Rugby Português “lá fora”: Perpignan de Mike Tadjer perto da manutenção

Francisco IsaacMarço 5, 20234min0

Rugby Português “lá fora”: Perpignan de Mike Tadjer perto da manutenção

Francisco IsaacMarço 5, 20234min0
O Perpignan garantiu uma importante vitória e Mike Tadjer está perto da manutenção, como nos conta Francisco Isaac neste artigo

O Perpignan de Mike Tadjer garantiu uma 8ª vitória no Top14, e ultrapassaram o Pau na classificação, aproximando-se do grande objectivo da manutenção na principal divisão de rugby em França! Fica a saber como foi o fim-de-semana dos atletas portugueses em mais um “Rugby Português ‘Lá Fora'”.

DESTAQUES DO FIM-DE-SEMANA

Sebastien de Chaves foi titular pelos Newcastle Falcons na recepção aos London Irish, e foi um jogo ingrato para o segunda-linha, que não esteve ao seu melhor nível com duas falhas de placagem, um erro no alinhamento, sem ter tido o mesmo brilho dos encontros anteriores.

Lucas da Silva somou meia-hora na derrota do Brive frente ao Bordeaux-Bègles, com quatro introduções no alinhamento, duas placagens e dois piques no ataque.

Mike Tadjer e o Perpignan estão cada vez mais perto de garantir a manutenção no Top14, fruto de uma sensacional vitória em casa, derrotando o Bayonne por 34-27, com o talonador português a somar 26 minutos, naquilo que não foi uma tarde extremamente positiva a nível individual. O internacional português só teve 35% de eficácia no alinhamento, com quatro placagens, duas portagens de bola, e um trabalho importante na formação-ordenada. A seis jogos do fim da fase regular, o Perpignan está em antepenúltimo e Mike Tadjer poderá ter um final de temporada em grande.

Nicolás Martins foi titular pelo Angoulême, numa exibição com momentos positivos e negativos: doze placagens com 100% de eficácia, e um turnover, forçando um erro na defesa do Agen; e, por outro lado, duas penalidades cometidas e dois erros de handling.

54 minutos para Cody Thomas, que esteve em grande nível nesta derrota do Rouen Normandie, com uma série de boas acções na formação-ordenada, conseguindo ganhar a frente nesta fase-estática, isto sem falar em como se bateu no contacto físico.

Steevy Cerqueira foi suplente utilizado no retorno ao Chambéry, com o segunda-linha a jogar 30 minutos nesta vitória folgada dos éléphants para a Nationale. Quatro placagens, duas portagens de bola, quatro captações no alinhamento e um turnover.

Geoffrey Moïse e José Lima tornaram a ser titulares pelo Narbonne frente ao US Bréssane, num jogo em que a luta pelo playoff de subida estava em jogo. Infelizmente para os dois internacionais portugueses, este embate não correu da melhor forma, terminando numa derrota por 16-09 quando faltam seis jogos para o fim da fase-regular. José Lima realizou uma exibição compacta, apesar de não ter tido tanta liberdade para criar problemas na linha-de-defesa contrária, enquanto o pilar saiu aos 53′ tendo estado num nível satisfatório.

Dany Antunes e o Cognac estiveram muito perto de conquistar a primeira vitória da temporada, com um 13-14 na recepção ao Rennes, com o internacional luso a alinhar a titular como defesa, e a jogar os 80 minutos. O 3/4’s foi um dos principais impulsionadores da equipa da Nova Aquitânia, com diversas boas saídas para o ataque, insistindo no jogo ao pé, com uma série de tomadas de decisão positivas e que ajudaram o Cognac a subir no terreno de jogo.

Loïc Bournonville foi titular pelo Rumilly e ajudou a sua equipa a garantir uma importante vitória para chegar aos lugares de playoff de subida, com 100% de eficácia nas introduções no alinhamento, sete placagens efectivas, cinco portagens de bola e dois bons momentos no ataque.

Éric dos Santos somou mais 80 minutos pelo seu Anglet, com um bom desempenho no alinhamento e na defesa, não tendo suficiente para a equipa do internacional português sair com a vitória neste encontro.

Kévin Baptista alinhou 65 minutos na derrota do Floirac para a Nationale 2, com o avançado português a alinhar como 2ª linha e a se apresentar em bom nível, esta que foi a sua 5ª aparição como titular, tendo fechado a exibição com 11 placagens efectivas.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS