Rugby Europe Championship 2022: as contas de Portugal para o Mundial

Francisco IsaacFevereiro 17, 20226min0

Rugby Europe Championship 2022: as contas de Portugal para o Mundial

Francisco IsaacFevereiro 17, 20226min0
Cálculos e matemática, probabilidades e hipóteses, Francisco Isaac traça os cenários de Portugal para o que resta do Rugby Europe Championship

Matemática, aritmética, calculadora de mão, do computador ou telemóvel, ou contas à moda antiga, este é o momento em que estes elementos entram em acção já que Portugal tem três jogos decisivos no caminho para o Mundial de Rugby, e tentamos explicar quais são os possíveis caminhos, visitando diversos cenários, avaliando a sua probabilidade, tudo para tentar entender qual é o grau de dificuldade para os “Lobos”. Mas antes de nos atirarmos às contas e calculadoras, primeiro ponto mais importante: se a selecção nacional somar entre 14 a 15 pontos, o lugar no próximo Mundial está praticamente confirmado, já que pelo menos 4 pontos teriam de vir do decisivo encontro frente à Espanha, forçando aos espanhóis terem de ganhar à Roménia e Geórgia, e caso acontecesse o facto dos Leones derrubarem os Carvalhos, estes teriam de vergar os Lelos em Bucareste.

Contudo, observando logo por este cenário, ficamos a perceber que Portugal praticamente já não depende de si para atingir o 2º ou 3º lugar, mas sabe que uma derrota quer da Roménia ou Espanha, abrem boas possibilidades para se atingir, pelo menos, a posição que garante um bilhete para a fase de repescagem – a se jogar em Novembro deste ano com uma selecção das Américas (Chile ou EUA), África e Ásia -, sendo um mal menor. O que importa retirar neste preciso momento é que os “Lobos” têm de ganhar os três últimos jogos, somar o máximo de ponto de bónus ofensivos, para estarem numa situação vantajosa quando for altura de fazer as contas finais, sendo que um novo tropeção significará o fim da campanha para estar no próximo Campeonato do Mundo de rugby.

Vamos a possíveis cenários, avaliando a qualidade dos adversários e o que estes conseguiram fazer até aqui.

HIPÓTESE A – SITUAÇÃO MAIS REALÍSTICA

Portugal conquista vitórias nos três últimos encontros, garante um ponto de bónus ofensivo frente aos Países Baixos; Espanha pelo seu lado perder os três últimos jogos (todos com ponto de bónus defensivo); Roménia soma vitórias em Espanha, Holanda (com ponto de bónus ofensivo) mas perde frente à Geórgia. Soma total de pontos de Portugal estará nos 29 pontos, enquanto a Espanha fica 24, e Roménia atinge os 31 pontos, o que força os “Lobos” a ir à repescagem. Há aqui algumas coisas a reter, como o facto da Roménia não ganhar em solo espanhol desde 2016 (perdeu em 2018 e 2019), mas voltou a ter a vantagem nos últimos dois anos, tendo até agora realizado um final de 2021 de alto nível, e não cedeu pontos ou vitórias contra Rússia e Portugal.

Ou seja, apesar da história recente não favorecer os romenos, a verdade é que o momentum e a excelente forma dos seus avançados abrem perspectivas para uma vitória pela margem mínima em Madrid, tendo assim um ligeiro favoritismo. Já Portugal terá que somar pontos na casa do seu vizinho mais próximo, algo que não acontece desde 2010, altura que os comandados de Tomaz Morais somaram uma vitória por 33-15, registando-se desde então uma vaga interminável de derrotas, com um empate a 9 pontos pelo meio, lembrando que os “Lobos” derrotam os “Leones” no Jamor em 2021. Se Portugal contar com o seu melhor elenco, especialmente com retornos de Anthony Alves, Nuno Sousa Guedes, Rafaelle Storti, e Jean de Sousa, existem possibilidades mais que credíveis para vermos três vitórias nos últimos três duelos deste Rugby Europe Championship 2022.

HIPÓTESE B – MELHOR SITUAÇÃO

De forma prática: Portugal soma três vitórias, com dois pontos de bónus, e atinge 30 pontos; Roménia cai em Espanha por mais de 7 pontos, consegue o ponto bónus ofensivo frente à Holanda e volta a consentir um desaire na recepção à Geórgia, novamente sem ponto de bónus defensivo, atingindo 27 pontos; Espanha consegue os tais 4 pontos contra a selecção romena, cede derrota ante Portugal e Geórgia, fechando com 26 pontos a sua prestação no Rugby Europe Championship 2022. Este cenário garantia o 2º lugar e qualificação directa para o Mundial para os “Lobos”, evitando ir a uma perigosa repescagem, sendo talvez a conjugação de resultados mais complicada de acontecer.

Outros potenciais variantes desta projecção são: a Roménia mesmo caindo em território espanhol deverá fazer um ponto de bónus defensivo (passa para 28), enquanto Espanha consegue também amealhar um ponto contra o contingente português. Porém, se tanto a Roménia e/ou a Espanha conseguirem obter uma vitória contra a Geórgia, Portugal fica invariavelmente de fora do próximo Campeonato do Mundo, pelo menos, de forma directa, pois a Roménia passaria de somar os tais 27/28 pontos para 31/32, enquanto os Leones passavam de 26/27 para 30/31, entrando aqui depois os critérios de desempate.

HIPÓTESE C – SITUAÇÃO PRECÁRIA E MAIS DÍFICIL

A questão que entra agora em jogo é… e se Portugal conseguir duas vitórias bonificadas frente aos neerlandeses e russos, mas ceder uma derrota em Espanha, há ainda possibilidades de chegar ao tão desejado mundial? Haver há, mas aí a Espanha de somar uma vitória ante a Roménia – sem conceder um ponto extra ao adversário -, esperando que os romenos, por sua vez, fossem incapazes de fazer qualquer ponto de bónus na recepção aos Países Baixos e Geórgia, enquanto Portugal teria de obrigatoriamente de lucrar um ponto bónus defensivo em Madrid na 4ª jornada. Simplificando, Portugal acabaria com 27 pontos, Espanha 29, e Roménia 26, sendo talvez o cenário mais improvável tanto pelo facto dos “Carvalhos” não conseguirem ganhar aos neerlandeses por mais de 4 ensaios, ou aparecerem pontos de bónus defensivo em outros encontros.

Uma derrota frente a Espanha seria praticamente o ponto final na campanha, apesar da dúvida só poder ser desfeita na última ronda. Por outro lado, se Portugal derrotar a Espanha mas conceder um desaire no Jamor frente à Rússia, volta a ir para o cenário precário, só podendo isto ser admissível se os Leones não conquistarem mais que 4 pontos nos últimos três encontros do Rugby Europe Championship, pois só totalizariam cerca de 25 pontos, e os portugueses ficariam com 26.

Posto isto, as variáveis aritméticas dão para todos os gostos, oferecem diferentes cenários ficando assente sempre a mesma premissa: Portugal depende 80% de si para chegar, pelo menos, à fase de repescagem a ser jogada em Novembro. Claro que se Roménia e Espanha conseguirem derrotar a Geórgia nos seus jogos, tudo poderá cair por terra mesmo que os “Lobos” consigam vitórias nos seus três jogos… como? Roménia derrotando a Geórgia e os Países Baixos passa dos actuais 22 pontos para 30, com a Espanha a dar o salto de 21 para 29. Caminho difícil, mas nada está perdido ou decidido ainda neste Rugby Europe Championship 2022.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS