Portugal vs Espanha: algumas notas para a meia-final do REC 2024

Francisco IsaacFevereiro 25, 20244min0

Portugal vs Espanha: algumas notas para a meia-final do REC 2024

Francisco IsaacFevereiro 25, 20244min0
Já temos convocatória e novidades na equipa de Portugal que vai enfrentar a Espanha na meia-final do REC 2024

Portugal joga no próximo Domingo dia 3 de Março frente à Espanha a passagem à final do Men’s Rugby Europe Championship 2024, com o encontro a estar marcado para o Estádio do Restelo (15h00). Aqui ficam algumas notas sobre o que esperar do próximo encontro dos Lobos a contar para a meia-final do REC 2024.

CONVOCATÓRIA REFORÇADA COM DIOGO HASSE FERREIRA E JOSÉ MADEIRA

Comecemos pelas boas notícias: José Madeira, Diogo Hasse Ferreira, Pedro Bettencourt e Simão Bento estão de regresso depois de não terem jogado frente à Roménia (alguns não tinham já jogado ante a Polónia a contar para a 2ª jornada deste REC). O pack português sai reforçado e bem apetrechado para este encontro, sendo extremamente positivo contar ainda com Nicolás Martins, Luka Begic, Duarte Torgal, Martim Bello, Tomás Appleton, José Lima, Hugo Aubry, Hugo Camacho, Pierre Sayerse, Manuel Cardoso Pinto, entre outros.

É de longe a melhor convocatória de Portugal a seguir à que esteve presente frente à Bélgica, com a equipa a estar reforçada em todas as frentes, com uma primeira-linha mais compacta, e uma segunda-linha bem próxima daquilo que foi apresentado no Mundial – só falta Steevy Cerqueira, de fora por lesão. Nos pares de médios Hugo Camacho, Pedro Lucas, Duarte Azevedo, José Rodrigues e Hugo Aubry estão incluídos na equipa, com o capitão Tomás Appleton a liderar o par de centros.

No três-de-trás a dupla do Stade Montois está presente, assim como Manuel Cardoso Pinto e José Paiva dos Santos, sendo que deverão ser estes a ficar nos 26 finais.

Rodrigo Marta, Raffaele Storti, Francisco Fernandes, Cody Thomas não estão na lista de convocados por via de serem necessários nos seus clubes, podendo estar livres para jogar no dia de finais a jogar no dia 17 de Março em Paris.

ESPANHA SEM AS PRINCIPAIS ESTRELAS DA PROD2

Do lado espanhol não haverá Jon Zabala, Josh Peters, Martín Alonso, Matheo Triki, Joel Merkler ou Asier Usarraga, tudo baixas de vulto no conjunto espanhol que garantiu o 2º lugar no grupo A deste Men’s REC 2024 (duas vitórias e uma derrota). Zabala, Alonso e Peters são as ausências mais sentidas, especialmente o primeiro uma vez que foi o capitão da selecção espanhola até Novembro passado, tendo cedido a faixa a Mario Pichardie durante as primeiras jornadas do torneio europeu.

De qualquer forma, Espanha apresenta ainda uma equipa bem reforçada com Matthew Foulds (recuperou de lesão), Mario Pichardie (apesar de jogar numa divisão menos competitiva em Inglaterra, demonstra uma maturidade surpreendente, sendo uma peça-chave no alinhamento da Espanha), Ignacio Piñeiro, Thierry Futeu, Brice Ferrer, Kerman Aurrekoetxea, JW Bell, Alberto Carmona (um virtuoso quer à ponta ou no par de centros), Bautista Güemes (o abertura recuperou de lesão) ou Martiniano Cian.

Em relação a 2023, Espanha não conta com Jon Zabala, Manuel Mora, Victor Sanchez, Gonzalo Vinuesa, Jordi Jorba, Marc Sanchez e Pablo Rascon. As diferença são algumas, mas esta Espanha tem a vantagem de ter um seleccionador que está efectivamente a tentar introduzir um sistema de jogo diferente e moldado à forma de jogar espanhola.

HISTÓRICO DOS ÚLTIMOS ANOS… EQUIPARADO

Nos últimos quatro anos, os Lobos e Leones jogaram quatro encontros com ambos a terem ganho dois e perdido outros dois, sendo que o último foi jogado no Estádio do Restelo em 2023 a contar também para as meias-finais do Men’s REC.

Da equipa portuguesa que derrotou a Espanha por 27-10, David Costa, Lionel Campergue, Anthony Alves, José de Andrade, Rafael Simões, Thibault de Freitas, Samuel Marques, Raffaele Storti, Rodrigo Marta, Vincent Pinto, Nuno Sousa Guedes, Francisco Fernandes e Duarte Diniz não estão na convocatória, com três destes a terem se retirado internacionalmente. É uma diferença que demonstra bem as mudanças desde o Mundial de Rugby 2023 e que poderão ter algum impacto na equipa no próximo fim-de-semana.

O POSSÍVEL XV PARA O FIM-DE-SEMANA

A provável equipa que vai alinhar frente à Espanha será: António dos Santos, Luka Begic e Diogo H. Ferreira; José Madeira e Martim Bello; João Granate, David Wallis e Nicolás Martins; Hugo Camacho e Hugo Aubry; Tomás Appleton e Pedro Bettencourt; Lucas Martins, Simão Bento e Manuel Cardoso Pinto. No banco de suplentes deverá estar André Arrojado, Pedro Vicente e Abel da Cunha; Duarte Torgal e Vasco Baptista; Pedro Lucas, José Liam e José Paiva dos Santos.

O jogo será transmitido na Rugby Europe TV e na Sporttv.


Entre na discussão


Quem somos

É com Fair Play que pretendemos trazer uma diversificada panóplia de assuntos e temas. A análise ao detalhe que definiu o jogo; a perspectiva histórica que faz sentido enquadrar; a equipa que tacticamente tem subjugado os seus concorrentes; a individualidade que teima em não deixar de brilhar – é tudo disso que é feito o Fair Play. Que o leitor poderá e deverá não só ler e acompanhar, mas dele participar, através do comentário, fomentando, assim, ainda mais o debate e a partilha.


CONTACTE-NOS