Rugby Português “lá fora”: Samuel Marques voa para o playoff da ProD2

Francisco IsaacMaio 17, 20224min0

Rugby Português “lá fora”: Samuel Marques voa para o playoff da ProD2

Francisco IsaacMaio 17, 20224min0
Está fechada a fase regular da ProD2 2021/2022, e o Carcassone acabou em grande com Samuel Marques a oferecer um show contado por Francisco Isaac

Estamos a quatro semanas do fim de toda a actividade no rugby europeu de clubes, e alguns portugueses ainda estão na luta pela subida ao Top14, que vai ter em Samuel Marques, José Lima, Pedro Bettencourt, Anthony Alves e Simão Bento como adversários para chegar ao Olimpo da bola oval gaulesa. Mas como se exibiram os atletas portugueses neste fim-de-semana competitivo?

O DESTAQUE DA SEMANA: SAMUEL MARQUES MASTER SHOW

Quarta intercepção da temporada, nova exibição de luxo de um dos melhores jogadores desta temporada da ProD2 e que ajudou ao Carcassonne a confirmar com raça e ganas o apuramento para os playoff, depois de um jogo intenso e disputado até à última bola, com Samuel Marques a ser o MVP deste encontro. O formação internacional português voltou a mostrar todos aqueles pormenores que o tornam um dos ícones do emblema do sul de França, com a aceleração de jogo a partir do ruck a funcionar às mil maravilhas – só não surtiu maior efeito devido à excelente exibição defensiva do Béziers-Hérault -, enriquecendo a estratégia táctica dos jaunards com uma inteligência mordaz e um poder de contra-ataque letal, como se viu no seu próprio ensaio (o único deste encontro).

A intercepção do nº9 apanhou todo o bloco defensivo contrário desprevenido, aparecendo de repente numa linha de passe, sem que ninguém conseguisse bloquear ou amparar o golpe, que viria a ser decisivo na vitória do Carcassonne nesta última jornada da fase-regular da competição francesa. Sempre à procura de gerar problemas defensivos, ou em resolver situações de perigo para os jaunard, o formação continua a ser um dos “cérebros” por detrás de toda a lógica de jogo dos 5º classificados da fase regular.

A somar aos 5 pontos por ensaio, Samuel Marques ainda completou três pontapés aos postes bem encaixados, o que significou um total de 14 pontos de um total de 16 neste intenso último embate da ProD2 2021/2022, estando agora dentro do top-8 de melhores marcadores da temporada.

NOTÍCIAS DE OUTROS JOGADORES

Simão Bento actuou todos os 80 minutos do último jogo do Stade Montois, num encontro que pouco contava para a classificação, uma vez que o 1º lugar na ProD2 estava garantido antes do início desta última jornada. O defesa ex-Técnico Rugby realizou um jogo positivo na recepção da oval, garantindo boas situações de ataque a partir do jogo ao pé. Não teve grande espaço para explorar a defesa contrária, apesar de duas boas fugas junto à ponta.

Titularidade e 80 minutos para Pedro Bettencourt, que concretizou 13 placagens efectivas (uma falhada, num erro defensivo geral da equipa) na derrota do Oyonnax na visita ao campo do Aurillac, tendo ainda conseguido duas boas quebras-de-linha nas cinco portagens de bola que teve direito.

23 minutos para José Madeira, que ajudou o Grenoble a conquistar uma preciosa vitória que lhes garantiu a manutenção na ProD2, depois de alguns “sustos” durante a temporada, com o 2ª linha a conseguir dez placagens, três conquistas no ar e um turnover.

Fim de temporada para o Rumilly de Loic Bournonville, que nos oitavos-de-final da Féderale 1 acabou por conceder uma derrota decisiva frente ao Nimes. O talonador internacional português marcou um ensaio, conseguindo ainda completar seis introduções nos 36 minutos que dispôs.

José Conde vai estar nas meias-finais da Division de Honor 2021/2022 depois de derrotarem o FC Barcelona Rugby (Francisco Bessa não jogou), com o pilar português a realizar uma boa exibição, saindo só de campo aos 71 minutos de jogo, depois de ter sido uma das peças-chave na formação-ordenada e na defesa.

Rui M. Freitas ficou com as honras de concretizar o pontapé que deu a vitória ao Eemland, mantendo as esperanças intactas de conseguir ainda atingir a finalíssima da Ereklasse. O defesa luso converteu 13 pontos dos 23, salvando a sua equipa em cima da área de validação num momento decisivo do encontro.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS



newsletter