Rugby Português “lá fora”: 80 minutos de luxo de Thibault de Freitas

Francisco IsaacMarço 12, 20235min0

Rugby Português “lá fora”: 80 minutos de luxo de Thibault de Freitas

Francisco IsaacMarço 12, 20235min0
O Floirac mantém-se vivo na Nationale 2 e muito por conta de uma prestação de gala de Thibault de Freitas como conta Francisco Isaac

Fim-de-semana de actividade zero no Top14 e ProD2, mas com o retorno da Premiership, onde Sebastian de Chaves voltou a jogar pelo Newcastle Falcons, mas o destaque principal pode e deve ir para uma exibição de excelência de Thibault de Freitas ao serviço do Floirac, como relatamos neste texto!

DESTAQUES DO FIM-DE-SEMANA

Esta recta final da Premiership não está a correr de feição aos Newcastle Falcons, que pela quarta jornada consecutiva registaram uma derrota, com Sebastien de Chaves a voltar a cumprir os 80 minutos com 7 portagens de bola, 10 metros de conquista, 9 placagens efectivas em dez tentativas, tendo cometido uma penalidade que geraria um dos ensaios dos Exeter Chiefs. Lembrar que não há descida de divisão na principal divisão de rugby em Inglaterra, pelo qual os dois últimos jogos dos Falcons são para cumprir calendário.

Rodrigo Marta e Diogo Hasse Ferreira foram titulares na quarta derrota da temporada do Dax, que mesmo assim mantém-se no topo da Nationale, quando faltam disputar cinco jornadas para fechar a temporada regular desta 3ª divisão do rugby gaulês. Em relação à prestação de ambos, o ex-Belenenses Rugby alinhou como 2º centro, conseguindo uma quebra-de-linha e quatro defesas batidos, realizando zero erros na portagem de bola ou nas suas responsabilidades defensivas, num jogo em que teve pouco espaço para explorar a defesa contrária. Já Diogo Hasse Ferreira fez 58 minutos de bom nível, conseguindo ganhar algumas disputas na formação-ordenada para além de um par de placagens de alto impacto.

José Lima, Pierre Fernandes e Steevy Cerqueira foram o primeiro trio de portugueses a se defrontar nesta jornada das várias competições locais europeias, com a sorte a sorrir ao 1ª e 2ª linha, saindo de Narbonne com uma preciosa conquista, que lhes mantém a 7 pontos da zona de playoff de subida, enquanto a equipa do centro está a 9. Em relação às prestações individuais, José Lima esteve globalmente bem nas suas funções, com três jogadas de bom recorte, para além de umas quantas acções defensivas que deram outra consistência ao RC Narbonne. Já Steevy Cerqueira foi titular também, tendo sido substituído quando faltavam 10 minutos para o final, altura em que entrou Pierre Fernandes (sexto jogo na temporada), e o 2ª voltou a ser um problema no alinhamento para a equipa contrária, com algumas conquistas e erros forçados à avançada do Narbonne. Pierre Fernandes cumpriu nos 10 minutos que dispôs.

Dany Antunes saltou do banco de suplentes à passagem da última meia hora, numa altura em que o rumo do jogo já parecia inalterável. Competente no jogo ao pé, e um ou dois bons pormenores no uso da bola.

Hugo Mendes foi suplente utilizado na vitória do Marc-en-Baroeul, sendo chamado ao relvado quando passava o minuto 54′. Nada a apontar da exibição do pilar que tem estado a um nível bom nesta temporada.

Cyrille Andreu capitaneou o Aubenas a mais uma vitória para a Nationale2, com agora o emblema do sudeste de França a estar dentro da luta por um lugar no playoff de subida. Exibição imaculada em todos os sentidos, com diversos pontapés que acabaram por resultar em conquista de território, e uns quantos sprints inteligentes que deram uma energia dinâmica ao “seu” Aubenas, derrotando o Dijon por esclarecedores 31-10.

Loic Bournonville foi suplente utilizado na derrota pesada do Rumilly frente ao La Seyne, com o talonador a entrar quando faltavam 28 minutos, não podendo nada que alterasse o rumo de jogo.

Luigi Dias foi titular pelo Saint Jean-de-Luz e contribuiu para uma vitória que os coloca no 2º lugar do Grupo 2 da Nationale 2. O 2ª foi um predador autêntico no ar, com duas intercepções no alinhamento, para além de 11 placagens efectivas e 6 portagens de bola, isto num jogo que terminou num emotivo 16-15.

Os internacionais portugueses Kévin Baptista, Thibault de Freitas e Éric dos Santos encontraram-se no jogo entre o Floirac e Anglet, naquilo que era uma autêntica luta de aflitos, uma vez que ambas as equipas estão a lutar para não descer de divisão. A vitória pendeu para o lado do Floirac, com Thibault de Freitas a arrancar uma das melhores exibições da época, guiando o pack de avançados através de uma voz austera e resoluta na formação-ordenada, somando ainda seis conquistas de linha-de-vantagem, uma quebra-de-linha, cinco defesas batidos, e oito placagens, com Kévin Baptista a também se mostrar em grande. Éric dos Santos cumpriu 59 minutos, e saiu de campo com uma prestação satisfatória.

Lionel Campergue foi suplente utilizado na derrota do Bassin D’Arcachon, somando 27 minutos neste encontro frente ao Marmande. Não conseguimos obter informações em relação à prestação do talonador.

Rui M. Freitas marcou sete pontos na vitória do Eemland por 27-23 frente ao Haagse, arrancando um bom 50/22, sendo que foi na parte defensiva que esteve em grande, pois evitou dois ensaios da equipa contrária.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS