Rugby Português “Lá Fora”: Spínola e Morant na final da Liga Iberdrola

Francisco IsaacMaio 12, 20245min0

Rugby Português “Lá Fora”: Spínola e Morant na final da Liga Iberdrola

Francisco IsaacMaio 12, 20245min0
As Lobas Inês Spínola e Maria Morant estão na final da Liga Iberdrola de Espanha e nada melhor de que ficar a saber como jogaram

Fim-de-semana de glória para vários portugueses, com as internacionais lusas Inês Spínola e Maria Morant a terem conquistado um lugar na final da Liga Iberdrola, enquanto o trio do Béziers, Diogo H. Ferreira e José Madeira vão estar na luta pelo título da Pro D2 2023/2024.

Retificação: Dany Antunes e o OMR não estão ainda na Nationale, necessitando para isso de ganhar ao Vienne, o penúltimo classificado da 3ª divisão do rugby profissional de França. O OMR esteve perto da promoção mas perdeu frente ao Langon na final. 

FRANÇA

PRO D2

José Madeira levou a melhor frente ao Colomiers de Vincent Pinto e Rodrigo Marta, com os três Lobos a terem sido titulares e a somarem a totalidade dos 80 minutos. O segunda-linha terminou o encontro com dez placagens efectivas, dois turnovers, um alinhamento conquistado, numa prestação completa novamente na posição de asa fechado. Já os pontas não tiveram tantas oportunidades para brilhar, apesar de Rodrigo Marta ter somado quase 50 metros de conquista, mas sem qualquer quebra-de-linha realizada – o Grenoble esteve sempre um passo à frente na defesa.

Lucas da Silva teve uma noite em alta pelo CA Brive, com o talonador a ajudar os Gaillards a sair do campo do 1º classificado com uma vitória que os coloca na rota dos playoff para apuramento de campeão da Pro D2. O nº2 introduziu com sucesso seis bolas no alinhamento (errou o alvo numa extra), cinco placagens efectivas e cinco portagens de bola (conquistou a linha-de-vantagem em três), numa prestação bem positiva do jogador de 27 anos.

Raffaele Storti, Samuel Marques e Francisco Fernandes confirmaram o apuramento do Béziers-Hérault para o playoff de apuramento de campeão, num jogo em que a vitória só foi garantida na bola de jogo. Storti teve uma tarde acidentada, saindo à passagem do 34º minuto devido a lesão, e não tinha tido chance de criar dano até esse momento. Já Samuel Marques foi vital para o 1º ensaio do Béziers, com mais um par de boas acções com e sem bola, isto para além dos cinco pontos feitos ao pé. Francisco Fernandes acabou por ser o português em melhor nota, com a sua experiência a ter sido decisiva para virar a formação-ordenada num momento crítico do encontro, isto sem deixar de destacar a boa forma quando teve de carregar a oval.

Tarde agridoce para Simão Bento e Anthony Alves (Pierre Sayerse não foi convocado), que na visita ao campo do aflito Montauban acabaram por ceder uma derrota por um ponto, que pode lhes complicar as contas de apuramento para o top-6 da Pro D2. O defesa ex-Técnico Rugby esteve em alguns dos melhores momentos da equipa de Mont-de-Marsan, forçando duas quebras-de-linha e a somar um total de sete defesas batidos, iniciando um dos ensaios dos visitantes, mas um erro na captação de um pontapé permitiu o ensaio da reviravolta dos da casa. O pilar entrou no decorrer da segunda-parte e teve uma prestação negativa, com um cartão amarelo somado e duas penalidades cometidas.

Enorme jogo de Cody Thomas que foi rei na primeira-linha do Rouen, que continua na luta pela fuga directa à Nationale, tendo ainda um jogo para garantir o penúltimo lugar que lhes permitirá jogar frente ao vice-campeão da 3ª divisão francesa. Thomas esteve irrepreensível na formação-ordenada, forçou três erros defensivos contrários e manteve um alto nível de forma física até ser substituído ao 41º minuto de jogo. Jéremie Maurouard foi também titular, e apesar de uma exibição mais silenciosa, cumpriu na sua função de talonador.

NATIONALE 2

Dany Antunes foi titular na derrota do OMR na final da Nationale 2 frente ao Langon, num jogo que foi impossível de se jogar devido às condições climatéricas, com chuva em excesso e um campo completamente alagado. O ponta somou os 8 pontos do OMR, com um ensaio marcado à passagem 52º minuto – não foi captado pelas câmaras. Ainda têm o jogo de repescagem, mas fica a certeza da melhor temporada de sempre para Dany Auntes que terminou com 308 pontos marcados e 12 ensaios concretizados, fechando na 1ª posição em ambos os dados estatísticos.

ALEMANHA

Mais uma boa vitória do trio de portugueses do München RFC, com João Vasco Côrte Real, Eduardo Sampaio e João Rodrigues a darem um precioso empurrão neste encontro que terminou com uma vitória por 26-24, ficando perto de qualificarem-se para a fase-final da Bundesliga. Dos três, o pilar ex-CDUP foi um dos melhores em campo, com a sua liderança a ter sido importante nos momentos críticos do encontro, especialmente no que decidir após a conquista de penalidades.

FEMININO

ESPANHA

Estão na final da Liga Iberdrola 2023/2024 as internacionais portuguesas Inês Spínola e Maria Morant, com ambas a registarem exibições de gala num jogo que foi disputado até à recta final, altura em que o CRAT sedimentou o resultado final. Spínola foi um dínamo ofensivo, energizando o ataque da formação galega que bem precisou, especialmente na segunda parte. Morant foi um canivete suíço de confiança, tanto na hora de placar ou garantir a conquista de bola nos alinhamentos.

FRANÇA

ÉLITE 1

Por Actualizar.

ÉLITE 2

Por actualizar. 


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS