Rugby Português “Lá Fora”: Dany Antunes na Nationale!

Francisco IsaacMaio 19, 20246min0

Rugby Português “Lá Fora”: Dany Antunes na Nationale!

Francisco IsaacMaio 19, 20246min0
Com uma prestação imperial, Dany Antunes ajudou o OMR a garantir promoção para a Nationale encerrando a temporada com a chave-de-ouro

Depois de termos erradamente anunciado a subida de divisão à Nationale pelo OMR de Dany Antunes, agora finalmente ficou confirmada a promoção à 3ª divisão de rugby em França, com o defesa português a ter sido providencial no encontro, isto num fim-de-semana agridoce para vários jogadores portugueses pela Europa fora! Fica a saber como se portou Dany Antunes e muito mais neste artigo.

FRANÇA

PRO D2

Novamente titular, José Madeira cumpriu frente ao Provence, num encontro em que o Grenoble chegou a estar a lutar pela vitória, acabando por consentir uma diferença de 24 pontos quando o juiz-de-jogo assinalou para o final. O asa completou nove placagens efectivas, um turnover, mas cometeu uma penalidade. Saiu ao minuto 77. O Grenoble do ex-Belenenses Rugby e de Diego Pinheiro-Ruiz está qualificado para os quartos-de-final da Pro D2.

Joris Moura levou a melhor frente a Rodrigo Marta (Vincent Pinto não foi convocado), com o Valence-Romanas a garantir mais uma vitória neste seu regresso à Pro D2. No que toca às exibições individuais, Marta marcou um belo ensaio na segunda-parte, aparecendo a abrir e a sprintar até à área-de-validação, fechando o jogo como o segundo jogador com mais metros conquistados (82), atrás do seu companheiro de selecção, Joris Moura, que realizou quase uma centena de metros. Joris Moura fecha a temporada em alta, enquanto Rodrigo Marta chegou ao seu 6º ensaio na sua estreia na Pro D2.

Diogo Hasse Ferreira foi titular pelo US Dax frente ao Nevers, realizando uma das suas melhores prestações da temporada, apesar de ter saído de campo antes do minuto 50. Boas formações-ordenadas, duas portagens de bola e três placagens efectivas, estando também apurado para os quartos-de-final da Pro D2, com encontro marcado frente ao Grenoble!

Samuel Marques e Francisco Fernandes foram suplentes na derrota do Béziers-Hérault, com ambos a não somarem qualquer minuto, uma vez que já tinham garantido a passagem aos quartos e recepção no seu estádio. Raffaele Storti terminou a temporada fruto de uma lesão no tornozelo. Nicolás Martins foi um dos MVP’s pelo SAXV, chegou mesmo a marcar um ensaio que acabou anulado, mas foi imperial em todo o seu trabalho fechando o seu último jogo pela equipa de Angoulême com 70 metros conquistados, uma quebra-de-linha, dois defesas batidos, nove portagens de bola (ganhou a linha-de-vantagem em cinco), dois offloads, cinco placagens efectivas, um turnover e dois alinhamentos roubados.

Choque de portugueses entre o Stade Montois e o Rouen Normandie, com a vitória a sorrir à equipa de Simão Bento e Anthony Alves – ambos titulares -, isto num jogo em que Cody Thomas foi uma das razões pelo qual o Rouen lutou pela reviravolta até ao último minuto, altura em que se deu a machadada final. Simão Bento orquestrou um par de jogadas que desbloquearam a defesa contrária, assistindo para um dos ensaios, para além de duas quebras-de-linha e seis defesas batidos, sem claudicar em qualquer das recepções ao pé. Anthony Alves esteve ao seu melhor nível nas fases-estáticas e até teve um momento ofensivo de alto fulgor. Já Cody Thomas arrancou duas penalidades ao seu pilar adversário – já não era Anthony Alves -, aplicou sete placagens efectivas e conquistou a linha-de-vantagem em três de quatro entradas no contacto. Jérémie Maurouard foi titular mas não teve uma noite positiva, com alguns erros no alinhamento, registando-se alguma passividade na fisicalidade.

Lucas da Silva foi um dos MVPs do CA Brive, que depois de meses afastado do top-6, acabou por conseguir qualificar-se para a fase-de-subida, com o talonador a marcar um dos ensaios e a ser um relógio nas suas obrigações. Está em grande forma e é um dos destaques dos Gaillards.

NATIONALE 2

Subida de divisão para o OMR de Dany Antunes, que foi um dos maestros na brilhante vitória, convertendo todos os seis pontapés que dispôs (duas penalidades e quatro conversões) e marcou um belo ensaio que ajudou a coroar o fim de época da melhor forma possível. Neste jogo foi relembrado Pierre-Mathieu Fernandes, internacional português, falecido tragicamente há duas semanas. Dany Antunes assim regressa a uma divisão em que jogou em 2022/2023.

ESPANHA

DIVISION DE HONOR

O Ciencias Sevilla de Tomás Lamboglia foi eliminado nas meias-finais da División de Honor, com o ex-Caldas RC a entrar já no decorrer da segunda-parte, mostrando bons pormenores a partir do ruck, com um par de boas acções na movimentação da equipa sevilhana. Infelizmente não foi o suficiente para dar a volta ao resultado de 10-14 que se veio a confirmar no fim do encontro.

FEMININO

ESPANHA

Infelizmente a temporada não terminou com o final mais feliz para o CRAT de Inês Spínola e Maria Morant, com ambas a jogarem os 80 minutos. A sorte do jogo acabou por ser madrasta para as Lobas já que o SR Majadahonda só ganhou na bola de jogo. Inês Spínola foi uma agitadora, com várias investidas ofensivas que tentaram despertar o CRAT, desenhando um par de lances que podiam e deviam ter acabado em ensaio, não fosse a excelente defesa das campeãs em título. Maria Morant mostrou-se novamente em grande no que toca à defesa e a injectar fisicalidade no pack avançado da equipa galega.

FRANÇA

ÉLITE 1

Por actualizar.

ÉLITE 2

Adelina Costa e Isabel Ozório foram titulares na segunda equipa das Pink Rockets do Stade Français, tendo realizado ambas prestações positivas neste desaire da equipa parisiense.

Foto de Destaque de Eric Morelle


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS