou de início, saindo no decorrer da segunda metade da visita ao campo do Vannes, com o Rouen Normandie a sofrer uma pesada derrota e, praticamente, a selar a descida de divisão à Nationale. Cody Thomas entrou nos últimos 35 minutos e esteve a um bom nível na formação-ordenada.

Nicolás Martins foi titular no Soyaux-Angoulême com a equipa do 3ª linha a praticamente garantir a permanência na Pro D2. O internacional português somou 80 minutos terminando com nove placagens efectivas (nenhuma falhada), três turnovers, dois offloads e dois roubos no alinhamento. Nova prestação extraordinária do Lobo.

Dérbi entre o Stade Montois de Anthony Alves e Simão Bento (Pierre Sayerse não foi convocado) e o US Dax de Diogo H. Ferreira, com a vitória a cair para o lado da equipa visitante que está a um pequeno passo de fazer algo monumental! Simão Bento teve trabalho extra, mas correspondeu no jogo ao pé e a fechar os acessos ao Dax em certos momentos, sem ter podido aparecer no ataque como bem gosta. Alves fez um bom jogo e saiu aos 49’, com boas acções nas fases-estáticas e junto ao ruck. Diogo H. Ferreira saiu do banco de suplentes à passagem do minuto 45 e terminou com sete placagens, duas delas dominantes.

NATIONALE

Pierre-Mathieu Fernandes foi titular na visita ao campo do Massy (Jayson Rodrigues não foi convocado), num encontro de pouca história para o Vienne, já que perderam por 62-17.

Luka Begic entrou no decorrer da segunda-parte e ajudou o Chambéry a somar uma importante vitória na visita ao campo do Tarbes por 32-24. Boa prestação do talonador que esteve irrepreensível nos alinhamentos e na defesa.

Geoffrey Moïse foi titular na visita ao campo do Suresnes, com o 1ª linha a sair no 42º minuto. Continua a mostar um bom momento de forma pelo Narbonne.

NATIONALE 2

Dany Antunes foi o MVP da vitória do OMR no campo do Salles, qualificando-se para as meias-finais da Nationale 2! O ponta somou 11 pontos ao pé, sendo protagonista de umas quantas jogadas brilhantes que ajudaram à equipa de Marcq-en-Barœul a conquistar nova vitória na fase-a-eliminar. Clément Ribeiro foi titular e esteve a um nível abaixo do normal, num jogo altamente competitivo.

Nicolás Fernandes foi titular no AS Mâcon que somou uma super vitória em casa ante o Niort, num jogo que terminou em 08-06. O segunda-linha esteve imperial no alinhamento, apesar de algumas falhas nas introduções pelo seu talonador, e mostrou uma agressividade dominante na portagem de bola.

Éric dos Santos Madeira foi titular na derrota do Anglet, que assim se despediu do sonho de subir de divisão. Não obtivemos informações obre este encontro.

BUNDESLIGA

5ª vitória da temporada para o München RFC com Eduardo Sampaio, João Vasco Côrte Real e João Rodrigues frente ao Heidelberg. Não ontivemos informações sobre o encontro.

Não houve actividade na Élite 1 e 2 francesa fruto da Women’s Six Nations. Em Espanha só se jogam as meias-finais da Liga Iberdrola. 


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS